A Secretaria de Saúde da Prefeitura está dizendo que está bancando os animais resgatados e que estão fazendo tudo com ajuda dos voluntários das ONG´s. Eu só acredito se a Dra. Carla Sassi confirmar.... eu hein.....
---------------------
Empresa tem 45 dias para executar plano de salvamento de animais.
499 animais foram resgatados pela Prefeitura de Mariana e voluntários.
O Ministério Público de Minas Gerais estipulou um prazo de 45 dias para a mineradora Samarco, cujas donas são a Vale a BHP Billiton, executar um plano de localização, resgate e cuidados dos animais domésticos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central do estado. O Termo de Compromisso Preliminar (TCP) foi firmado, na última sexta-feira (18), pela empresa e o Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef), do MP.
Bombeiro resgata cachorro que estava preso na lama em Paracatu.
(Foto: Douglas Magno/AFP)
De acordo com a promotoria, em caso de descumprimento das obrigações assumidas, a mineradora
será punida com multa diária no valor de R$10 mil. Procurada pelo G1, a Samarco confirmou que assinou o termo com o Ministério Público.
A empresa informou também que desde o acidente vem resgatando e acolhendo animais das regiões afetadas, em parceria com ONGs e voluntários. Ao todo, 4,6 mil animais receberam algum tipo de assistência, incluindo resgate, fornecimento de água, alimentação e atendimento veterinário.
A estrutura da Samarco se rompeu no dia 5 de novembro, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. Os rejeitos também atingiram mais de 40 cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O desastre ambiental, considerado o maior e sem precedentes no Brasil, deixou 17 pessoas mortas e duas desaparecidas.
Vista aérea de Bento Rodrigues após rompimento de barragem.
(Foto: Ricardo Moraes/Reuters)
Segundo o Ministério Público, a empresa tem até o dia 2 de janeiro para apresentar à promotoria o plano que será executado. A Samarco deverá providenciar uma equipe técnica qualificada para realizar ações de busca, regaste e cuidados dos animais; dispor de equipamentos, maquinários, veículos e suprimentos destinados a essa operação de salvamento e, ainda, apresentar um diagnóstico das áreas atingidas, tendo em vista a localização, a identificação e a quantidade de animais isolados.
A promotoria recomenda o sobrevoo para localização dos animais, filmagem e transcrição dos deslocamentos aéreos realizados. Segundo o MP, esse trabalho deverá ser complementado pelas equipes de resgate por terra. Conforme o Gedef, há ainda a necessidade de complementar as entrevistas aos moradores da região para verificar o número e as espécies de animais que cada um deles possuía antes do rompimento da barragem.
O acordo prevê também o envio mensal de relatórios de monitoramento e das medidas já cumpridas, entre elas, um plano para o resgate prévio dos animais em caso de desocupação emergencial do município de Barra Longa e de outras áreas que possam ser afetadas em eventuais rompimentos de barragens administradas pela Samarco.
Por meio de nota, a Samarco informou que assumiu integralmente no dia 10 de dezembro a gestão de todos os serviços e suprimentos necessários à qualidade de vida dos animais impactados. Ainda de acordo com o texto, a empresa Brandt Meio Ambiente vai auxiliar a mineradora.
Animais resgatados
A Secretaria de Saúde de Mariana informou que até esta terça-feira (22) 499 animais haviam sido resgatados somente nos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu.
Segundo a secretaria, os bichos foram resgatados pela prefeitura, com ajuda de voluntários, e estão em um abrigo. Somente os gatos resgatados estão em lares provisórios, informou a administração municipal.
Entre os animais listados pela secretaria estão cachorros, galinhas, patos, cavalos, porcos, éguas, bovinos, gansos.
Fonte: G1
Uma providencia justa e indiscutível responsabilizando os autores pela catástrofe, ainda que não houvesse intenção da Empresa de causar todos estes malefícios à fauna e flora. Pena que animais que morreram não possam ser beneficiados com essa medida porque impossível ressuscitá-los, mas os que ainda sobrevivem Deus sabe como, não podem nem devem ser sepultados no esquecimento, confundidos na lama da paisagem.
ResponderExcluirAh tá!!! Tbm não acredito, até que provem. E muito menos que a Samarco vá assumir responsabilidade nenhuma, nem monetária, nem com as pessoas e nem com os animais...
ResponderExcluirColega Anônimo, esta é a minha opinião sobre a Mineradora:
ResponderExcluirOu tudo é mentira ou a Samarco está mesmo tentando minimizar as conseqüências do seu "crime", alojando famílias em hotéis ou casas alugados, empregando os ribeirinhos que viviam da pesca, pagando-lhes um salário mínimo e mais 20% por dependente e iniciou o depósito da indispensável verba para atenuar os efeitos catastróficos ecológicos da fauna e flora, alugou galpão e fazendas para abrigo dos animais sobreviventes. Tem sobrevivente reclamando que quarto de hotel não é a mesma coisa, que as crianças não têm liberdade para brincar mas estão abrigadas, vestidas, se alimentando e segurando seu novo brinquedo de pelúcia. Claro que não é, jamais será a mesma coisa, todos estamos de luto pelas pessoas, pelos animais e pela natureza mas gente, o mundo de vocês caiu mas quem derrubou está tentando reconstruí-lo, sofrendo também espera-se, porque não são monstros apocalípticos gargalhando da desgraça desse povo simples, humilde e sofrido, eles têm filhos também, têm idosos e animais de estimação e sofrem moralmente arrastados pela enxurrada moral de repercussão pública mundial, ainda que os possamos classificar de imprudentes e desavisados quando acumularam o lixo deles. Vamos cobrar dos responsáveis, sim, vamos exigir que paguem pelo prejuízo mas não é preciso esfregar a cara deles na lama ou destruí-los também porque apreciamos a frase de efeito “errar é humano” quando amigos se reportam aos nossos erros perdoando nossas faltas ainda que não apóiem o que fizemos ao nos cobrarem o reajuste. Samarco pisou feio na bola mas não fugiu da raia pelo menos até agora. Sua prestação de serviços apenas começou, não tem prazo para terminar mas não podemos impedi-la de respirar ou não poderá ajudar em nada sufocada por nossas mãos limpas e justas.