Que patifaria!!!!! uma bancada com ruralistas esperar o quê? se isto rolou na Comissão do Meio Ambiente, imagina nas outras. Por favor gente, vamos votar CONTRA na CONSULTA PÚBLICA do Senado sobre o assunto rodeio?
------------------------
Na prática, o PL quer preservar a realização de eventos que envolvem animais em atividades de montaria, provas de laço, entre outras
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou, em reunião nesta quarta-feira, dia 5, o Projeto de Lei 213/2015, do deputado Giovani Cherini (PR-RS), que regulamenta o rodeio como atividade da cultura popular brasileira. A proposta, que ainda segue para análise de outras comissões, foi combatida por membros da bancada ambientalista. O
relatório do deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) teve de ser votado nominalmente e recebeu dois votos contrários.
relatório do deputado Rodrigo Martins (PSB-PI) teve de ser votado nominalmente e recebeu dois votos contrários.
Na prática, a proposta quer preservar a realização de eventos que envolvem animais em atividades como montaria, provas de laço, vaquejada e outras provas típicas de várias regiões do país. Isso porque outro projeto em tramitação no Congresso Nacional pede a proibição total dos rodeios.
Para isso, o PL 213/2015 estabelece normas para a infraestrutura dos rodeios, a presença obrigatória de profissionais veterinários para atendimento e cumprimento de regras contra maus tratos, o transporte adequado dos animais, cuidados sanitários até critérios quanto a uso dos utensílios, como laços e esporas. A matéria prevê também advertências e sanções para o descumprimento dessas medidas.
O autor da proposta, Giovani Cherini, destacou a importância cultural e econômica dos rodeios ao redor do Brasil e defendeu o estabelecimento de regras para preservar os animais e os participantes das provas. “Somos a favor do bem-estar animal e não queremos que haja nenhum tipo de proibição dos rodeios. Eles movimentam 30 milhões de pessoas por ano e geram 200 mil empregos”, disse.
O deputado Adilton Sachetti (PSB-MT) afirmou que durante a campanha política para as eleições municipais ficou clara a relevância dos rodeios para as cidades do interior do país. “São a única atividade agregadora de sociedade nesses locais. Concordo que temos que regulamentar, para proteger os animais, mas garantir que o rodeio continue. Em cidades como Juína, Juara e Itiquira, em Mato Grosso, se tirarmos o rodeio, se perder a tradição, não teremos nenhuma outra atividade social”.
Já para o deputado Ricardo Izar (PP-SP), defender os rodeios pela questão cultural mostra falta de evolução da sociedade. “Na Espanha, a tourada era cultural e está sendo abolida, porque a população evolui. Concordo que precisamos regulamentar o rodeio porque, infelizmente, ele ainda é permitido no Brasil. O ideal seria a inexistência de rodeio”.
Os votos contrários foram dos deputados Daniel Coelho (PSDB/PE) e Expedito Netto (PSD/RO).
NÃO TO CONSEGUINDO VOTAR. MAIS JA COMPARTILHEI
ResponderExcluirQue tipo de cultura é essa que não se deixa livre para escolher, os animais que participam nunca são respeitados, com tantas coisas para votar, consegue-se aprovar uma lei que diz que vai zelar pelo bem estar dos animais, fazendo com que eles estejam expostos como verdadeiros troféus, e ainda chamam isso de cultura brasileira? Onde vamos parar com essa sociedade que não conseguem enxergar que isso é um crime, infelizmente enquanto não nos conscientizarmos de que precisamos atenuar as diferenças o mundo vai continuar com esses maus tratos..
ResponderExcluirVotado e cpt.
ResponderExcluirRodeio não tem nada de cultural e muito menos de popular brasileira, todos sabem da origem do rodeio, menos esses idiotas que insistem nessa desculpa.
ResponderExcluirO deputado Ricardo Izar pensa da mesma forma que eu, defender os rodeios pela questão cultural mostra a falta de evolução da sociedade. Evoluam, cambada de troglodita!
Um diz:"Eles movimentam 30 milhões de pessoas por ano e geram 200 mil empregos”; o outro "se tirarmos o rodeio não teremos nenhuma outra atividade social”. Pois é, mais uma vez o lucro fala mais alto que a importância que nossos animais merecem. Qto "a não ter outra atividade..", é só procurar o que fazer, vai ensinar seus filhos o respeito a vida, pois disso depende o planeta; incite a família a conversarem mais, assista um filme de teor construtivo, vai ler um livro para sua própria evolução, ou sente-se em baixo de uma árvore e agradece ao Criador a oportunidade de estar aqui fazendo o seu melhor. Sempre terá alguma coisa para se fazer e deixar os animais em paz.
ResponderExcluir