No dia 11 de maio publicamos que a Saúde de último urso polar da Argentina preocupa diretora de zoo. Infelizmente, nos meus próximos aniversários, lembrarei de Arturo. Não tinha noticiado ainda porque estou triste por ele e por nós todos que tentamos lhe dar uma vida melhor..... É difícil superar a dor por ver um ser tão majestoso aprisionado para diversão humana..... O Programa Pânico foi em 2014 ver de perto a tristeza deste urso e fez uma matéria:
------------------------
Prestes a fazer 31 anos, Arturo vivia em cativeiro na Argentina desde os oito anos.
Morreu este domingo, aos 30 anos, aquele que era conhecido como o ‘urso polar mais triste do mundo’.
Arturo tornou-se um símbolo pela luta contra a manutenção de animais em cativeiro por apresentar comportamentos depressivos, como a tendência para se balançar para trás e para a frente que se pode
ver no vídeo acima.
Pertencia ao Jardim Zoológico de Mendoza, na Argentina, zoo que foi fechado ao público depois da morte de dezenas de animais.
Estava sozinho na jaula e sujeito a temperaturas muito superiores às do seu habitat natural, tendo inclusive sofrido queimaduras provocadas pelo sol.
As más condições a que Arturo estava sujeito eram conhecidas e até foi criada uma petição com mais de meio milhão de assinaturas para o retirar do país, mas diretor do Jardim Zoológico disse que o urso “estava velho de mais” para ser transferido.
Segundo fontes oficiais do Zoo, citadas pelo Metro, Arturo terá morrido de complicações relacionadas com a idade.
Comportamentos como este demonstravam bem o estado de saúde mental debilitado de Arturo
© Youtube/The Last Atom
Fonte: Mundo ao Minuto
Arturo não morreu não, nasceu agora para viver livre como sempre deveria ter sido.
ResponderExcluirVamos nos colocar dele e refletir. Muito triste!
ResponderExcluirArturo tem agora alegria, paz, calma e silêncio. Teve, enfim, sua morte libertária. Que descanse e fique longe de voyeurismo, sadismo e servindo de atração para encher cofres alheios com sua dor e sofrimento.
ResponderExcluirMarli de Lucca o recebeu de braços abertos!
ResponderExcluir