07/07/2016

Será verdade? ‘Beijos’ de animais podem provocar graves problemas de saúde

Como podem por conta de um caso (?)  criar na mídia uma afirmativa destas? Com a palavra os defensores dos animais cobrando ao jornal pela reportagem alarmante embora a tal publicação exista.  Até porque a mulher se recuperou. Achei este e-mail plantão@extra.com.br . Mandei meu recado por ele. Perguntei se falta assunto melhor para o jornalista que a escreveu.
------------------------
Receber “beijos” de animais de estimação pode trazer problemas de saúde, como mostra o caso de uma britânica de 70 anos, que desenvolveu uma grave infecção causada por uma simples lambida de seu cachorro. Segundo relato publicado semana passada na revista científica “BMJ”, a idosa foi encontrada por paramédicos desacordada dentro de casa e encaminhada para o hospital. Inicialmente, os médicos pensaram se tratar de um caso de epilepsia, mas após quatro
dias de internação, o caso se agravou. Exames apontaram infecção pela bactéria Capnocytophaga canimorsus, presente na gengiva algumas espécies de cães e gatos.

“Não foram encontrados arranhões ou mordidas, mas lambidas foram relatadas”, afirmou James Wilson, do hospital da Universidade College London, na Inglaterra, no artigo.

A paciente se recuperou após duas semanas internada em unidade de terapia intensiva. Ela deu entrada no hospital com hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue) e hipercaliemia (alta concentração de potássio no sangue), mas todos os outros indicadores estavam normais. A internação foi pedida para investigação dos motivos das alterações, que posteriormente foram relacionadas possivelmente ao hipotireoidismo.

Porém, após quatro dias internada, a idosa apresentou confusão mental, dor de cabeça, diarreia e calafrio, com febre de 39 graus Celsius. Exames apontaram lesão renal aguda e grave infecção. Imediatamente, ela foi transferida para unidade de tratamento intensivo. O quadro se agravou, com coagulação intravascular, comprometimento da função hepática e insuficiência respiratória. Exames indicaram a presença da bactéria C. canimorsus.

Os médicos consideraram a infecção severa como “incomum”. Desde 1990, apenas 13 casos de infecção fulminante relacionada com a bactéria foram reportados no Reino Unido, sendo a maioria derivada de mordidas ou arranhões, mas o caso dessa paciente mostra que o contágio pode acontecer mesmo com lambidas.

“Meios ocultos de aquisição demonstram que graves zoonoses podem ocorrer mesmo com ausência de mordidas e arranhões óbvios e devem ser consideradas em casos de infecção severa em donos de animais de estimação”, concluiu Wilson.

Contudo, o médico ressalta que os idosos, como o caso dessa paciente, apresentam maiores riscos de infecção, talvez por disfunções no sistema imunológico provocadas pela idade avançada.

FONTE: extra.globo

4 comentários:

  1. Bah! Tô morta e esqueci de deitar, como dizia a minha avó. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Talvez ela tivesse alguma fissura na boca por onde a bactéria penetrou, como saber? Um caso isolado não é, nem de longe, o bastante para se comprovar nada. Passei minha vida beijando gatinhos e outros animais e jamais tive quaisquer problemas. Esse pessoal é muito alarmista. Um mundo cada vez mais repleto de pessoas gerara, consequentemente, cada vez mais doenças - e patógenos difíceis de se combater.

    ResponderExcluir
  3. Então já reencarnei mais de 1 milhão de vezes nessa vida, pois desde sempre beijo meus irmãos de patinhas, em alguns era selinho, pois só assim dormiam.
    Essa pessoa deveria estar bem debilitada.
    E penso que não cuidava muito bem do seu peludinho.

    ResponderExcluir
  4. Xiiiiiiiiiii... então eu já deveria estar mais do que morta... sempre tive gatos e cachorros, sempre os beijei e permiti que eles me beijassem e lambessem e nunca tive nada por conta disso. Por causa de uma idosa que devia estar com a imunidade mais do que baixa fazem este alarme todo... ah! faça-me o favor... me poupe...
    Ela é idosa... eu não! Eu sou experiente... falta meio ano para eu ter a mesma idade desta "idosa"... sou forte e tenho saúde e o que mais me fortalece é a natação, pois adoro nadar e praticar qualquer atividade física é muito importante para manter a saúde e a qualidade de vida, principalmente numa idade de maior experiência... para não dizer "terceira idade"...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪