19/09/2016

David Attenborough: Mais testes em cérebros de macacos, não!

O infeliz do Nicolelis deve ter odiado o pronunciamento de Sir David, naturalista britânico muito conceituado pelo mundo afora.....
------------------------
Sir David Attenborough junta a sua voz à de uma série de especialistas em animais para apelar ao fim das experiências cruéis com primatas. "Não há nada que o justifique"

É a cara por excelência dos programas de televisão britânicos sobre história natural e vida selvagem. Desde 1980 que se empenhou também nas mais variadas causas ambientais. Agora, Sir David Attenborough, que já completou 90 anos, acaba de se juntar a um grupo de cientistas que pedem o fim das experiências em cérebros de
macacos. Numa carta aberta publicada pelo jornal inglês The Independent, o especialista lembra que "os mais recentes estudos sobre a capacidade daqueles primatas sentirem a dor significam que é tempo de parar e de os sujeitar a experiências que se revelam cruéis".

Numa intervenção rara, Attenborough junta-se à famosa primatologista Jane Goodall e a uma série de outros académicos para dar força à suas preocupações. Na carta aberta, assinada pela organização Cruelty Free International, lê-se: "Os abaixo-assinados estão preocupados com os níveis de sofrimento envolvidos numa série de experiências da neurociências feitas em cérebros de primatas e consideram, dados os conhecimentos científicos da atualidade, já não se justificam" - ao mesmo tempo que apelam a alterações legislativas neste campo.

Aqueles primatas são regularmente usados em experiências tanto na Europa como nos EUA por causa sua semelhança biológica, e sobretudo neurológica, com os humanos. Muitos cientistas argumentam que os estudos com animais foram fulcrais para avanços significativos que houve em áreas como a sida ou a doença de Parkinson. Mas os defensores dos animais lembram que esses testes implicam a restrição de movimentos e privação de líquido, o que não só é de uma crueldade para lá do razoável como hoje há já outras alternativas viáveis.

Segundo aquela ONG, limitaram-se as experiências em animais na área da cosmética mas ainda são feitas perto de seis mil, só na Europa, todos os anos. O apelo feito agora é que se vá mais longe: "Trata-se de uma brutalidade que não faz sentido numa sociedade desenvolvida".

FONTE: Visão

5 comentários:

  1. que sirva de bons exemplos aos outros paizes o fim de testes c os animais.

    ResponderExcluir
  2. Sir David, beijo suas mãos lamentando que não tenha 20 anos de idade para que o Planeta pudesse desfrutar por mais tempo de sua compaixão e sabedoria em prol dos inocentes indefesos explorados. Deus o proteja e abençõe, continue com a gente pelo menos mais uma década.

    ResponderExcluir
  3. CHEGA DE FAZEREM TESTES EM ANIMAIS.ISSO É DESCULPA PARA TORTUREM ETC OS ANIMAIS.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, isso não faz nenhum sentido numa sociedade desenvolvida, mas infelizmente muitos ainda preferem se manter na ignorância, na obscuridade. Fico imaginando, que tipo de testes estão fazendo para desenvolver a vacina contra as drogas e o alcool?

    ResponderExcluir
  5. Então foi preciso realizarem "estudos" para constatarem que os animais sentem dor? Oh meu Deus, quanta ignorância! Ou é desculpa pra gastarem mais dinheiro? Sir David, se eu já era sua fã, agora estou apaixonada pelo senhor. Que Deus o conserve com saúde e ânimo mesmo com idade já avançada, para que possa ainda lutar contra essa barbárie contra nossos irmãos animais.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪