26/05/2016

Hoje é dia de “Vaca das Cordas” - Ponte de Lima - Portugal

ATUALIZAÇÃO em 27/05/16
Vejam como é esta "tradição" na Espanha:  A Barbaridade das Touradas à Corda
-------------------
Cada dia descobrimos mais uma caquinha. Nossa leitora Margarida, lá de Portugal, nos mandou esta papagaiada. Leiam no texto e assistam uma reportagem de 2013 que é pequeninha e mostra bem a falta do que fazer deste monte de babacas que alegam ser uma tradição secular..... Pelo que vi em outras imagens, o touro não é agredido, mas, estimulado a correr atrás das pessoas. Não descobri o que acontece com o grandão depois de todo estresse a que ele é submetido....
------------------------
Um touro com 450 quilos de peso chegou terça, ao início da tarde, a Ponte de Lima, para cumprir na quarta-feira, às 18:00, a tradição secular da ‘Vaca das Cordas’, revelou à Lusa fonte da organização.

Segundo o presidente da associação “Amigos da Vaca das Cordas”, Aníbal Varela, que há 35 anos organiza o ritual, o animal veio de uma ganadaria de Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, para
cumprir uma tradição, que este ano, “regressa à data inicial”.

Nos últimos três anos, devido à suspensão do feriado do Corpo de Deus, aquela festividade realizou-se sempre na sexta-feira.

Aníbal Varela, que recebeu do avô a “missão” de organizar a tradição, não receia que as previsões meteorológicas que apontam para a queda de chuva prejudiquem a festa.

“A Vaca das Cordas arrasta sempre multidões. Não há nada, nem o São Pedro que afaste os limianos e os visitantes da Vaca das Cordas”, garantiu.

A tradição da ‘Vaca das Cordas’ obriga a que o animal – que afinal é um touro -, saia para a rua pelas 18:00, conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas e preso por duas cordas. É levado até à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, sendo-lhe dado um banho de vinho tinto da região, “lombo abaixo, para retemperar forças”, conforme reza o costume local.

Dá depois três voltas à igreja, sempre com percalços e muitos trambolhões à mistura dos populares que ousam enfrentá-lo, após o que é levado para o extenso areal da vila, dando lugar a peripécias, com corridas, sustos, nódoas negras e trambolhões e até pegas de caras amadoras.

Nas ruas do Centro Histórico irá cumprir-se, madrugada dentro, a confeção dos tapetes floridos, por onde irá passar a procissão do Corpo de Deus.

A mais antiga referência que se conhece da ‘Vaca das Cordas’ remonta a 1646, quando um código de posturas obrigava os moleiros do concelho (ministros de função) a conduzir, presa por cordas, uma vaca brava, sob condenação de 200 reis pagos na cadeia.

Mais tarde, segundo o Código de Posturas de 1720, a pena agravava-se para 480 réis. Diz a lenda que a Igreja Matriz, da primitiva vila, era um tempo pagão dedicado a uma deusa, simbolizada por uma vaca.

Posteriormente, este templo foi transformado em igreja pelos cristãos que retiraram do seu nicho a imagem da “deusa vaca” e com ela deram três voltas à igreja, após o que a arrastaram pelas ruas da vila, para alegria de todos os habitantes.

Daí virá o costume da ‘Vaca das Cordas’, um ritual que foi interrompido em 1881 pela vereação, tendo reaparecido por volta de 1922, para não mais deixar de se realizar.

Fonte: Bom Dia Europa
=======

2 comentários:

  1. Mesmo sem assistir o vídeo já deu pra entender lendo o texto que a ignorância é tradição milenar passada de pai pra filho, orgulho da raça mantida há séculos por povos ainda vinculados à barbárie que costumam associar tortura de animais com celebração a santos e festas litúrgicas em flagrante comprovação de que ainda não entenderam nada do que Deus ordena se faça aos animais que criou para serem respeitados se não for possível amá-los. Uma exibição de boçalidade que seria uma palhaçada não fosse o show de crueldade que é e será porque tudo indica que para eles, homenageia-se santos desse modo: barbarizando seres da Criação de Deus que não nasceram para isso mas tiveram o azar de se deparar com estes demônios não exorcizados em seu caminho sagrado.

    ResponderExcluir
  2. Por favor crie junto com esta e outras matérias de maus tratos de animais uma petição, Abaixo-assinado que circule pela internet colhendo assinaturas (pela internet), para acabar com "a vaca das cordas" e outros maus tratos com animais. A ANDA Agência de Notícias de direito de Animal já postou matéria com petição. A luta coletiva, a mobilização das pessoas do mundo, via internet, com certeza trará resultados para implantação da justiça e bem estar dos animais. Espero que tenha resultado este comentário. Obrigada.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪