21/03/2016

Cenas da novela 'O Velho Chico' promovem maus-tratos aos animais?

Não assisto, mas, verdade seja dita: esta novela “Velho Chico” é uma obra de arte. Só que temos que questionar o uso de animais durante as gravações. O diretor pode querer retratar com fidelidade o comportamento humano, mas tem que estar preparado para usar recursos que, hoje em dia, a tecnologia oferece com muita facilidade. Usar animais vivos implica em ter competência para fazê-lo.
Nas primeiras cenas do vídeo abaixo, o uso de um bovino para mostrar a seca que consome o território onde se passa a história é bastante questionável. Como conseguiram manter o animal caído? Provavelmente anestesiado e, mesmo com jogo de câmera, nota-se, claramente, que as cordas usadas pelo personagem para tentar levanta-lo devem tê-lo ferido.



Nas cenas seguintes, há um grupo de galináceos pendurados em um pau, sendo transportados por um homem ignorando, o art. 3º do Decreto-lei 24645/34 que diz:  “XVIII - conduzir animais, por qualquer meio de locomoção, colocados de cabeça para baixo, de mãos ou pés atados, ou de qualquer modo que lhes produza sofrimento.”

Ou seja, a produção da novela praticou crime de maus-tratos. Isto sem mesmo questionarmos o tempo que as aves ficaram expostas ao sol durante as gravações que, normalmente, demoram muito.

Gostaríamos de obter o nome do veterinário que está acompanhando as gravações para fazer a devida representação no MP, pois, é imperdoável, nos dias de hoje, que um profissional da veterinária esteja cumpliciado com o descumprimento das leis de crimes ambientais. 

Agora, pior será se a produção da novela não apresentar nenhum nome. Aí o bicho vai pegar!!!!!


16 comentários:

  1. A GLOBO acha que pode tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem que colocar o bem estar pela vida dos animais em primeiro lugar com certeza!! Agora no nordeste existem feiras ao ar livre que matam porcos, galinhas, as carnes ficam ali expostas de qualquer jeito para o povo consumir, maior falta de tudo. Total carnificina absurda, essas leis não se enquadram também nestas feiras no nordeste brasileiro??

    ResponderExcluir
  3. não vejo a necessidade de expor os animais dessa maneira,mas a grobobo sempre se achando.

    ResponderExcluir
  4. Vou ver o q respondem

    https://falecomaredeglobo.globo.com/ManifestacaoBemSucedida.aspx

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais gente fizer contato melhor

    CAT – Central de Atendimento ao Telespectador
    Telefone: 400-22-884
    http://falecomaredeglobo.globo.com

    ResponderExcluir
  6. Desculpem se pareço a advogada do diabo, mas no Nordeste deve ser assim mesmo, animais em sofrimento, explorados, tratados como se nada fossem, um povo pobre, sem a chuva pra alimentar a plantação... então, a novela tenta retratar a realidade como ela é; as galinhas penduradas... eu vejo isso aqui onde moro, e olha que estou a apenas 50 km de São Paulo! Não assisti à novela Os Dez Mandamentos, mas devem ter mostrado cenas semelhantes, pois naquela época os animais eram praticamente a única fonte de renda ou de alimentação. Graças a Deus estamos mudando isso, os movimentos ativistas têm se empenhado bastante, eu mesma venho me esforçando por não consumir itens de origem animal, mas confesso que às vezes fico sem opção, pois adoro ovo, por exemplo, e não conheço um substituto vegetal para ovo. Carne já consigo não comer, mas o cheiro do churrasco do vizinho me atrai. É uma briga interna que me consome, mas faço isso pelos bichinhos. Acho que está mais do que na hora de nós, humanos, nos sacrificarmos por eles. E essa é minha colaboração, minha parcela de sacrifício. Fico com vontade, mas não como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Enedina, não faça generalizações burras: "no Nordeste!" Você tem que entender que o Nordeste não é só aquilo que aparece nas novelas. Aquilo é a menor parte, o "estereótipo", pra poder dá ibope. Eu morei minha vida toda em uma cidade em que nunca faltou água na minha casa. Uma cidade onde tanto o pobre quanto o rico dá banho em cachorro com água mineral, pois a cidade é abastecida por lençóis freáticos de água mineral. Vocês pensam que aqui "no Nordeste" só tem gente burra, que fala com aquele sotaque arrastado, que não respeita os animais... calma! Isso é generalizar! Morando aqui, até hoje nunca fui em uma região como aquela mostrada na novela, onde há escassez hídrica. Aqui existem uma coisa chamada: zona urbana, cidade! Fica a dica!

      Excluir
  7. Realmente, Enedina, o Norte/Nordeste deste país é o melhor representante da China que conheço em se tratando de atrocidades contra os animais, mas tentar justificar o que eles fazem lançando mão de um recurso tão pífio quanto pobreza, falta de chuvas, etc, etc, é, no mínimo, tolice. A maldade nasce ou não com a pessoa, ela independe do meio para se desenvolver, ponto. Com relação a Rede Engodo, mesmo querendo dar realismo a uma produção, trazer sofrimento aos animais já tão penitenciados e ainda mostrar isso é de doer. Este não é um país sério e essa emissora é um lixo - como de resto todas as outras com exceção da TV Cultura, que também já conheceu dias melhores, e muito.

    ResponderExcluir
  8. Maus tratos explicito, tudo pra fazer essas novelas babacas.

    ResponderExcluir
  9. A rede Globo rica em tecnologia, usa seus melhores recursos para manipular e explorar o ser humano para ter o domínio e o poder sobre tudo e todos.
    Agora essa cultura, origens e raízes do nordeste, faz mal para eles mesmos que ficam doentes podre por dentro, por comer essas carnificinas dessas malditas feiras, o mal volta para eles mesmos falta de higiene de respeito pela vida e sofrem as consequências.

    ResponderExcluir
  10. Sheila!
    Obrigada por pegar as cenas, vou divulgar p/ protetores de todo o Brasil p/ todos escreverem p/ Globo protestando e quem puder tomar providências contra este abuso com os animais.
    Iamginemos quantas horas as galinhas ficaram no sol amarradas de cabeça p/ baixo p/ gravar as cenas! E a vaca/boi? O que fizeram p/ este pobre animal ficar caído no chão? Deram uma pancada nele? Foi anestesiado? Quem foi o veterinário responsável?
    Querem fazer cenas realistas, mas não precisam cometer o crime de maus tratos aos animais!

    ResponderExcluir
  11. Está na cara! Os animais sofreram maus tratos!
    Isto é crime!
    Não podemos deixar passar, senão vão continuar usando os animais de forma indevida p/ fazer novelas, filmes, mini series, como na CASA DAS 7 MULHERES que passou na Globo já faz uns anos. Numa cena bem realista um cavalo leva um tiro e cai morto. Questionados sobre a cena por vários protetores, não ouve resposta da rede globo e nem do diretor Jaime Monjardim. Como a cena foi muito real, achamos que o animal foi mesmo assassinado! E dizer que Jaime Monjardim é criador de cavalos de raça! Mesmo se fosse idoso, matar um animal saudável p/ fazer uma cena de novela é inadmissível!Era um animal muito bonito! Triste!

    ResponderExcluir
  12. É isso ai gente que amo(Defensores dos animais) Vamos atrás e investigar...e melhor....Impedir....que eles continue a expo-los tanto assim e pior.....""explorá-los"" ...para fins de "audiencia"......Grata.

    ResponderExcluir
  13. ACABEI DE VER CENAS DE PERSEGUIÇÃO ( 28/03 ) DE UM BOI QUE FUGIU DO REBANHO, NA NOVELA VELHO CHICO. ESTOU DEPRIMIDA. A CENA LEVA CRER QUE HOUVE MAUS TRATOS. NÃO SE ACEITA MAIS, NOS DIAS DE HOJE, ESSE TIPO DE DE COLOCAÇÃO. OS ANIMAIS TEM QUE SER RESPEITADOS, A GLOBO TEM QUE DAR UM BASTA NESSAS IMAGENS DE EXPLORAÇÃO ANIMAL. TEMOS QUE FAZER PRESSÃO. OBRA QUE SE VALE DO SOFRMENTO DE ANIMAIS É PURO LIXO!

    ResponderExcluir
  14. Só podia ser na globo,tudo por dinheiro , vamos protestar , vamos defender os animais somos a voz deles.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪