kakakaka.... é muio legal....
--------------------------
O gato é um animal incrível. Claro, eles têm alguns hábitos irritantes como a maioria dos animais de estimação, como arranhar o seu sofá de couro favorito ou sedutoramente se esfregar em cima de você enquanto você está tentando trabalhar.
Mas talvez o hábito mais irritante dos bichanos seja a sua predileção por trazer uma carcaça sangrenta suja à sua porta, apresentando-a como se fosse um presente de Natal antecipado envolvido em um belo papel.
Mas talvez o hábito mais irritante dos bichanos seja a sua predileção por trazer uma carcaça sangrenta suja à sua porta, apresentando-a como se fosse um presente de Natal antecipado envolvido em um belo papel.
Incrivelmente, um estudo publicado no ano passado na revista Nature Communications
sugeriu que os gatos nos EUA matam entre 1,3 e 4 bilhões de aves e entre 6,3 e 22,3 bilhões de pequenos mamíferos por ano. Esse é um número bastante impressionante.
Mas por que eles fazem isso?
Será que eles são apenas assassinos frios que, por trás de toda a fofura, se divertem com o sangue em suas garras afiadas? Ou há uma razão mais profunda, evolucionária? Você provavelmente já sabe que a segunda hipótese é a verdadeira.
Gatos evoluíram para se tornar predadores altamente eficientes, com seus dentes afiados e garras retráteis, patas amortecidas para rastejar silenciosamente, visão noturna, velocidade e agilidade. Apesar da domesticação de gatos a partir de ancestrais selvagens ter começado cerca de 10.000 anos atrás, os gatos mantiveram seus instintos de caça selvagem, bem como a sua capacidade de digerir carne crua. Não importa o quanto você os mime e os vista com roupinhas bonitinhas e óculos de sol, você não pode apagar seus instintos predatórios.
Predadoras natas
Eles aprendem através da experiência e tradicionalmente são criados por suas mães. Isso envolve ensinar os filhotes a cuidar de si mesmos, incluindo a forma de capturar presas. A mãe educa sua cria gradualmente, começando por trazer para casa presas mortas para os gatinhos comerem. Em seguida, ela traz presas vivas (mas agonizando) para a prole matar e, eventualmente, quando eles estiverem prontos, ela vai levá-los junto para mostrar-lhes como caçar. Há, inclusive, exemplos documentados de gatas fazendo isso com gatos jovens que não são seus filhos.
Uma vez que as gatas são mais suscetíveis a trazer presas para casa, a explicação mais provável para este comportamento é que elas estão tentando ensinar para você as habilidades de caça, já que você aparentemente é bem ruim nisso. Também é possível que os animais estejam meramente lhe dando um presente, mas parece mais provável que isso se relacione com os instintos de caça que foram reprimidos pela domesticação.
Então da próxima vez que sua gatinha fofa decidir deixar um cadáver nojento sangrando em seu capacho, tente se lembrar que ela te ama e está apenas tentando externar sua predadora interior.
FONTE: hypescience
Também penso assim e tenho muita tolerância quando recebo estes "presentes". O último que recebi foi um pobre filhote de gambá.
ResponderExcluirNão tenho gatos, mas acho que com os cães ocorre algo semelhante... Meus dois virinhas vira e mexe caçam ratazanas que entram pelo quintal. Uma delas já estava dentro de casa. O estranho é que trabalham e equipe: um joga para o alto e a outra abocanha e quebra em dois. Terrível de falar, mas o negócio é tão rápido e instintivo que só nos resta assistir estupefatos!
ResponderExcluira natureza é tão cruel quanto o ser humano.
ResponderExcluirNo caso de felinos a última hipótese é a mais provável, mas gatos domésticos e muito acarinhados não fazem isso. Digo-o porque TODOS os gatinhos que criei - nascidos em minha casa ou que vieram pequeninos para mim - jamais caçaram qualquer coisa ou mesmo copularam - se dependesse apenas deles eu não teria que castrar minhas gatas. Todos eles eram muito amorosos e davam banho nos recém-chegados e, eventualmente, matavam algum inseto por querer brincar com eles, nunca por maldade como fazem os cães que perseguem e matam outros animais - incluindo cães menores - aos quais eles não comem ou levam para seus donos, apenas os abandonam. Quando um cão em perseguição a qualquer animal encontra outro cão, este o segue e juntos encurralam e matam o pobre indefeso. Os cães possuem hábitos muito semelhantes aos humanos e tenho certeza de que essa natureza deles se constitui no maior atrativo para a nossa espécie.
ResponderExcluirNossa, Marcia, vc não gosta mesmo de cães, hein? Da pra perceber pela maneira como fala...
ExcluirNada disso, já tive um gato macho que matava ratinhos e coelhos e trazia o corpo sem a cabeça. É o instinto e cada um tem a sua própria personalidade, assim como nós.
ResponderExcluir