29/01/2016

Tamanduá-bandeira passeia em quintal de casa em MS

Nunca havia reparado nas características de um tamanduá..... caraca, ele é lindo, mas, meio desproporcional, não? 
----------------------
Morador da região do Pantanal diz estar acostumado com 'visitas'.
PMA orienta que população fique afastada e não agrida animais silvestres.

Um tamanduá-bandeira dormiu no quintal de uma residência em Aquidauana, na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, e assustou os moradores na manhã de segunda-feira (25). O morador Alexandre Arruda disse que foi a primeira vez que apareceu o bicho dentro da casa, mas ele é “morador antigo” na região.


“Acho que ele já estava aqui no quintal de casa desde o dia anterior, porque quando eu cheguei os cachorros já estavam aqui no fundo latindo. Só que como a avó tem bastante galinha, achei que era
por causa delas. Aí ontem lá pelas 6h30, minha mãe entrou no quarto dizendo que foi sair de casa e tinha um tamanduá andando próximo a casa”, lembrou Arruda.

No primeiro momento, ele prendeu os cachorros e depois abriu o portão para liberar o tamanduá. A atitude de Arruda é a recomendada pela Polícia Militar Ambiental (PMA). Segundo Major Queiroz, os animais silvestres podem parecer inofensivos, mas se sentirem ameaçados se tornam perigosos.

“Liga no quartel da PMA e deixa o animal no local, não deixar crianças se aproximarem ou tacar objetos e pedra. É perigoso porque o tamanduá, embora ele pareça lento, tem abraço forte se estiver acuado. Vai tentar se afastar da presença humana”, explicou o militar.

O policial listou três situações em que os animais podem atacar uma pessoa: para defender os filhotes; quando é acuado; e situação de fome extrema, “o que é difícil acontecer no Pantanal pelo equilíbrio que tem ali”.

Visitas
Alexandre disse que, além do tamanduá, outros animais já apareceram na região por causa de uma reserva do Exército que fica na região. “Dá área do batalhão já vimos jacarés. Na semana passada, um estava em frente à casa do namorado da minha prima, que mora na mesma rua que eu”, contou.
Major Queiroz afirmou que na região do Pantanal é comum a convivência entre pessoas e animais silvestres na área urbana. “Eles migram em busca de alimentos. Se tem perímetro urbano, acabam adentrando os locais. A população acaba convivendo com esses animais”, enfatizou.

2 comentários:

  1. Precisava um desses no meu quintal... Nossa, qta formiga tenho em casa!!!! Ele ia fazer a festa!

    ResponderExcluir
  2. É sempre assim: as pessoas invadem o meio ambiente e depois ficam "assustadas" com os bichos. Esperavam encontrar o quê no meio do mato? Coitadinhos dos animais que não tem sossego!

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪