12/07/2016

Polícia investiga se houve negligência em ataque de chimpanzé a tratadora

Sinceramente, gente, eu só queria entender este Santuário que reproduz chimpanzés para viverem entre muralhas..... Juro que só queria entender..... Veja fotos do local ao final.
---------------------------
Mulher teve fraturas após ataque de animal em santuário em Sorocaba.
Responsável diz que macaco tinha problema com humanos.


A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar se houve algum tipo de negligência no santuário de primatas mantido pelo GAP (Great Ape Projec / Projeto dos Grandes Primatas), em
Sorocaba (SP), depois que uma tratadora foi atacada por um chimpanzé nesta sexta-feira (8). A Polícia Militar também registrou a ocorrência e tratou o caso como omissão de cautela da guarda de animais.

Jurema Pereira, de 45 anos, sofreu várias fraturas e passou por cirurgia no Hospital Regional de Sorocaba. Segundo informações da TV TEM, a tratadora, que trabalha há 8 anos no local, foi transferida neste sábado (9) para um hospital particular, pois ela vai precisar passar por cirurgia plástica porque teve ferimentos graves nas mãos, no couro cabeludo e no nariz.



Segundo responsável, Luke tem problemas de relacionamento com humanos
 (Foto: Reprodução/Projeto GAP)

A reportagem da TV TEM conversou com o responsável pelo santuário, Pedro Ynterian. Luke, chimpanzé de 26 anos de idade que fez o ataque, tinha problema de relacionamento com humanos e por isso ficava isolado, e a tratadora não tinha autorização para entrar naquele local, informou Ynterian.

O responsável disse que estava no recinto no momento em que ocorreu o ataque e o chimpanzé se assustou quando a tratadora entrou para avisar sobre a fuga de outro animal.

Ainda segundo relato de Ynterian à TV TEM, o animal então pulou a cerca elétrica e atacou a tratadora. Ele contou que tentou lutar contra o macaco, mas não conseguiu e uma outra pessoa entrou e conseguiu tirar a Jurema do local. Esse foi o primeiro incidente grave que ocorreu no local e que agora o Luke vai ficar no local murado, informou.


Entenda o caso

Uma funcionária do santuário de primatas foi atacada na manhã de sexta-feira por um chimpanzé e teve fraturas expostas nos membros. O G1 esteve no santuário em 2014 e conheceu o trabalho feito no local. (Veja fotos)

A funcionária, de 45 anos, atua como tratadora há 8 anos no local, dando alimentos e mantendo a limpeza do espaço do animais. Segundo o santuário, o animal fica em um espaço aberto de aproximadamente mil metros quadrados cercado por muros altos.

Em nota enviada logo após o incidente, o santuário informou que o chimpanzé saiu de seu recinto e feriu a funcionária (veja a nota na íntegra abaixo). Após o ocorrido, foi acionado o plano de emergência para a segurança da equipe, informou o santuário. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi responsável por levar a vítima até o Hospital Regional, em Sorocaba. Segundo informações, a mulher teve fraturas expostas nos membros inferiores e superiores, além de ferimentos na mão e no nariz.

O santuário fica na Rodovia Castello Branco, em uma área de quase 560 mil metros quadrados cercada de verde. Atualmente o local abriga mais de 50 chimpanzés e mais outros 250 animais, entre felinos, ursos, pequenos primatas e aves. Confira a nota do santuário sobre o ocorrido na íntegra:

"Hoje pela manhã [08] ocorreu um incidente no Mantenedor de Fauna Exótica Pedro Ynterian, em Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP, após um chimpanzé ter saído de seu recinto. Imediatamente após o ocorrido, foi acionado o plano de emergência para a segurança da equipe, mas infelizmente o animal feriu uma funcionária tratadora do Santuário. O chimpanzé foi contido, a situação foi controlada e a funcionária foi rapidamente atendida e encaminhada para serviço de emergência. No momento está sendo atendida no Hospital Regional de Sorocaba e após ser estabilizada será transferida para rede particular, com toda a assistência necessária por parte do mantenedor. A prioridade do mantenedor é dar todo o suporte à funcionária e sua família durante o período que for necessário. Vale ressaltar que o mantenedor está com todas as licenças e documentos em dia e regulares perante o órgão ambiental."



Santuário abriga mais de 50 chimpanzés, além de outros animais
 (Foto: Geraldo Jr./G1/Arquivo)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪