Para reflexão.... bom texto.....
------------------------
No dia 9 de novembro, foi inaugurado o AquaRio – Aquário Marinho do Rio - o maior da América do Sul. Com mais de 4,5 milhões de litros de água e oito mil animais de 350 espécies, o aquário é parte do projeto de revitalização da Zona Portuária da capital fluminense.
Todos os animais do aquário são acompanhados
por biólogos e tratadores, recebendo um cuidado especial na hora da pesca, segundo defende Nuno Rodrigues, biólogo marinho que já trabalhou em aquários de todo o mundo e foi responsável por treinar a equipe do AquaRio e os pescadores sobre como retirar os animais do mar. “Nós adotamos todas as práticas possíveis ao nosso alcance para que o stress nos animais seja mínimo e o bem-estar seja o máximo possível”, explica Rodrigues.
por biólogos e tratadores, recebendo um cuidado especial na hora da pesca, segundo defende Nuno Rodrigues, biólogo marinho que já trabalhou em aquários de todo o mundo e foi responsável por treinar a equipe do AquaRio e os pescadores sobre como retirar os animais do mar. “Nós adotamos todas as práticas possíveis ao nosso alcance para que o stress nos animais seja mínimo e o bem-estar seja o máximo possível”, explica Rodrigues.
"AquaRio Eu não vou"
Entretanto, os peixes, que saem de seus hábitat, vão parar em um grande tanque. Para contestar sobre essa realidade, foi criado um evento no Facebook com o intuito de impedir a inauguração do AquaRio, que já está com ingressos esgotados até o dia 15 de novembro. O evento "AquaRio Eu não vou" lista várias razões para boicotar qualquer aquário:
"Quando trancado num aquário o animal é condenado a dar voltas pelo resto de sua vida no mesmo recinto, sem usufruir a variedade de sensações que teria em liberdade. Os golfinhos utilizam o eco dos ultra-sons que emitem para se orientarem na água e, quando presos num aquário, sofrem pela confusão produzida pelo eco contra as paredes do aquário. Jacques Cousteau afirmou que a vida para um golfinho em cativeiro 'o leva à confusão de todos os seus sentidos, que a longo prazo causará uma desestrutura de todo o seu comportamento e hábitos'.".
Por que fazem aquários?
Para o G1, Rodrigues diz que a captura de peixes os inclui em pesquisas para a conservação. Algumas espécies são autorizadas para o manejo, enquanto outras voltam para o mar após serem pescadas.
O presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, explica que o aquário funciona como o tripé educação, pesquisa e conservação: "O aquário proporciona essa oportunidade de recriar os ambientes para que as pessoas vejam e nesse momento nesse ambiente mágico as crianças são captadas pra ciência, naquele momento a criança se transforma e ela deseja ser alguma coisa, um conservacionista, um biologo marinho, então isso é muito importante. É uma oportunidade muito interessante para o Rio e para o Brasil”.
Dinheiro jogado fora
Todo o dinheiro investido na construção de um aquário, sob o pretexto de que vai gerar emprego, diversão, desenvolvimento turístico, não convence pessoas informadas, que sabem que seria muito mais válido investir na despoluição da Baía de Guanabara, por exemplo, no saneamento básico e em tantas outras ações que realmente importam para o meio ambiente.
Observar animais pode ser um prazer. Mas existem formas de se fazer isso sem confinar os bichos, como praticando birdwacting e mergulho. Pensem nisso.
FONTE: greenme
O que adianta um lindo aquário, se o verdadeiro mar está poluído???
ResponderExcluirSerá sempre uma prisão com paredes de vidro limitando a liberdade por mais gigantesco seja, a minúscula cela de detentos inocentes se comparada aos oceanos e mares ilimitados que estes prisioneiros possuíam por direito de nascença para seu usufruto e de seus descendentes. Pobres criaturas que humanos pagam para apreciar sem refletir que estão trancafiados como qualquer criminoso de alta periculosidade com a diferença de que estão injustamente condenados à prisão perpétua se não forem libertos pela morte, antes.
ResponderExcluirTal e qual os zoológicos, animais pra que os humanos fiquem olhando, sem qualquer finalidade, uma inutilidade total, diga-se de passagem, pois os animais nem estão nas suas casas, estão presos em habitats totalmente inadequados. E tem gente que paga pra ver a desgraça dos animais. Tinham de deixar sem público, pra ver se fecham essas drogas.
ResponderExcluirEu vi a declaração dada pelo diretor. Uma idiotice. Uma criança precisa ver peixes em aquários para resolver ser um biólogo? Só se for um retardado. Os pais dessa criança não tem TV a cabo? Pagam R$ 80,00 de ingresso num estado em crise? E quando acabar a grana para manter o esse projeto doido? Vai acontecer o mesmo que acontece no Zoo? Vai ver que o sábio diretor (que deve estar defendendo mais o seu salário) discorda dos estudos de Cousteau. Onde se compra esse adesivo "AquaRio Eu não vou"?
ResponderExcluirhipócritas! fazem aquarios, c desculpas esfarrapadas de ter conservação, e os oceanos poluidos? e as outras espécies que lá ficaram nos oceanos? é mentira pra ñ dizerem que só é pra lucrar, c os animais pra entretenimentos.
ResponderExcluirSe depender de pessoas inteligentes, aquário nenhum vai fazer bilheteria, mas infelizmente o número de idiotas é muito maior.
ResponderExcluir