07/01/2017

Espanha alerta para tráfico ilegal de macacos portadores de VIH

Minha Santa, que será feito destes bichos? p´ra quem não sabe é o HIV conhecido
------------------------
Guardia Civil procura um grupo de primatas de porte médio portador do vírus VIH que terá chegado ao país por via do tráfico ilegal de animais exóticos

A Guardia Civil de Alicante, cidade da região de Valência, em Espanha, lançou um alerta para encontrar um grupo de macacos da espécie "Chlorocebus" sinalizado por ser portador do vírus do VIH.

Os primatas teriam entrado no país através de uma rede de tráfico de animais exóticos e as autoridades perderam o rasto a mais de 40 macacos.

Em outubro de 2016, a Guardia Civil lançou a operação “Titisali” e conseguiu recuperar 25 dos 67 macacos traficados. Destes, apenas 20 sobreviveram e foram entregues a duas associações de resgate
de animais em perigo, a “AAP Primadomus” e a “Arca de Noé.” 

O jornal espanhol El Mundo refere que o controlo médico realizado aos animais resgatados identificou que estavam infectados com os vírus VIH (vírus imunodeficiência humana) e HTLV (vírus T-linfotrópico humano). A espécie de primata na qual foi descoberto o vírus do VIH chama-se "Chlorocebus" e é comummente conhecida como "macaco verde", pelos seus pormenores físicos como o pelo de tom dourado-verde e as mãos e os pés pálidos.

As autoridades sublinham ainda que os restantes 42 primatas continuam em parte incerta. Entre estes animais, a Guardia Civil acreditam que podem estar espécies protegidas como sagui-de-tufos-brancos ("Callithrix jacchus") e sagui-de-tufos-brancos ("Callithrix penicillata").

Em comunicado, as autoridades alertam a população sobre os riscos para a saúde em caso de contacto com estes animais, uma vez que são "portadores de doenças graves", como VIH, malária e/ou dengue.

Os detentores destes primatas ilegais, de origem desconhecida e que não lhes tenham realizado exames médicos, estão a colocar em grave risco a sua saúde e a dos que os rodeiam. Se tem alguma espécie proibida ou conhece alguém que tenha, aconselhamo-lo a ter muito cuidado com estes animais, e contacte a Guardia Civil de imediato”, cita o jornal El Mundo.

Da operação iniciada em outubro, resultou ainda a abertura de uma investigação a sete pessoas por delitos relacionados com a proteção da fauna e flora, associação a organizações criminosas, falsidade de documentos e usurpação de estado civil. 

Para além destas, outras 25 pessoas, implicadas na compra e venda de animais, estão sob vigilância das autoridades.

A operação "Titisali" visa combater o tráfico de animais exóticos e de espécies protegidas pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

FONTE: tvi24

Um comentário:

  1. Há certas pessoas que onde põem a mão só fazem besteira.
    Para quê traficar esses macacos? Como as autoridades deixaram passar? Como sabem que estão contaminados? De onde foram tirados: da natureza ou de algum laboratório? O que estão omitindo nesse caso?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪