A Superintendência do IBAMA no Piauí realizará na próxima sexta-feira (10) a soltura de 40 papagaios verdadeiros e o lançamento do projeto "Dá no pé, Louro" em Caxingó, cidade localizada 260 quilômetros ao Norte do estado. A medida faz parte de um projeto mantido em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres e o campus da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba. As aves ganharão liberdade depois de 15 a 30 anos de cativeiro doméstico.
De acordo com o IBAMA, o projeto é pioneiro no Piauí e consiste na reintrodução monitorada de papagaios apreendidos por
órgãos estaduais e federais de fiscalização. Após a apreensão, essas aves foram identificadas com anilhas metálicas numeradas, submetidos a exame para detecção de vírus e bactérias e treinadas em um corredor de voo construído nas dependências do IBAMA.
O IBAMA informa que devido à atrofia muscular causada pela inatividade resultante do cativeiro, houve a necessidade de um trabalho de reabilitação com estes animais que há muito tempo não voavam.
No período de 18 meses, correspondente a todas estas etapas, os papagaios receberam alimentos encontrados em ambiente selvagem, com a finalidade de promover uma adaptação alimentar. A medida foi tomada para que, no momento da reintrodução, estes animais reconheçam os elementos de sua dieta silvestre e dependam o mínimo da ajuda humana.
A penúltima etapa consistiu no transporte dos animais para estes viveiros instalados no interior da floresta, no município de Caxingó. Os dois viveiros foram equipados com ninhos artificiais, buscando estimular a reprodução. Houve, inclusive, nascimento de um filhote no período de treinamento. O "papagaiozinho" hoje tem dois meses de vida.
A última etapa, após a soltura, será o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental para a comunidade e nas escolas de Caxingó e região, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre a importância da conservação da espécie para a manutenção da biodiversidade e sobre a necessidade da participação de todos em projetos socioambientais.
Concurso
No dia 10 de abril, quando as aves serão liberadas e o lançamento do projeto "Dá no pé, Louro, também haverá um concurso de redação e desenho com alunos da rede municipal de ensino de Caxingó. Os seis trabalhos que melhor refletirem a temática serão premiados.
“As ações de Educação Ambiental terão continuidade com a realização de cursos e seminários nos municípios do entorno, com distribuição de kits educativos, cujo tema gerador será a fauna, com abertura para pensar a questão ambiental em sua complexidade, inclusive buscando instrumentalizar os discentes para participar do processo de gestão ambiental local”, argumenta a superintendente do IBAMA no Piauí, Luciana Maia.
FONTE: CidadeVerde
O nome do projeto é bem apropriado
ResponderExcluirAs ações de educação ambiental deveria ser a primeira etapa e não a ultima. Alguém duvida que já tem muito imbecil ignorante de olho na soltura desses pássaros?
ResponderExcluirFoi, exatamente, o que pensei, Vitória.
ResponderExcluirA equipe do Núcleo de Fauna do Ibama de Piauí já está fazendo há muitos anos um belíssimo trabalho de educação ambiental com o projeto "Liberdade & Saúde - animais silvestres livres: pessoas saudáveis", incluindo gibi, CD, vídeos, palestras e muito mais: file:///C:/Users/dianal/Documents/A_FAUNA/Tr%C3%A1fico_Inea/TAS/relatorio_semestral_pdf_1.pdf e https://www.youtube.com/watch?v=BFvodYLJotk, por exemplo.
ResponderExcluir