Achados da nossa amada Helô.... Olha que coisinha mais bonitinha a ilustração da matéria.....Eu amei já que tenho a lagartixa como bicho predileto, depois do tigre.... hehehehe....
---------------------------------------------
Você pode não conhecer a palavra “terópoda” usada para classificar dinossauros bípedes carnívoros e onívoros, mas certamente conhece alguns membros desse grupo aterrorizante de predadores incluindo o Velociraptor e o Tiranossauro Rex.
O estranho é que o terópoda recém-descoberto era vegetariano.
O geólogo Diego Suarez foi quem primeiro viu os ossos na Formação de Toqui, localizada no sul do
Chile. Os ossos pélvicos dos fósseis, que datavam de cerca de 150 milhões de anos, a princípio pareciam ser do grupo ornithischian, que inclui Stegosaurus e Triceratops, mas o tamanho da cabeça, dentes em formato de espátula e pescoço fino assemelhavam-se mais de perto aos Brontosaurus; as vértebras tinham perfuração típica de terópodos.
Para descobrir o que realmente foi esta criatura bizarra, os cientistas compararam suas características com as de cada um dos três outros grupos para ver quais eram mais similares. A conclusão mais bem fundamentada é que era um basal, ou seja, primitivo, terópoda, que adquiriu características semelhantes às dos outros grupos e evoluiu de carnívoro para vegetariano.
Tais transições são relativamente raras na história evolutiva, mas não inédita. Um exemplo familiar: os pandas vegetarianos que evoluíram de ancestrais carnívoros cujos outros descendentes incluem o urso polar e o urso grizzly americano.
Paleontólogos descobriram um punhado de terópodos herbívoros no passado, mas todos os casos anteriores vieram muito mais tarde no registro evolucionário, e não muito comum. Neste caso a mutação atingiu grande parte da fauna.
Isso é uma surpresa. Os fósseis mostram que em outras partes do mundo, como Estados Unidos e África, dinossauros ornithischian como o Stegosaurus e o Triceratops dominaram, e não grandes terópodos como o Tiranossauro Rex. A causa é uma incógnita, mas as respostas podem estar esperando nas rochas onde o Chilesaurus foi encontrado.
A descoberta é apenas a ponta do iceberg. Mais espécimes aparecerão, não apenas de Chilesaurus mas também dos comedores de carne que os atacavam.
A America do Sul é a próxima grande fronteira para a paleontologia dos dinossauros e os terríveis lagartos são mais diversificados do que se poderia imaginar. Há algo fundamentalmente diferente sobre os dinossauros, dizem os cientistas, como se fossem animais experimentais em evolução.
Fonte: National Geographic
Meu bicho de estimação "da hora" é aquele que está correndo perigo ou sendo maltratado, pode ser um touro, uma galinha, uma anta, um pato e poderia ser também o simpático Diegosuarezi, "o bola da vez" que já inscrevi no rol dos favoritos porque comia plantinhas, como eu.
ResponderExcluirA descoberta é a ponta do iceberg, mas não deixa de ser uma bela de uma surpresa.
ResponderExcluirEu que estou sempre "fuçando" na Net já havia visto essa reportagem que, por sinal, é bem interessante.
ResponderExcluir