Parece que deu ruim lá em Porto Alegre. Lamentável, mas, a SEDA foi extinta definitivamente e os serviços não continuam. Aqui no Rio de Janeiro, a SEPDA virou uma subsecretaria do Gabinete do Prefeito como publicamos há três dias. Na verdade eu acho meio desnecessário o desgaste da proteção animal em se manifestar contra isto. Acho que a maior preocupação deveria ser colocar alguém capacitado para gerenciar e não deixar que o prefeito nomeie político para o cargo. Aliás, destaco a postagem do Fabiano Jacob (transcrita após a matéria) quando lembra que em 16 anos a secretaria só serviu MESMO para atender interesses políticos.
------------------------------
Câmara rejeita emenda e mantém extinção da Secretaria de Direitos Animais na Capital POA
Foram 17 votos contra e 14 a favor de manter a Pasta
Por 17 votos a 14, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre rejeitou a emenda que extraía da reforma administrativa do prefeito Nelson Marchezan Jr. a extinção da Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda). Com isso, a Pasta deve mesmo deixar de existir. A emenda foi a que mais gerou
polêmica, até o momento, entre as nove analisadas desde o início da tarde. Seis ainda seguem pendentes de análise.
De um total de 23 sugestões, cinco foram retiradas, duas ficaram prejudicadas e duas já haviam sido votadas em 2016, restando 14 para a sessão extraordinária de hoje. Mais cedo, por 24 votos a 9, os vereadores rejeitaram uma emenda das bancadas do PT e do PSol e desobrigaram Marchezan a reduzir 30% dos cargos de confiança e funções gratificadas, em até quatro meses. A reforma administrativa vai diminuir o total de secretarias, de 22 para 15.
CONTINUA......
Fonte: Rádio Guaiba
==================
Fabiano Jacob: Em apoio a Crivella escrevi esse texto pedindo o fim das manifestações:
Queria ter dois dedinhos de prosa com a Proteção Animal Carioca.
É certo que, se conselho fosse bom, não se dava, vendia…mas nesse caso vou aconselhar sim, é de graça.
Vivemos tempos difíceis em todo País. Não seria diferente em nosso Estado, que dirá em nossa cidade do RJ. Diante disso, temos que tomar aquela velha atitude que qualquer administrador conhece bem… Cobrir de um lado, sem descobrir do outro.
Mas como fazê-lo? No caso da administração pública, uma tarefa que já seria difícil para a iniciativa privada, se torna quase hercúlea. Como manter recursos para programas que são vitais, sem prejuízo ou em detrimento de outros, talvez de menor importância?
No caso de nosso Prefeito Crivella, adotou-se o mote de “fazer mais com menos”. Para tanto, há de se cortar onde se possa, nesse caso, na própria carne… No funcionalismo terceirizado e comissionado.
Esse foi exatamente o caso da SEPDA. Basicamente, Crivella retirou o Status de Secretaria, passando a uma subsecretaria ligada diretamente ao seu Gabinete.
Com isso, conseguiu economizar na figura do Secretário, demonstrando não apenas uma pequena economia, mas a demonstração clara de que pretende cumprir suas promessas, sendo o responsável direto pelas políticas públicas para nossos animais.
Daí vem uma parcela da proteção e RECLAMA!
Mas reclama de que?
Ouvi os maiores absurdos nesses últimos dias: Crivella vai extinguir a SEPDA…Crivella vai acabar com os programas atualmente existentes…Crivella vai tirar a verba da SEPDA…
Querer dizer que a SEPDA, por ser uma subsecretaria terá menos verba que anteriormente, chega a me causar risos… Onde na administração pública está escrito que uma subsecretaria necessariamente tem menos verba?
Por 16 anos tivemos uma secretaria de MENTIRA, um cabide de empregos para os prefeitos anteriores. Quem conhece a história sabe que tivemos ex-sogro do Aécio Neves (que nunca soube nada de proteção animal), vereadores, filhos de políticos e até um ator global que era vice Presidente da Associação de Criadores de Animais Silvestres… isso mesmo… CABIDÃO DE EMPREGOS!
Exatamente por isso, a SEPDA JAMAIS teve uma dotação orçamentária no mínimo aceitável. Sempre foi um “encosto” para cumprir acordos políticos.
Daí vem Crivella, promete uma atuação verdadeira aos protetores, puxa a secretaria para sua “asa” e os protetores começam, no segundo dia de mandato a fazer manifestações abaixo assinados, etc???
Agora, depois de explicado, chega a hora dos 2 dedinhos de prosa e do conselho:
Vivemos tempos em que precisamos nos UNIR. Chega de revanchismo, de grupos que gostam e que não gostam de fulano de tal. A proteção tem de se unir, já que temos um nome em comum…Crivella.
Não se trata mais de ser partidário desse ou daquele candidato. As eleições acabaram, Crivella é prefeito, e como tal, vai precisar de toda a nossa ajuda, unidos e não mais divididos.
Chegamos a um tempo de “quem não soma, divide!” e tem muito protetor, por desconhecimento dividindo.
Crivella nos prometeu um hospital público veterinário, nos prometeu uma farmácia popular veterinária, nos prometeu MUITO MAIS COM MENOS!
Queria propor algo diferente. Que tal ao invés de se gastar tempo precioso em brigas, manifestações, abaixo assinados…que tal se fosse criado um documento propondo exatamente o que os Protetores de Animais pretendem de nosso Prefeito? Que tal usarmos esse tempo precioso para elaborar sugestões que possam tornar nossa cidade como MODELO de Proteção Animal para o Brasil? Que tal ajudarmos Crivella, cada um de nós como “secretários” extra-oficiais do Prefeito do Rio de Janeiro?
Dividir é mais fácil que somar, certamente, mas como comentei, somar é o mote dessa administração e não o contrário.
Pela primeira vez temos um prefeito que realmente se importa com os animais, e já deu provas disso. Então vamos ajudar e não atrapalhar. Isso nos tirará inclusive a preocupação sobre QUEM SERÁ O SUBSECRETÁRIO… pois seja ele quem for, cumprirá as determinações do Prefeito, determinações baseadas nas sugestões de quem realmente entende… os Protetores.
É claro que dar essa tarefa de “sub-comandar” a SEPDA a alguém que não seja um protetor, seria o mesmo que pedir a um analfabeto que fosse secretário de educação… mas independente do nome escolhido, o grande comandante será Crivella.
Vamos juntos ajudar essa administração, vamos parar com essas manifestações descabidas, vamos criar essa pauta de sugestões… pois apenas juntos somos fortes, e queremos ser fortes pelos animais.
Fica a dica!
Sou Fabiano Jacob e confio em Crivella
Obrigado pela Deferência e me sinto honrado por termos o mesmo pensamento.
ResponderExcluirAmigo, gostaria da sua manifestação nos comentários dessa outra postagem
Excluirhttp://www.ogritodobicho.com/2017/01/crivella-faz-nomeacao-polemica-na.html
Agradeço
sem comentários!
ResponderExcluirA questão do nome do quadrado e se o quadrado vai estar ali ou aqui ou se haverá quadrado mesmo realmente é acessória.
ResponderExcluirO tempo dirá se o prefeito vai ficar só na promessa ou se vai cumprir o prometido.
Para fazer "mais com menos" é necessário olhar os indicadores da gestão passada e estabelecer ações para mantê-los e até superá-los.
Vão manter os 10 postos de atendimento na cidade? Vão ampliar as vagas de castração gratuita? Vão facilitar o acesso aos locais de realização da castração? Vão apoiar as ONGs e abrigos em campanhas de adoção e de educação para a posse responsável? A Guarda Municipal vai atuar nas feiras para evitar a venda de animais silvestres? Vão fiscalizar pet shops junto com o CRMV-RJ?
Como contribuinte que sou (e não eleitora dele e muito menos secretária) vou acompanhar e cobrar!
Lamento a extinção da SEDA pois daqui observamos que o resultado e comprometimento do trabalho deles era relevante.
Ainda vai demorar muito tempo para que a questão do Bem Estar dos Animais deixe de ser política de governo para ser política de Estado. Logo a cada mudança de governo, vem essas novidades que não necessariamente estão sendo causadas pela crise econômica.