09/08/2016

Outro bom motivo para comer menos carne

Estou sendo fiel ao título da matéria, mas, por mim seria "Outro motivo para parar de comer carne", né não?
------------------------
Todas as recentes pandemias de gripe foram transmitidas aos humanos por animais domesticados para consumo

Nos últimos dez anos, muitas organizações vêm recomendando uma redução coletiva no consumo de carne como forma de desacelerar o aquecimento global, já que a pecuária é uma das principais emissoras de gases do efeito estufa. Mas o clima não é o único motivo para apoiar o cerco ao churrasco. Segundo novos estudos, a redução no consumo de carne pode afastar outra
grande ameaça contemporânea: as pandemias globais de gripe.

No início de junho, um mercado de aves em Hong Kong testou positivo para o vírus influenza H7N9, levando ao fechamento do mercado e a destruição de milhares de aves. Em abril, vários casos da mesma gripe foram confirmados em humanos no leste da China, sugerindo que o vírus havia feito a transição de animais para humanos, uma pré-condição para o aparecimento das pandemias.

Os vírus da gripe são, em grande parte, de origem animal, e sua trajetória de casos isolados a pandemias requer, a princípio, a transmissão de animais para humanos. Aliás, todas as pandemias de gripe do século passado originaram em animais, principalmente aves e suínos.

Hoje, as condições globais favorecem a propagação de vírus de uma forma sem precedentes. A população humana aumentou para mais de 7,3 bilhões e está em vias de atingir 9,7 bilhões até 2050. O aumento da população e da riqueza mundial leva ao aumento da demanda por proteína animal. Entre 2000 e 2030, a demanda por carne de porco e de aves deve saltar para 150% e 200%, respectivamente, no sudeste asiático, por exemplo.

Para alimentar essa demanda, o mundo está produzindo mais animais a um ritmo mais rápido do que em qualquer outro momento na história da domesticação animal. Isso coloca mais pessoas em contato direto com os animais que transmitem novos vírus da gripe. O agricultor tende a porcos doentes e o açougueiro abate frangos infectados em um mercado aberto, onde dezenas de pessoas transitam, cada um deles uma oportunidade para o vírus da gripe se propagar.

FONTE: opiniaoenoticia

6 comentários:

  1. Continuo afirmando, o Planeta pede por maior consciência de nossa parte. Não esperemos, pois não acontecerá nenhum milagre, somos nos que com pequenas atitudes diárias iremos dar um salto na evolução planetária. A tecnologia nos fornece milhares de informações instantaneamente, e isso é uma benção, resta o ser humano usá-la com bom senso.

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Haja antibiótico, né?

    ResponderExcluir
  3. Animais mortos são cadáveres e pedaços de cadáveres não deveriam ser sepultados em estômagos humanos, mas são.

    ResponderExcluir
  4. Quando digo que não como cadáveres, as pessoas acham estranho, pois provavelmente pensam que o termo cadáver se refere apenas ao ser humano. Enfatizo bastante o termo para que as pessoas passem a sentir asco em comer animais mortos.

    ResponderExcluir
  5. O maior motivo que tenho para não comer carne é o amor e respeito pela vida de outras espécies.
    Espero que todos os vírus que vierem a aparecer sejam perigosos somente ao ser humano.

    ResponderExcluir
  6. ah! e detalhes, as bactérias acabam sendo resistentes ao uso direto de antibióticos, que por um lado melhora um orgão mais piora outro.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪