Tudo que eles querem, na verdade, é o aumento de caçadores para explorar cada vez mais a caça. Agora, é patético a frase final quando o cara diz que o abate tem que ser feito de acordo com o bem-estar dos animais.....
--------------------------------------------------------
Javalis vêm causando prejuízos para a agricultura da Serra catarinense. Além de estragarem as plantações, esses animais também podem transmitir doenças a suínos. Em uma audiência pública na
tarde desta quinta-feira (7) em Lages, a principal solução encontrada para o controle da espécie foi aumentar o número de caçadores, como mostrou reportagem do RBS Notícias.
Manter a propriedade cercada e protegida dos javalis custa caro e não são todos os produtores que têm condições de fazê-lo. Para eles, a solução mais viável é o abate dos animais.
Na propriedade do produtor rural Emílson de Sá Ávila, em Capão Alto, há hectares cercados por muro de pedras, o que protege dos javalis. Porém, na área onde planta feijão e batata, ele contabiliza grandes prejuízos, que aumentaram bastante nos últimos cinco anos. "Nos 45 hectares de feijão e 28 de batata, são danos completos", lamenta.
Além dos prejuízos para a agricultura, os javalis podem colocar em risco a qualidade sanitária do rebanho de suínos do estado. "Esse animal é um parente do suíno. Portanto, ele poderia transmitir essas doenças", explica o secretário-adjunto de Agricultura de Santa Catarina, Airton Spies.
Caça
A caça ao javali já é permitida, mas para isso é preciso uma liberação da Polícia Militar Ambiental. O número que caçadores, que precisam ter uma arma própria legalizada, não é o suficiente para conter os prejuízos.
A principal solução encontrada para o controle dos animais foi aumentar o número de caçadores. "Nós precisamos também fazer esse abate dentro de regras de bem-estar animal", reforça o secretário-adjunto.
Fonte: G1
Essa conversa de bem estar animal não passa de hipocrisia. Conhecemos muito bem a índole de quem aprecia caça e é a pior possível. Alguém crê, realmente, que quem defende o abate como forma profilática, tem alguma preocupação com o sofrimento dos javalis? Enganem-me, eu gosto.
ResponderExcluirVivas transmitem doenças,mas matar pra comer não é transmissora de doenças? Hummmm...esquisito né não.
ResponderExcluirUma humanidade com a maioria de mente tacanha, acanhada e de néscios sempre terá a solução de seus males com a morte de outras espécies.
ResponderExcluirTeria o homem primitivo sido mais inteligente ???????????
A caça deve estar dando lucro pra alguém.
ResponderExcluirDeveriam também liberar a caça de veados, cervos e porcos do mato em todo o Brasil. Não é só o javali que pode ser transmissor de febre aftosa.... Então a liberação da caça de javali com esta justificativa não cola...; os caçadores e agricultores querem mesmo a desculpas para continuar essa matança sem fim aos olhos desse Ibama incompetente.
ResponderExcluirMuitos pecuaristas não vacinam o seu rebanho, são negligentes com seus animais, esta é a maior verdade.....