24/02/2017

SEPDA X SUBEM: interesses e jogo político prevalecendo na causa animal - RJ

Todos que me conhecem sabem da retidão, comprovação e comprometimento com que atuo na causa de defesa animal. 

A verdade é algo essencial neste sacerdócio que pratico há mais de 45 anos. 

Como não me calo e todos sempre esperam nossa posição sobre os fatos, aqui estão algumas. 

Em caso de dúvida nos escrevam, pois, em 2014, mesmo doente e sofrendo representação para calar minha boca, dei satisfação aos meus leitores: DEPUTADO FEDERAL AMEAÇA PROCESSAR SHEILA MOURA

1 - Há uns 15 dias que ando buscando respostas sobre a atual Subsecretaria de Bem Estar Animal - SUBEM (ex SEPDA), embora esteja com a promessa de obtê-las. Menos mal, né? só espero que não demore.... Algumas questões:


- por que foram exonerados, NA VERDADE, os assessores Fernando Ferreira e Alceu Cardoso? se forem comprovadas as acusações de bastidores vou querer saber porque os secretários antecessores CUMPLICIARAM com tudo?

- quantos funcionários haviam atochados na folha da antiga SEPDA sem que nunca tivessem trabalhado lá? ouvi falar que chegavam a 50 pessoas.... Caramba, o quanto os animais estão perdendo em investimentos, não? os secretários dizem que é imposição do Prefeito. Jura? será que foi por isso que um dos antigos secretários pediu o seu boné? (Rafael Aloísio)

- quantos funcionários serão lotados além da programação atual e oficial? DOM de 03/02/17 - Ligeira impressão que já ultrapassou o limite. O Prefeito está atochando mais gente?


- afinal a sigla é SUBBEA (como quadro acima) ou SUBEM? achei estranho a ultima sigla que não tem o principal que é o "A" da palavra "animal"..

- por que os funcionários já nomeados não estão cumprindo as 40 horas semanais? Ouvi falar que um dos assessores vai uma vez por semana e outros apenas duas. Mas, não é obrigatório o horário? quem fiscaliza estes horários?

- a empresa Hope, que fornece mão de obra para as castrações, não recebe desde outubro de 2016. Apesar de conversas, me informaram que ela deu aviso prévio aos veterinários envolvidos no Projeto Bicho Rio e que só voltaria com sua equipe quando recebesse a dívida que supera 1 milhão. Como a SUBEM ou SUBBEA vai resolver a questão? castrações estão suspensas?

2 - Agora, obtive a seguinte resposta sobre uma tabela estranhíssima publicada na Pag. 142 do suplemento do Diário Oficial do Município de 22/02/17 - DECRETO RIO Nº 42899 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017. Nela estão contidas despesas estranhas que ninguém sabe explicar: uns dizem que é emenda parlamentar, outros que foi dotação do antigo secretário, e outras tantas suposições. O que é certo, segundo a Secretaria de Fazenda, é que será refeita esta tabela com as previsões corretas dos gastos para a SUBEM neste ano. Até porque, se repararem, a soma dos sub-totais não alcança o valor do TOTAL. Ishi, acho que a Crivelândia está batendo muito a cabeça...... kakaka... Sobre a Subvenção da SUIPA sei que é uma ordem judicial e isto não se discute, CUMPRA-SE.


3 - Ontem recebi esta NOTA do antigo Secretário da SEPDA, Vinícios Cordeiro:

"ROMPENDO O SILENCIO

O programa Bicho Rio é referência nacional. É um dos maiores programas de controle populacional e de saúde animal ofertados por uma cidade brasileira, no país e mesmo no continente.

Em 2016, nossa gestão bateu um recorde absoluto nas ações, com mais de 48 mil esterilizações gratuitas, e quase 17 mil atendimentos clínicos. De menos de 16 mil castracoes em 2008, o programa saltou para 32 mil no ano seguinte, oscilando entre 34 a 39 mil até 2015, e chegar ao recorde atingido em nossa gestão.

Como dirigente da extinta SEPDA, cumprimos todas as metas propostas, não só em número, mas na qualidade dos atendimentos, na melhoria física dos postos, e das condições do abrigo público (fazenda modelo). O programa Bicho Rio é executado pela empresa Hope há alguns anos, e as condições contratuais tem preços de procedimentos clínicos inferiores do que os praticados pelo mercado.

Como Secretário, tomei todas as medidas legais e ágeis que permitiram que não se interrompesse o serviço no último trimestre, e o problema da pendência contratual com a empresa prestadora de serviços, e o final da execução orçamentária impediram a liquidação dos empenhos, posteriormente cancelados.

No início da atual administração, os novos gestores deveriam ter sido diligentes e ágeis para que o serviço, essencial para protetores, população, e o controle populacional animal, não sofresse paralisação.

Não o fizeram. Após dois meses de gestão, se dizer surpreendido, deixar paralisar o serviço,  deixar de pagar a empresa, para anunciar contratação emergencial de outra empresa é de causar profundo estranhamento. Como há recursos rápidos para pagamento emergencial? E se há recursos, porque a atual gestora não regularizou os pagamentos rapidamente?

A desculpa e acusação descabida pode ser um biombo para outros interesses. Trocar a empresa, que já tem experiência na execução do serviço pode ser incompetência ou interesse econômico. Há diversas outras secretarias com situações análogas que já resolveram o problema sem afetar os serviços para a população.

A inação, a incompetência e a politicagem já fizeram a proteção animal sofrer o retrocesso de ter sido transformada em subsecretaria, com orçamento achatado de 11,1 milhão de reais em 2016 para pouco mais de 8 milhões neste ano.

Profissionais da mais alta competência, na área administrativa e veterinária foram demitidos, trocados por ex candidatos a vereador, parentes, e políticos sem a qualificação que seria adequada para um governo técnico. Desmontaram a ouvidoria, o programa de animais comunitários, essenciais para o combate aos maus tratos e o cumprimento da lei e do objetivo dá Política pública de proteção animal.

Anunciaram como novidade a manutenção da mesma ração já ofertada pela administração anterior na fazenda modelo. Um verdadeiro retrocesso para a causa animal. Por a culpa nos antecessores é relativamente fácil, mas apenas demonstra a mediocridade administrativa, sem demonstrar resultados palpáveis para protetores, e para a cidade.

É preciso cuidar das pessoas, e dos animais também.
Vinicius Cordeiro, Advogado, ex Secretário municipal de promoção e defesa dos animais do Rio de Janeiro."

4 - Recebi, também, a declaração do atual Vereador Luis Carlos Ramos sobre o Movimento "Fica SEPDA". Clique na imagem para ampliar.


Ele é ex-SEPDA, entrou no lugar do Vereador Rafael Aloisio e foi acusado de trocar castrações por votos. Leiam a respeito em nossas postagens:

5 - Resumo da ópera? a política continua mandando na atual gestão. A SEPDA, atual SUBEM, é a galinha dos ovos de ouro para novas investidas políticas. É o que TODOS SABEM sem precisar nenhuma confirmação. Confiram nossa postagem: 

3 comentários:

  1. Cadê o vereador que pediu para darmos uma chance ao atual prefeito?

    ResponderExcluir
  2. A verdade é que agora a ex Sepda atual subem está nas mãos dá castelo branco se do coordenada na verdade pela filha do próprio prefeito é que essa gente sem conhecimento nenhum para se promover um como salvadores dos animais tutelados no abrigo municipal ficam inventando mentiras calúnias difamações absurdos descabidos sobre a última gestão e seus funcionários. Um exemplo a ração tenho provas de que o casal Zé Rogério e Patrícia logo após o Natal deram entrada de ração para gatos Cachorros e cavalos fora medicação. A subsecretária e sua turma contam uma mentira grotesca neste quesito. Outra mentira é quendo acusam o ex administrador Fernando Ferreira de coisas absurdas e infundadas, logo ele que é o queridinho da maioria de protetores de baixa renda dos quais sempre ajudou dentro do que se era possível, se for contar todas as suas qualidades ficará muito feio para a subem, que deveriam procurar se retratar de suas falsas denúncias que até Deus está envergonhado!

    ResponderExcluir
  3. Por que a atual Subsecretária não informa os reais motivos para a exoneração dos médicos veterinários. Será que foi apenas para abrir vaga para dois politiqueiros incompetentes? Que as acusações que o motorista da dra. Rizzo, que ganha uma boa gratificação, alardeia aos quatro ventos sejam postas na mesa. Lembrando apenas que acusar sem provas é crime.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪