26/11/2016

Ratos brancos causam surpresa no Parque Farroupilha em Porto Alegre

Caraca, pelo jeito os ratinhos estão lá faz tempo e agora a galera da proteção vai tentar resolver a parada. Criaram uma página "Ratos da Redenção" e todos poderão acompanhar toda situação.... Vejam, também, a ótima matéria da ZH Porto Alegre logo abaixo que inclui o depoimento de um dos moradores que alimentam os ratinhos. No Facebook da nossa leitora Rosane, que cuida de ratinhos faz tempo, tem atualizações sobre o caso.

------------------------
Animais são vistos na calçada, próximo ao auditório Araújo Vianna.
Especialista diz que população deve evitar contato com os ratos.
Ratos brancos têm chamado a atenção de frequentadores do Parque Farroupilha, a Redenção, em Porto Alegre. Os animais costumam surgir nas proximidades do auditório Araújo Vianna. Apesar de curiosa, a situação pode representar risco para a saúde de quem passa pelo local, segundo especialista na área.


Os ratos são da espécie Wistar, utilizada em testes de laboratório e também vendida em agropecuárias como bichos de estimação. Ninguém sabe explicar como eles apareceram no parque. Alguns
frequentadores dizem que veem os ratos há mais de um ano.

Ratos são da espécie Wistar, usada em testes em
laboratórios (Foto: Reprodução/RBS TV)

 A presidente da comissão de saúde pública do Conselho de Veterinária foi ao local e ficou preocupada com o que viu. Conforme Camila Correia Jacques, não é comum vê-los durante o dia. A prioridade é saber como os ratos chegaram até o parque. A especialista alerta que a população deve evitar o contato com os ratos.

“Se eles vêm de biotérios, eles poderiam estar sendo usados para algum experimento. As pessoas devem evitar entrar em contato com esses animais, porque não se sabe para quais experimentos estavam sendo usados. Tem todo o risco de entrar em contato com algumas doenças, alguns vírus, bactérias, que a gente não tem o contato no meio ambiente normal. O ideal é que a população não entre em contato com esses animais”, afirma Camila.

Procurada, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) informou que possui um controle rigoroso dos animais que ficam nos laboratórios do campus próximo ao Parque da Redenção, e que não deu falta de nenhum rato.

Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) disse que vai colocar armadilhas para capturar os animais e encaminhar eles para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
==================

Ratinhos de laboratório abandonados na Redenção viram "mascotes" de frequentadores

8 comentários:

  1. a veterinaria e alguns publicos c medo de terem doenças dos ratos, eles tem que terem é medo de desumanos, desalmaldos que inspira perigo o tempo todo a sociedade, como. doenças, mortes, roubos etc. tudo de ruim.

    ResponderExcluir
  2. Muito estranho mesmo. Está parecendo descarte antigo e eles acabaram se reproduzindo. A dra. Camila está certíssima.

    ResponderExcluir
  3. Tanto mi mi mi, é tá na cara que alguém DE desfez de um casal, pq ser humano é assim mesmo, qdo nao quer mais joga na rua como lixo, se procriaram e JÁ estão inventando histórias de biotério.

    ResponderExcluir
  4. Teno medo é de gente e não do rato.Nojo? eu tenho nojo é de certas pessoas que dizem ter nojo de animais.

    ResponderExcluir
  5. "O ideal é que as pessoas não tenham contato com esses animais", ou seja, deixem os animais em paz.

    ResponderExcluir
  6. Olha o preconceito gente: se fossem pretos ninguém dava bola, deixavam morrer de fome ou davam um jeito de exterminar, mas como são brancos a história muda, né? No mundo animal não existe preconceito, isso é típico do ser humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!! Eu pensei a mesma coisa! Muito bonitinhos!! Parece ramister, tive vários quando era criança e foi uma alegria em casa.Tudo tem uma razão de ser e uma função na vida gente!! Deixem eles viver a vida deles em paz, mas eu sei tem que fazer algo para controlar a população deles pois vai crescer cada vez mais com certeza. Mas respeitem e façam a coisa certa, quem não gosta e quem gosta. Por favor né!! Marta

      Excluir
  7. Pois é agora divulgaram ,imaginem o destino dos pobrezinhos né.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪