08/01/2016

Bahia pode exportar boi em pé este ano

Outro estado que está querendo fazer a gracinha..... Céus, o que fazer? Pará, Maranhão, RS e agora Bahia? é dose!!!!!!
------------------------
O volume de exportação pelo porto de Ilhéus é estimado em 200 mil bois por ano

Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,5 milhões de cabeças, a Bahia começa o ano de 2016 dando largos passos para introduzir a carne bovina no mercado internacional, através da exportação de boi em pé, pelo porto de Ilhéus.

A primeira exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana
Wellard Brasil do Agronegócio, que já manifestou essa intenção, mas há interesse também do Iraque e Jordânia, dentre outros países do Oriente Médio. Para que essa possibilidade se torne realidade, o governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (Faeb), se mobiliza para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.

Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. "Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino", avalia.

De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), já foram realizadas reuniões com a Faeb, associação de criadores, com técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia, e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab/Seagri), para debater o assunto. Na primeira quinzena de janeiro a SDA/Seagri vai organizar um seminário, envolvendo todos os elos da cadeia da carne, para traçar a estratégia de exportação do boi em pé.

FONTE: portaldbo

5 comentários:

  1. Pobres animais... Imaginem como serão abatidos nestes países. Estive no Egito e vi como os jumentos, camelos e et...são explorados e maltratados. Que Deus tenha piedade deles.

    ResponderExcluir
  2. Mobilização nacional urgente e impreterível da Proteção Animal contra a insanidade! Davi precisa continuar lutando contra o Golias da ganância, da ambição e do lucro monetário acima dos valores maiores do respeito à vida de TODAS as espécies ou a Terra continuará a ser o Planeta involuído e medíocre que tem sido, quando se trata de extinguir animais que “podem ser extintos".

    ResponderExcluir
  3. Justamente p/ países que não respeitam nem os humanos, imagino a crueldade com os animais. Não é à toa que esse planeta vive em pé de guerra.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no PR vive tombando caminhão com boi, porco, galinha.....imagine o sofrimento muito maior ir de navio para outro continente...pkp

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil eu compreender, como o ser humano é capaz de matar um animal e depois devorar seu cadáver.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪