Olha, sei que a maioria de nós vai falar se não é melhor brigar para para de comer carne... á bom, eu concordo, mas, enquanto não conseguimos algo tão difícil ficamos sentada no toco assistindo esta crueldade de triturar milhares de pintinhos vivos?
------------------------
“Proposta em análise na Câmara dos Deputados proíbe o uso de métodos cruéis no descarte de pintos machos em estabelecimentos avícolas comerciais. Autor da proposta, o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) argumenta que o objetivo é evitar a matança de machos por métodos como trituração ou sufocamento, que implicam grande sofrimento aos animais.
O autor explica que os ovos de aves costumam
ser incubados aos milhares, sem a possibilidade de prévia escolha do sexo dos animais, o que ocorre apenas após o nascimento. ‘As fêmeas são enviadas a granjas de postura, enquanto os machos são triturados ou asfixiados, por não despertarem interesse econômico, pois demoram muito para alcançar o peso adequado para o abate’, comenta Gouveia.
ser incubados aos milhares, sem a possibilidade de prévia escolha do sexo dos animais, o que ocorre apenas após o nascimento. ‘As fêmeas são enviadas a granjas de postura, enquanto os machos são triturados ou asfixiados, por não despertarem interesse econômico, pois demoram muito para alcançar o peso adequado para o abate’, comenta Gouveia.
Pelo texto, o abate comercial das aves deverá ser executado somente com emprego de métodos modernos que impeçam o abate cruel e doloroso dos animais. ‘No triturador, alguns pintinhos sobrevivem gravemente feridos. Na morte por asfixia, ocorre a agonia da busca por ar. Estima-se que sejam vítimas, anualmente, em todo o mundo, cerca de 2,5 bilhões de pintinhos’, afirma o parlamentar.
Segundo o autor, para os que se preocupam com o bem-estar animal, o ideal seria um sistema em que as fêmeas pusessem ovos e os machos fossem criados para o corte. ‘Assim era até a década de 1950, mas a busca por elevados índices de desempenho fez com que se impusesse o descarte dos machos’, completa.
Penalidades
A pena para quem descumprir a medida varia de advertência, podendo ser aplicada multa de R$ 100 a R$ 500 mil e, em último caso, apreensão de instrumentos e aparelhos cuja utilização esteja em desacordo com a lei. Em caso de reincidência, a multa corresponderá ao dobro da anteriormente imposta.
O texto prevê ainda que a autoridade, funcionário ou servidor público que contribuir para o descumprimento da norma ou agir para impedir, dificultar ou retardar o seu cumprimento incorre nas mesmas responsabilidades do infrator, sem prejuízo das demais penalidades administrativas e penais.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania”.
sei lá! ñ entendi direito sabe! do mesmo jeito vão assassinar os pintos um pouco maiores pra cortes, ai, ai, que vai servir de que.melhor to contigo sheila é deixar de comer carne.
ResponderExcluirSim Selma, mas se essa lei for aprovada, diminuirá o número de animais mortos, porque daí esses pintinhos ocuparão a contagem daqueles que são mortos pra consumo, entende?
ExcluirO que mesmo não dá pra entender é que as próprias leis de proteção a animais dizem ser crime matar e maltratar animais desnecessariamente, e assim continuamos a fazer.
ExcluirE enquanto o projeto é analisado, milhões de pintinhos continuam sendo triturados. O único erro desses bichinhos foi ter nascido no mesmo ambiente que o ser humano.
ResponderExcluirO ser humano só deixará de comer carne quando se tornar um ser superior. No entanto, acho mesmo que a humanidade só irá deixar de comer carne, quando não houver mais nenhum animal no planeta. Isso se não comerem depois, a carne de seus entes queridos!
ResponderExcluirBem, eu apoio a iniciativa, ja que o povo não pára de comer ovos e carne mas eu não entendi qual a solução sem sofrimento, os machos serão novamente mantidos e criados para corte? e esta lei será no âmbito federal? Aurea
ResponderExcluirTem de proibir mesmo. Enquanto isso, se luta pra que não mais consumam carne, entenderam? As duas coisas podem andar paralelamente. Porque não tem justificativa, essas criaturas têm de ser psicopatas. Os criadores e quem trabalha lá também !!! Não, não me venham com mimimi, de precisar do emprego, etc. Não. Não tem perdão.
ResponderExcluirA própria Constituição Federal proíbe todo o mal que é feito aos animais neste país. E adianta? Continua acontecendo, porque os juízes interpretam a lei conforme lhes interessa. Se a lei fosse levada a sério, nada disso aconteceria. O horror.
ResponderExcluirEnquanto digitamos milhares estão morrendo e estamos de mãos atadas. Se for para corte vai ser aquela crueldade. Vá ao mercado, a fila do açougue está enorme. Avícola sempre cheia.Lei?Só no papel.Qual o prazer de se alimentar do sofrimento? E nunca vou entender essa cadeia alimentar. Se Deus é perfeito, como criou isso?
ResponderExcluir