08/03/2016

Pichação em fachada de churrascaria em São José gera polêmica na web

Se fossem aqueles pichadores bandidos, ninguém ia ligar? 
------------------------ 
Mensagem pró vegetarianismo 'coma legume' foi pichada na quinta (25).
Vandalismo causou revolta na web e levantou discussão sobre alimentação.

Uma pichação na fachada de uma churrascaria e boutique de carnes em São José dos Campos (SP), feita na nesta quinta (25), causou polêmica e levantou uma discussão na web sobre alimentação e direitos dos animais. A foto que mostra a pichação com a frase 'coma legume' foi compartilhada mais de 170 vezes e gerou repercussão entre os
internautas da cidade.

A mensagem, supostamente atribuída a um vegano, foi alvo de criticas dos internautas por conta do vandalismo, além de despertar a atenção de quem come carne e a defesa de ativistas sobre os direitos dos animais. "Muitos vegans pedem respeito por ter feito sua escolha, mas querem ditar o que as outras pessoas devem comer", afirmou um dos internautas em uma rede social.

Quem defende o veganismo rebateu. "Não queremos ditar o que as pessoas devem comer. Queremos ditar que ninguém deve morrer para te satisfazer", afirmou outro. Os veganos defendem um estilo de vida contra a exploração dos animais.

Para um dos donos do estabelecimento, Bruno Alvarenga, a repercussão do caso surpreendeu. "Não esperávamos esse ato de vandalismo, nem a repercussão. O que quero frisar após tudo isso é que eu e meu sócio respeitamos todos os tipos de escolha, inclusive temos clientes que são vegetarianos e eles vêm aqui comer alguns pratos que servimos, que atendem esse público também", afirmou.

Ele contou que, além da pichação na fachada, com outros dizeres como 'vegan' e 'não matem os animais', também foi alvo do vandalismo o carro da marca, que estava estacionado em frente ao estabelecimento no Jardim Aquarius. Alvarenga avalia ainda que a ronda policial poderia ser aumentada ao longo da madrugada.

Pichação
Uma lei federal prevê prisão de três meses a um ano para quem for flagrado pichando imóveis. Caso o autor da pichação seja adolescente, os pais ou responsáveis devem custear as despesas para a limpeza do local.

Além disso, São José mantém um programa antipichação. Quando o imóvel é pichado pela primeira vez, o programa sugere ao proprietário que forneça a tinta e o poder público disponibiliza mão-de-obra. Em caso de reincidência o programa se responsabiliza por todo trabalho. Para solicitar o serviço é necessário ligar no telefone 3901-2427. Flagrantes podem ser denunciados pelo 190.

A legislação em vigor desde 2013 em São José permite à prefeitura cobrar dos autores do vandalismo pelo ressarcimento do dano.

Segurança
O G1 questionou a Polícia Militar na tarde desta sexta-feira sobre a segurança no Jardim Aquárius. Até a publicação desta reportagem, a corporação não havia comentado o assunto.

FONTE: G1

4 comentários:

  1. Sou totalmente contra atos de vandalismo partam eles de quem partirem. Quando alguém utiliza desse tipo de expediente para chamar à atenção, normalmente o que ocorre é o inverso do desejado. Penso que se alimentar de sangue não deveria ser uma escolha de forma alguma, deveria constituir-se crime, e seria em um mundo ideal, mas, infelizmente, neste não é.

    ResponderExcluir
  2. Jorge Romano09/03/2016, 11:23

    Concordo que esse tipo de manifestação não acrescenta nada a causa animal, nem demove ninguém de comer carne, pode até incitar para mostrar afronta. Perda de tempo, além de ser crime.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto o ser humano não evoluir e ter completa consciência do mal praticado contra os animais, não há manifestação que dê resultado. Além do mais, acredito que isso só piora para o lado dos bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Vandalismo, ñ acho, os veganos estao alertando limentação saudavel, agora matar ãnimais ñ é vandalismo. Por fvr.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪