03/02/2017

Lei criada em nome de veterinária que se suicidou por praticar eutanásia

Nós publicamos na ocasião Veterinária comete suicídio após ser obrigada a sacrificar 700 cães - Taiwan - República da China. Quanto de sofrimento havia no coração de Chien para tomar esta atitude....
------------------
Taiwan vai proibir a aplicação recorrente de eutanásia a animais, nomeadamente a cães abandonados em canis.

No futuro, os veterinários no país só recorrerão à eutanásia em casos em que os animais sofrem de doenças incuráveis. Por trás da lei, está o suicídio de uma veterinária que chocou Taiwan.

O caso é contado pela BBC, que relembra Chien Chih-cheng, uma veterinária que ficou conhecida a
nível local após recordar, numa entrevista à cadeia CTI, a primeira vez que teve de abater um animal: “Fui para casa e chorei toda a noite”.

A atenção mediática começou nessa altura e, mais tarde, quando foi revelado que ao fim de dois anos de carreira já tinha abatido 700 cães, começou também a pressão.

“Algumas pessoas dizem que gostamos de matar animais e são cruéis”, relata à BBC Kao Yu-jie, uma antiga colega de Chien.

Kao Yu-jie diz também que, nos abrigos e canis para animais, se ouvem todo o tipo de razões das pessoas para abandonarem os animais: “porque o cão é mau, porque não é mau o suficiente, porque ladra demais, porque ladra pouco”. Os veterinários, que tantas vezes escolheram a profissão por gostar de animais, são quem acaba por ter a responsabilidade de abater estes animais.

A 5 de maio do ano passado, a morte de Chien foi notícia em Taiwan e um pouco por todo o mundo: a veterinária usou o mesmo produto que usava para praticar eutanásia em animais para se suicidar.

Chien estaria sob pressão e a trabalhar demasiadas horas, contam os colegas. E o seu caso levou a uma pressão dos jornais ao governo local, que chegou a ser acusado de, indiretamente, ter provocado a sua morte.

Da polémica à nova legislação foi cerca de um ano. A nova lei traz também multas para quem abandona animais e um maior investimento no setor, nomeadamente na remodelação de canis e em inspetores que vão supervisionar a aplicação da nova legislação, que entra em vigor no próximo sábado.

2 comentários:

  1. aff! precisou ter morte da dra. pra agora tentar evitar assassinatos c inocentes, indefesos, ñ humanos anjinhos da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Triste tudo isso,cumpridora das leis estabelecidas por uma sociedade hipócrita.
    Não posso condenar! ela se arrependeu.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪