01/04/2015

Homem mata onça e posa ao lado de animal morto no interior do Amazonas

Animal foi morto em mata nas proximidades de comunidade do interior do AM (Foto: Arquivo Pessoal/Chico Batata)
Caso foi registrado há cerca de duas semana por fotógrafo de Manaus.
Atirador, que teria relatado medo de ser atacado, disse estar arrependido.

Moradores de uma comunidade situada entre as cidades de Itacoatiara e Urucurituba, no Amazonas, mataram uma onça-pintada após relatos de suposto ataque de felino na região. O caso foi registrado há cerca de duas semana por um fotógrafo de Manaus. Nas imagens registradas, homens posam ao lado do animal morto. O atirador disse estar arrependido. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou
que é crime matar animal silvestre, mas a lei abre exceção em casos de legítima defesa comprovada.

Em entrevista ao G1, o fotógrafo Chico Batata disse que esteve na comunidade logo após a onça ser abatida. Batata contou que um homem estava caçando na mata quando teria avistado o animal. Ele relatou ao profissional que atirou uma vez contra o felino. O tiro de espingarda atingiu a onça na cabeça.

"Ele disse que a onça iria atacá-lo e, por isso, atirou na cabeça dela. O homem afirmou que era ele ou a onça. Questionei porque ele não atirou para cima em vez de matar a onça, mas ele justificou que ela iria pular nele. Ele afirmou também que imagens de um corpo ao lado de uma onça morta circularam no WhatsApp e chamaram atenção de moradores. O caçador também viu essa imagem e disse ter ficado com medo", revelou Batata.

Depois de matar o animal, a onça foi levada da mata para área urbana na comunidade. No local, o animal teve a pele retirada por moradores, segundo o fotógrafo.

Batata informou que as cenas irão compor o documentário sobre a destruição da Amazônia. Ele disse ainda que pretende expor as fotos registradas durante a gravação. "No documentário, ele conta como matou a onça e o arrependimento do ato. A previsão é que até o final do ano o documentário seja concluído", comentou o fotógrafo, sem mencionar o nome do responsável pela morte do animal.

Crime ambiental
Procurado pelo G1, o superintendente do Ibama, Mário Reis, explicou que matar qualquer animal silvestre é crime ambiental com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa de até R$ 5 mil.

No entanto, a lei abre exceção aos casos de legítima defesa comprovada. "Vai depender das circunstâncias em que houve esse abate. Por exemplo, [se a pessoa] saiu para caçar a onça, para matar a onça, é crime. Agora, se matou porque se viu obrigada a defender a vida dela, aí deixa de ser crime, porque a lei dá essa exceção. Você precisa verificar em que circunstâncias ocorreu", afirmou Reis, acrescentando que, em casos de legítima defesa, o responsável não responde pelo crime.

FONTE: G1

8 comentários:

  1. "A lei abre exceção para legitima defesa" agora esses malditos alegam que a onça iria atacar,malditos assassinos,até não chegar a extinção não vão parar.

    ResponderExcluir
  2. A onça fará falta na natureza.
    E este dito chamado de humano que falta fará ???????????

    ResponderExcluir
  3. Estrume humano... pra que esse M serve? Pobre animal...

    ResponderExcluir
  4. Se fosse legítima defesa ele não ficava posando para fotografia. Fala sério!!!

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar, estes vermes invadiram a floresta para caçar animais silvestres, animais em extinção. Além disso, a onça só ataca se for encurralada, pois ela fará todo possível para fugir, mas o pobre animal foi covardemente abatido.
    O sujeito é vagabundo, covarde e um grande mentiroso e não só ele, mas todos os que participaram desse crime bárbaro, deveriam ser duramente punidos como exemplo. Mas, mais uma vez sou obrigada a repetir: o Brasil é um país onde seus habitantes debocham das leis, pois todos os dias testemunhamos notícias dos casos mais arrepiantes, seja com pessoas ou animais. Enquanto isso, a impunidade prevalesse.

    ResponderExcluir
  6. Viu a coluna do Ancelmo dooglobo de hj? Cavalos passando fome!

    ResponderExcluir
  7. Este país há muito está entregue a canalha que o habita - em todos os níveis possíveis e imagináveis. No Brasil de hoje, se fossemos tentar separar o joio do trigo, perceberíamos que há apenas joio e o trigo já não mais existe. Vitória está coberta de razão em sua análise.

    ResponderExcluir
  8. Renata Samer Nunes da Silva04/04/2015, 16:28

    Mais um ato de crueldade do ser humano, estão invadindo o habitat desses animais, pobres coitados indefesos.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪