25/12/2015

Tubarões são encontrados mortos em linha 'fantasma' dentro de santuário

Se num Santuário isto acontece, imagina nos outros locais.... que tristeza.....
------------------------ 
Além dos tubarões, tartarugas e rêmoras foram encontradas na linha.
Laje de Santos possui mais de 200 espécies de animais marinhos.

Quatro tubarões foram encontrados mortos, no último domingo (20), na Laje de Santos, no litoral de São Paulo, presos em uma linha 'fantasma' de pesca. Além dos tubarões, tartarugas também foram encontradas por mergulhadores que estavam próximos ao
local, que é considerado um santuário marinho. De acordo com especialistas ouvidos pelo G1, a linha recebe o nome de 'fantasma' porque foi abandonada propositalmente por pescadores em um local onde a prática é proibida.

Segundo o mergulhador Guilherme Kodja, que faz parte da iniciativa Pro Mar, um tubarão-martelo estava entre os animais encontrados já sem vida. “Nós estávamos chegando à Laje quando avistamos algo que poderia ser essa linha de pesca. Começamos a puxar e encontramos os tubarões, duas rêmoras, duas tartarugas e muitos pescados”, disse.

O salvamento foi realizado por equipes da Pro Mar e da Operadora Pé de Pato. No passeio, inclusive, haviam turistas que iam à Laje de Santos pela primeira vez para mergulhar no local.

A Laje de Santos possui mais de 200 espécies de animais marinhos. Por ser considerado um berçário de espécies, o local está livre de todos os tipos de pesca. São mais de 50 milhões de metros quadrados de proteção.

Kodja acredita que a “Linha Fantasma” estava no local há mais de 48 horas. Ela não tem autorização para ser utilizada na Laje de Santos. “Ficamos chateados quando ocorre essa pesca dentro de uma área proibida. Ela está ali pescando tudo. Pelo que vimos, a linha ainda não tinha cheiro de maresia, o anzol estava pouco corroído, então não estava lá há muito tempo”, completou.

Ainda não se tem pistas sobre os responsáveis pelo crime ambiental, já que o equipamento de pesca estava totalmente abandonado. A Polícia Militar Ambiental foi notificada do ocorrido e já iniciou as investigações. Os animais presos na rede que estavam vivos foram liberados no mar após serem resgatados.

FONTE: G1

Um comentário:

  1. Mais uma vez vemos a ação do homem que não se importa consigo mesmo, pois a não preservação vai extinguir nossa própria raça. Que triste...

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪