Gente, quando vejo uma coisa maravilhosa desta fico feliz e triste ao mesmo tempo porque eu ia fazer isto aqui no Rio em 2001 para incrementar o Programa de Castração. É algo formidável!!!! Parabéns à galera veterinária que vai realizar o projeto. Aqui no Rio ia fazer com a Faculdade de Administração e Estatística do Estado. Vou acompanhar desejando todo sucesso do mundo!!!!
------------------------
Começa nesta sexta-feira (20) o primeiro Censo de Animais Domésticos de Curitiba, promovido por estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio da Divisão de Monitoramento e Controle Animal, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.
O trabalho, nesta primeira etapa, será na
Regional Cajuru e acontece também no sábado (21). Durante os dois dias, os alunos percorrerão as ruas dos bairros para conversar com os moradores e dimensionar a população de cães e gatos na cidade.
Regional Cajuru e acontece também no sábado (21). Durante os dois dias, os alunos percorrerão as ruas dos bairros para conversar com os moradores e dimensionar a população de cães e gatos na cidade.
O grupo de 40 pesquisadores terá à sua disposição a estrutura do Museu de História Natural de Curitiba, no Capão da Imbuia, referência na área de pesquisa científica zoológica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O projeto tem parceria da Universidade de São Paulo (USP) e também recebe apoio da vereadora Kátia Dietrich.
Pesquisa
A pesquisadora do mestrado em Epidemiologia da Medicina Veterinária da UFPR Ana Pérola Drulla Brandão conta que serão visitados algumas casas selecionadas e que o resultado permitirá conhecer não apenas o número de animais, mas também haverá segmentação por renda e região.
Os dados coletados são essenciais para o trabalho da Rede de Proteção Animal. “Esses números ainda vão nos ajudar a elaborar estratégias de controle populacional”, explica a chefe da Divisão de Monitoramento Animal, Lucyenne Popp.
Segundo o coordenador da iniciativa, professor Alexander Biondo, o levantamento é fundamental para embasar campanhas de castração. Ao todo, serão aplicados 9 mil questionários e toda a cidade. A estimativa é de que o Censo seja concluído até o final deste ano.
FONTE: bemparana
parabens a equipe do bem!!!!!
ResponderExcluirUm modelo que pode e deve ser copiado por todas as outras regiões do país.
ResponderExcluirO difícil é começar a andar, mas depois do passo inicial, a caminhada é inevitável.
Eu sempre disse que - em vários aspectos - Curitiba parece pertencer a outro país.
Parabéns para mais essa conquista em favor dos animais!
Isso também teria sido feito em São Paulo no final da década de noventa, mas infelizmente o prefeitinho corrupto safado do Celso Pitta, vetou o projeto.
ResponderExcluir