26/05/2015

Fotógrafo registra jiboia atravessando rua em Rio Branco - AC

A sorte desta pobre que se perdeu no meio de uma rua é que um anjo salvaguardou sua vida... Na maioria das vezes, passam com o carro em cima para esmigalhar propositalmente..... Muito Axé para este salvador da bitelona!!!!!
-----------------------------------------




O fotógrafo Assis Lima registrou, neste sábado (23), o momento que uma cobra jiboia atravessava uma rua no bairro Placas, em Rio Branco. Lima conta que estava passando próximo ao local quando viu uma aglomeração, pois o animal estava bem no meio da via. Nas imagens é possível ver as pessoas ajudando na condução do bicho até uma área de floresta.

Segundo o fotógrafo, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para que a serpente não fosse
atropelada pelos veículos. "Eu ia fazer uma foto perto do local, quando vi as pessoas reunidas. O trânsito era intenso e, caso os bombeiros não fossem acionados, ela teria sido atropelada", conta.

De acordo com a bióloga Joseline Guimarães, gerente do Parque Chico Mendes, na capital, a jiboia, cientificamente chamada de Boa constrictor, não é venenosa e é comum na Região Amazônica. Ela explica que o animal pode chegar a atingir 4 metros e se alimenta de pequenos mamíferos, principalmente ratos, aves e lagartos.

“Essa espécie, assim como outras serpentes, inclusive as peçonhentas, tem um importante papel na manutenção de um ecossistema equilibrado, pois ou serve de alimento para outros animais, como o gavião, ou é predadora, controlando a população de ratos. Por isso, quando alguém avistar uma jiboia ou outra serpente nunca deve matá-las, porque estará afetando todo ecossistema”, diz.

De acordo com bióloga, espécie popularmente conhecida como jiboia não é venenosa e 
pode atingir até 4 metros. (Foto: Assis Lima/Arquivo Pessoal)

O capitão Claúdio Falcão, do Corpo de Bombeiros, explica que em situações como essa o animal é capturado e devolvido ao seu habitat. Ele destaca que é comum esse tipo de animal aparecer na zona urbana e que a indicação é que as pessoas não tentem capturá-lo sem o acompanhamento dos bombeiros.

“Todos dias recebemos ocorrências para tirar animais de vias e até de prédios públicos. Caso o animal não esteja machucado, nós o encaminhados para uma floresta próxima, onde ele pode ficar seguro. Se percebermos que ele tem alguma lesão, levamos até um médico veterinário para que posteriormente seja solto. Aconselhamos que as pessoas não tentem capturar o bicho e principalmente matá-lo. Na realidade, quem está sendo ameaçado é o animal que teve seu habitat invadido”, finaliza.

Fonte: G1

3 comentários:

  1. Não era a jiboia que estava atravessando a rua, era a rua que está ocupando a área da jiboia.
    Parabéns ao Corpo de Bombeiros por ensinar as pessoas a como tratar um animal.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas suas palavras, Vitória.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪