27/11/2015

Como acabar com os carrapatos utilizando laranja

Não sei se funciona, mas, vou fazer.... eu só tenho 4 cães velhos e não entendo como aparece carrapato aqui em casa... geralmente, depois de uma ventania.... 
-----------------------------

O fato dos animais não poderem se queixar não quer dizer que eles não sofram, como é evidente. Mas por conta dessa dificuldade para se comunicar, em algumas ocasiões, nos dá trabalho reconhecer que nosso amiguinho está sofrendo de algum mal, por isso temos que estar muito
atentos a certas mudanças que podem ser produzidas no comportamento dos cães.

Um dos problemas mais habituais que nossos animais de estimação sofrem são os carrapatos, hoje mostramos como pode ser possível erradicá-los utilizando laranjas.

As carrapatos pertencem à família dos ácaros, sendo o membro que maior tamanho alcança. São ectoparasitas hematófagos, o que quer dizer que se alimentam de sangue. São transmissores de um grande número de doenças infecciosas.


Os carrapatos ficam habitualmente em matos e plantas e estão prontos para se prender à pele de qualquer animal que passe perto deles. Eles não têm a capacidade de pular, por isso precisam do contato direto para conseguir os objetivos. São parasitas muito pacientes, visto que, em ocasiões precisam de dias ou inclusive semanas para encontrar a vítima adequada.

Uma vez que encontram, perfuram a pele para começar a se alimentar com o sangue. Depois, o corpo começa a inchar o que permite que solte uma espécie de cola que serve para se aderir ao animal e continuar se alimentando. Agora que já sabemos como os carrapatos atuam, vejamos uma maneira de acabar com eles com as laranjas.

Como acabar com os carrapatos utilizando laranjas



Está claro que uma vez que percebemos que os carrapatos têm alcançado nosso animal de estimação, nosso objetivo principal deve ser erradicá-los para acabar o quanto antes com os possíveis danos que podem ser causados.

É importante que você siga todos os passos que veremos a seguir cuidadosamente. Para começar, mostramos o material que você precisa. Como você pode ver, tudo muito fácil e econômico:

3 laranjas;
Um litro de água;
Um pulverizador;

Agora vejamos o que temos que fazer com isso, passo a passo:

  • Começaremos por esquentar o litro de água.
  • Aproveitamos esse tempo para ir descascando as laranjas até tirar a casca por completo.
  • São precisamente as cascas que utilizaremos para resolver o problema. Isso sim, não jogue fora o resto das laranjas, utilize-as para fazer suco ou qualquer outra coisa que você goste.
  • Quando a água estiver fervendo devemos colocar ela com cuidado com a casca das laranjas, baixar o nível do fogo e permitir que cozinhe entre cinco e dez minutos.
  • Uma vez que esse tempo tiver passado, já podemos retirar do fogo a água com as cascas. Depois, deixamos esfriar.
  • Uma vez que o líquido esteja frio, é o momento de introduzir no pulverizador. Está pronto para ser utilizado.
  • A seguir, chega o momento de utilizá-lo para terminar com os carrapatos. Você tem que pulverizar sobre a pele do seu animal de estimação. Não é necessário misturar com água, o que tem que fazer é permitir que a mistura seque sobre a pele do animal.

Leve em conta que dependendo da raça do animal, haverá uma maior ou menor resistência. Enquanto os cães não se importam de serem molhados, com os gatos não acontece a mesma coisa. Pense que seu amigo já estará nervoso pelo desconforto que os carrapatos causam, de modo que ele ficará mais sensível que o normal.

É possível que você esteja se perguntando por que este remédio é útil. A resposta é que os insetos em geral e os carrapatos em particular odeiam o cheiro dos cítricos, por isso, vão fugir dele e, além disso, se manterão longe de seu animal de estimação.

Como na maioria dos casos, o melhor é a prevenção, de modo que experimente passar este líquido uma vez por semana em seu animal. Desta forma conseguirá fazer com que os carrapatos não se aproximem dele.

É um método que te oferece muitos benefícios. Não só conseguirá resolver o problema, como o fará de maneira natural, não apresenta dificuldade de preparo e além disso é muito econômico conseguir. Tenha em conta que se conservar na geladeira poderá utilizar mais de um dia.

Agora você já sabe como acabar com os carrapatos de uma maneira fácil.

Fonte: Meus Animais

24 comentários:

  1. Sempre utilizei o Frontline (de acordo com o pêso do animal) com sucesso, porque não é tóxico por isso recomendo a aplicação em forma de pipeta, espalhando o produto na região da nuca. Por pelo menos dois meses os carrapatos desaparecem dos cães e da casa porque carrapato é uma praga também por causa da Doença do Carrapato.
    http://frontline.com.br/
    http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/doenca-carrapato/
    https://www.youtube.com/watch?v=LeZTfrQXOmY


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de fipronil e Frontline serem determinados seguros para animais como tratamento de prevenção contra pulgas, tem havido controvérsias sobre o quão seguro esses produtos são para a saúde do animal a longo prazo. De acordo com o Whole Dog Journal, uma publicação mensal sobre cuidados e treinamentos para cães, o ingrediente ativo encontrado no Frontline é um produto químico que tem demonstrado potencial para o sistema nervoso e toxicidade para a tireoide após a exposição a longo prazo. Mesmo com doses baixas, tem sido determinado que o fipronil pode causar problemas dermatológicos, reprodutivos e hormonais.

      Excluir
  2. Muito útil a dica, vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Como é a forma do carrapato,parece uma bolinha preta,que gruda na pele dos animais????
    minha cachorrinha,criada dentro do apartamento,deu de se coçar,ate sangrar para tirar as bolinhas pretas em volta da sua boquinha......consigo tirar um pouco,qdo ela esta no banho,.Precisava saber se esse é o carrapato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É carrapato, sim. Sangra porque suas pernas ficam presas viradas ao contrário, então quando vc puxa, acaba ferindo o animal. Vc precisa cuidar não só de dar o medicamento para seu cachorro, mas principalmente, pulverizar o ambiente, porque senão será trabalho jogado fora.

      Excluir
  4. Frontline é caríssimo, amiga Sandra, tenho 8 cães, não dá pra comprar Frontline para 8 a cada dois meses. Uma coisa que faço e tem dado certo contra carrapatos é amassar bem meio alho, colocar no meio de um pedaço de pão e dar para cada um dos meus cães esse "lanchinho". O alho tem uma substância que afasta os carrapatos. Mas gostaria de uma receitinha contra pulgas também. Alguém tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o preço é salgado, colega, mas para quem tem até tres animais vale a pena.

      Excluir
    2. Amiga tome cuidado pois o alho está entre os dez alimentos perigosos para os cães.
      Pesquise na Internet e vc verá o mal que faz.

      Excluir
    3. Enedina, toma cuidado com o alho pq, assim como a cebola, ele apresenta em sua composição, algumas substâncias potencialmente tóxicas para os cães e gatos. A dica da laranja é uma boa pq repele o inseto pelo cheiro cítrico, mas o animal não ingere, sendo, portanto, mais seguro que o alho. Dê uma pesquisada na internet e encontrará vários artigos que demonstram essa informação. Um abraço.

      Excluir
    4. Amiga muito cuidado... o alho é um dos 10 alimentos mais perigosos para os cães. Veja na Internet o mal que ele faz!

      Excluir
    5. Veterinários explicam que não se pode dar alho para cães, pois o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

      Excluir
  5. Boa tarde. Existe uma erva chamada Santa Maria que é  muito utilizada para matar e evitar pulgas(em animais) e piolhos  (em humanos). Existem duas maneiras de preparar :
    1) Caso o animal esteja com poucas pulgas ou como prevenção, leve ao fogo 1 l de água para um molho de folhas da erva. Deixe ferver bem por 5 minutos. Após esse tempo deixe esfriar e coloque em um borrifador. Borrife em todo animal. Repita o processo 1 vez por dia até vc ter certeza que não tem mais as malditas. Após ter vencido essa batalha, repita essa operação 1 vez por semana como prevenção. Por ser um produto natural? Não há necessidade de lavar o animal depois.
    2) Se o animal estiver infestado de pulgas você poderá resolver de uma maneira mais agressiva, coloque o molho da erva em 1/2 litro de álcool e deixe curtir por 7 dias. Após esse tempo coloque no borrifador e borrife todo o animalzinho  (cuidado com os olhos e fucinho do bichinho) e deixe por 15 minutos. Depois disso lave o animal. Repita essa operação de 2 em 2 dias até vc perceber q acabou c as danados.  Vencida a batalha bastante seguir com a prevenção  (explicado acima). É comum o ambiente ficar com pulgas, nesse caso? Você poderá espalhar folhas da Erva pelos cantos do ambiente infestado e deixar por 1 semana. O legal da erva de santa maria que além de ser natural ela mata é repele as pulgas. Nunca utilizei para matar carrapato. Mas se alguém tentar me informe.
    Bjs
    Fatima

    ResponderExcluir
  6. Sheila e leitores, estou de luto, faz uma semana que perdi minha amada filha patuda de 9 anos, a Vida, para a erlichiose/babesiose 2 conhecidas doenças causadas por carrapatos. Nunca encontrei um carrapato sequer nela e usava regularmente o remédio de pipeta carissiiiiimo Max3 Advantage e achava que elas nunca teriam esta doença... errado!! aviso aos amigos e protetores - o veterinário explicou que estes remédios de pipeta não são eficazes pois para o carrapato morrer ele pica o animal, que tem 95% de chances de ser inoculado com a doença... :´( Aurea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Áurea, sinto muito pela sua perda! A gente acha que por estar usando uma coisa boa nunca vão pegar esse bicho danado! Também uso o Max 3 nos meus. Valeu a dica! Fique com Deus, grande abraço

      Beatriz

      Excluir
    2. Oi Beatriz obrigada por sua solidariedade. Passei a usar a coleira anti-parasitas nós que ficaram. Bjs

      Excluir
  7. Ola boa noite, também concordo com a Enedina Quinelato. Frontlline sai caro pra quem tem mais de um cãozinho.
    As minhas duas cadelinhas vivem dentro de casa, vao no maximo na calçada pra ver a rua, e de vez em quando pegam carrapato. Eu comprei o "comprimido" para cada um dela e me custou o olho da cara, quase 250,00 reais. Ok resolveu muito bem, porem hoje vi dois carrapatos pequenos .ja fiquei desesperada, pois a poucos dias levei ao vet para tomar as vacinas e fazer exames de sangue. .que também nao custa pouco. Essa dica da casca de laranja vou fazer amanhã mesmo e testar. Espero que der certo pois ja tava ficando triste pq a grana ficou curta após os gastos com elas e também pq tive um infrato à poucos mais de tres meses atrás .Se der certo aviso aqui a vocês...Obrigada pela dica !!

    ResponderExcluir
  8. Vi na internet que alho ,não se pode dar aos animais,gostaria de saber se procede,ao mesmo tempo ouvi que combate os carrapatos impedindo que eles subam no animal,alguém sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veterinários explicam que não se pode dar alho para cães, pois o alho destrói as células vermelhas do sangue dos cães e pode causar anemia e, em casos mais graves, falência renal por perda de hemoglobina.

      Excluir
  9. As três laranjas descascadas são fervidas junto com a casca? Cortadas ou inteiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferver somente as cascas. As laranjas você usa para fazer suco, bolo ou o que quiser.

      Excluir
  10. Mônica Ferreira, leia o texto com atenção. Sua resposta esta lá.

    ResponderExcluir
  11. Ferver somente as cascas das laranjas.
    Para pulgas e ovos também, misturo 10 litros de água+1 k de sal grosso. Borrifo paredes e todo o ambiente. Deixo agir por 1h depois enxagua abundantemente. É ótimo.

    ResponderExcluir
  12. O óleo da casca da laranja vai ficar na solução, não pode causar queimaduras na pele quando em contato com o sol, como o da casca de limão? alguém já usou? é seguro?

    ResponderExcluir
  13. Pra quem tem muitos animais e quer tratar com FrontLine, entenda: Para animais até 10 Kilos usa-se 0,67 ml do produto e de 10 a 20 kilos 1,34 ml. Então você compra algumas embalagens maior que são 4,02 ml que acaba saindo bem mais barato por ml e retira a quantidade necessária com uma seringa e agulha e depois retira a agulha e passa na nuca de cada animal. Tenho 18 cachorros e só gasto 100,00 para aplicar FrontLine neles todos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪