12/05/2016

Onça pintada é inocente na morte de 70 galinhas em zona rural de Palmas - Tocantins

Não era onça, era o cachorro..... o que será que vão fazer, de verdade, com ele? Jesus, me abana!!!!!
------------------------
Graças à parceria entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e o Instituto Onça Pintada, organização não-governamental (ONG) dedicada exclusivamente a conservação da onça pintada, a misteriosa morte de 70 das 80 galinhas de uma proprietária rural no município de Palmas, finalmente foi esclarecida. Diante da pressão do desmatamento exercida sobre a fauna, tem se tornado uma tendência da população acreditar que esse tipo de ocorrência, aparentemente incomum, sempre tenha relação com a visita inoportuna de algum animal silvestre.

No final do mês de abril, o Naturatins foi comunicado que uma onça estaria atacando com grande frequência o galinheiro de uma proprietária rural, causando grande prejuízo.
Desde 2014, ano em que os técnicos receberam um treinamento para esse tipo de ocorrência, o Instituto já soma 20 solicitações de produtores rurais de todo o Estado, para auxílio no diagnóstico da causa de perdas em seus plantéis, com suspeitas de prejuízos causados por animais silvestres.

Para averiguar o fato, a equipe de supervisão de Fauna do Naturatins foi ao local e verificando que não havia a preservação dos vestígios, os técnicos entraram em contato com a ONG, para obter auxílio na identificação de uma suposta onça.

E mais uma vez, o verdadeiro responsável, foi identificado com a ajuda da tecnologia de duas ‘câmeras trap’ instaladas no galinheiro. Esse equipamento captura imagens diurnas e noturnas, com disparos acionados pelo sensor de movimento, gravando o registro da data e horário da invasão  na câmera. E de acordo com informações da equipe de diagnóstico, o animal flagrado na investida registrada durante a madrugada, foi uma surpresa para a proprietária, que afirmou, jamais ter imaginado que um cão doméstico poderia estar matando as suas galinhas.

A médica veterinária e supervisora de Fauna do Naturatins, Grasiela A. Pacheco, esclarece que é necessário ter a certeza de que o caso se trata de predação por animais silvestres. "A perda de animais de produção podem ter diversas causas, geralmente são resultado do manejo inadequado. Casos esporádicos de mortes, por animais silvestres podem ocorrer, mas são consequência de um ambiente favorável, com presas acessíveis e fáceis. Não existe maldade é apenas o instinto a predação dentro da cadeia alimentar", explicou a supervisora.

Grasiela reforçou ainda que, “encontrar animais mortos ou que somem misteriosamente, não pode ser associado a predadores silvestres apenas pela ‘crença ou cultura’ das pessoas. Existem alternativas para o convívio harmonioso com os animais e a natureza”, complementou a médica.

No Naturatins, existem registros de casos semelhantes ao desse animal, que se tratava de um cão doméstico e não da temida onça, que sempre leva a culpa, conforme informações do setor responsável. Essas situações causam preocupação ao setor de supervisão de Fauna do Instituto, por intensificar a sensação de conflitos na convivência entre homens e animais, na população, até que sejam esclarecidos.

ONG
O Instituto Onça Pintada é uma das organizações que tem o compromisso com o equilíbrio e a segurança da espécie. Sua equipe não mede esforços para ampliar o conhecimento e promover a coexistência pacífica entre os homens e a onça, pois considera um importante predador do topo da cadeia alimentar, que contribui com o equilíbrio da população de suas presas.

FONTE: conexaoto

5 comentários:

  1. Pra mim, essa esta sra. q esta morando no local desapropriado a ela.Porque ali é o habitats natural dos animais.Quem tem q ir embora é a sra. desumana, desalmada, q ainda diz ter prejuizos.Nojo.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo as pessoas é que invadem o espaço dos animais, e querem o que?? Ela que tem que respeitar o ambiente e os animais. Marta

    ResponderExcluir
  3. Selma coberta de razão! E, como diz a Sheila, o que irá acontecer com o pobre cão? Que pela foto parece uma cadela amamentando, judiação...
    Vai ver está passando fome!

    Beatriz

    ResponderExcluir
  4. OK,ok, todos defendendo o cão, mas estão esquecendo-se de uma coisa muito importante: ele também não faz parte desse habitat, não é? É DOMÉSTICO, ou seja, tem dono - ou deveria ter. Não me parece que esteja "passando fome" uma vez que está bem fisicamente - não está magro, muito menos esquelético. Acho bem tendencioso as pessoas sempre defenderem cães de todos os tipos de acontecimentos quando, muitas vezes, eles, simplesmente fazem o mal e ponto. Um gatinho de minha amiga, muito mansinho, foi morto injustamente, por um vizinho, porque este cria, enfaticamente, que o pobrezinho estava dizimando sua criação de codornas. Embora minha amiga tenha dito várias vezes que ele era muito manso e jamais caçou qualquer coisa, o infeliz vizinho acabou por atirar e matar o pequenino. As codornas continuaram sumindo e surpresa: era o cão de um outro vizinho, que não passava fome, não era maltratado, etc,etc, que matava - e às vezes nem comia - as codornas. É uma situação muito comum no interior e conheço vários casos assim, Mas os inocentes sempre levam a culpa e, não raras vezes, pagam com a vida. Nojo de especistas!

    ResponderExcluir
  5. Estou com dó dessa cachorrinha,não sei se repararam mas as tetinhas estão grandinhas provavelmente está com filhotes,e provavelmente essa nojenta já deve ter dado um fim na coitadina.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪