Fonte: Daily Mail
Colaboração: Helô arruda
--------
O amado Archie, um urso desdentado de 41 anos de idade, foi eutanasiado na semana passada depois de terminar sua última refeição que incluía uma torta cheia de creme.
O urso preto tinha a saúde debilitada há meses e não conseguiria sobreviver ao período de
hibernação, disseram seus proprietários Jeffrey e Debra Gillium.
Ele foi sacrificado por um veterinário na sexta-feira depois que os Gilliums lhe serviram um grande almoço de comida de cachorro misturada com pudim de tapioca e uma torta. "Ele normalmente não recebe esse tipo de coisa, mas hoje foi um dia especial e ele ama seus doces", disse Debra Gillium. "Ele lambeu a tapioca dos meus dedos."
Os Gilliums tinham lutado para manter Archie apesar de não terem obtido uma autorização pois o estado americano de Ohio tem uma das mais rigorosas leis para animais perigosos.
Eles argumentaram que o urso era velho e seria improvável que conseguisse escapar de seu recinto cercado, cerca de 40 milhas ao sudoeste de Cleveland, que sedá-lo e remove-lo poderia ameaçar sua vida, e que negar uma autorização não serviria o interesse público.
Mas o Departamento de Agricultura de Ohio disse que não poderia conceder a autorização porque o pedido foi apresentado muito depois do prazo.
Os Gilliums cuidavam do urso desde 1981 e tinham as devidas autorizações e licenças até que a lei mudou e sua última licença expirou em 2013.
Eles alegaram que não foram devidamente notificados sobre as alterações quando o Departamento de Agricultura assumiu o controle de tais assuntos e que eles acreditavam que estavam habilitados para o novo sistema de licenças.
Debra Gillium disse que tomou medidas para cumprir os novos requisitos, incluindo a aplicação de uma autorização e tentou ter Archie marcado por microchip. O departamento disse que os Gilliums simplesmente não tinham cumprido a lei atual.
"Ele não teria gostado de ser arrancado de sua gaiola e levado embora", disse Debbie Gillium. "Ele nunca prejudicou ninguém. '
As restrições sobre a propriedade de animais perigosos e exóticos foram decretadas depois que um homem da área de Zanesville soltou dezenas de animais exóticos, incluindo leões africanos e tigres de Bengala, em sua propriedade antes de se matar em 2011. Um juiz em maio último negou provimento ao caso do casal.
Archie sobreviveu a todos os outros animais exóticos e a três cães que os Gilliums recolheram e cuidaram ao longo dos anos.
O casal chegou a ter 130 mamíferos em sua propriedade, mas já não adotavam animais potencialmente perigosos ou exóticos.
Eles resgatavam animais de jardins zoológicos, circos e outros locais de todo o país e abrigava-os em uma fazenda de dois e meio acres de terra em gaiolas e caixas com cerca de dez pés altura.
Archie era o seu último animal resgatado.
"Tem sido difícil para nós fisicamente," disse Debra Gillium. "Somos muito apegados a Archie. Posso dizer que eu nunca me arrependi de um dia cuidando dele porque ele era tão doce e amoroso. "
Impossível não se apaixonar pela história e principalmente por Archie. Pena que o final tenha sido assim... mas tenho certeza que se sentiu muito amado.
ResponderExcluir