15/12/2016

Cães são mantidos em estado precário em canil municipal de Orleans

É um relaxamento do poder público que dá dor no estomago quando a gente toma conhecimento.... Que tristeza!!!!! Agora, o que alivia meu coração é que a quantidade de jovens que estão na causa tem sido grande.... graças a Deus!!!!!!
---------------------
Ração dos animais é guardada em meio a sujeira e ratos em granja. ONG denunciou o caso e Ministério Público prometeu providências.

Em Orleans, na região Sul de Santa Catarina, o canil municipal está na mira do Ministério Público depois que uma ONG de proteção aos animais denunciou a precariedade do local. Conforme mostrou o Bom Dia Santa Catarina desta quarta-feira (14), os animais vivem presos em uma antiga granja de porcos.O terreno onde o canil fica no bairro Santa Clara. Os 40 cães não ficam soltos no pátio e, sim, presos na antiga granja adaptada há menos de três meses.
Além de ficarem presos em um lugar com pouca iluminação e ventilação, a ração é guardada em meio a ratos e sujeira.

Wagner Alberton é médico veterinário e geralmente recebe os animais do canil para atendimento. "A maioria das vezes eles chegam em estado gravíssimo, muito desnutridos e com problemas de pele, dentre outros sinais clínicos", conta.

Em 2015, uma ONG de animais foi formada na cidade. Inicialmente, os voluntários se preocuparam mais com os cachorros de rua, porém, depois de receberem denúncias, foram ao canil e constataram diversas irregularidades.

"Os cães estão quase todos com sarna, tem cães com tumores, tem filhotes das fêmeas que teriam que ser castradas e não foram castradas, então a gente está fazendo o possível pra melhorar a situação desses animais", conta a voluntária Mirele Cruz Debiasi.

Depois da primeira visita, a ONG passou a frequentar o local e levar os cães para uma clínica particular, mas as despesas são grandes e não conseguem levar muitos animais.

"Estamos fazendo tudo sem a ajuda da prefeitura, só da ONG mesmo", conta a voluntária Victoria Damazzo Bissolo. Para que uma providência seja tomada, a organização denunciou o caso ao Ministério Público.

O canil até tem um veterinário responsável que afirma que medidas devem ser tomadas nos próximos dias. "A gente já tem uma programação pra essa semana, em virtude desses problemas de pele, a gente já programou uma dedetização do local", explicou Rodrigo Hagg.

O MP está acompanhando a história desde 2011. Na época, a promotoria ajuizou uma ação civil pública pedindo a transferência dos animais. Só que os cães foram levados para o lugar onde estão, ou seja, também sem estrutura.

Em julho de 2015 ficou determinado que o município de Orleans aumentasse o canil, fizesse castratações e disponibilizasse acompanhamento veterinário para os cães. A prefeitura recorreu e hoje o processo está no Tribunal de Justiça esperando por julgamento.

Agora, após a denúncia da ONG, os procuradores prometem tomar novas medidas.

4 comentários:

  1. Ainda bem que houve denúncia, caso contrário todos os cães teriam morrido. Sabe-se lá quantos morreram!

    ResponderExcluir
  2. EM BREVE VETERINÁRIO ESTO É VETERINÁRIO,ESTA SABENDO A MUITO TEMPO E VOCE AGORA É QUE VAI MANDAR UM PEDIDO DE PROVIDENCIA DO QUE OS ANIMAIS PRECISAR ESTA VENDO SUA RESPONSABILIDADE SENDO PAGO PARA CUIDAR E ATE AGORA TRÊS ANOS É QUE VOCE VAI TOMAR PROVIDENCIA ,ANIMAIS COM SARNA ,DESNUTRIDO ,DOENTES E VOCE VETERINÁRIO DO CANIL NÃO VIU NADA .IMAGINO SUA PREOCUPAÇÃO AGORA MUDA DE PROFISSÃO TA.VOCE É INDI GUINO DE SE CHAMAR VETERINÁRIO E SE DE AÇOUGUEIRO
    .

    ResponderExcluir
  3. brasil ta entregue so a inrresponsáveis públicos políticos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪