Nossa amada Helô nos mandou a matéria. É sobre o crime que cometemos ao envenenarmos nosso Planeta Terra. As aves comem indiretamente produtos usados para as mais diversas finalidades... que horror!!!!!! o tal humano destrói sua própria casa... Agora, como as aves conseguem viver com tamanha toxidade no organismo?
-------------------------------------
A cidade de Vancouver, no Canadá, tem a duvidosa honra de ser o lar do que os cientistas definiram como o pássaro mais poluído do mundo.
Um falcão de Cooper macho, encontrado morto nas proximidades da usina de lixo de Vancouver, teve seu fígado analisado juntamente com outros quinze falcões encontrados na mesma região.
A pesquisa publicada na revista Science of the Total Environment revelou que ele continha uma quantidade de substância química inibidora de chamas maior do que qualquer outro pássaro jamais encontrado.
Os resultados mostravam que o fígado desse falcão tinha acumulado uma quantidade inacreditável de
PBDEs (polybrominated diphenyl ethers), cerca de dez vezes mais do que os outros analisados.
O PBDEs, proibido no Canadá desde 2000, era usado como um inibidor de chamas em móveis, veículos, tapetes, cortinas, computadores e eletrônicos em geral. Mesmo não sendo mais permitido o PBDEs ainda está presente em produtos velhos descartados agora nos lixões.
Como o falcão acumulou esse incrível nível de poluentes em seu organismo?
Através da alimentação. Como predador, a dieta do falcão de Cooper inclui outros pássaros e pequenos mamíferos. Essas criaturas comem coisas contendo o PDBEs e assim contaminam os falcões.
Uma outra pesquisa de 2005 já tinha descoberto que falcões peregrinos sofriam efeitos negativos se suas dietas contivessem mais do que dez por cento de estorninhos, gaivotas, corvos e tordos, pois, esses pequenos animais consumiam tantos poluentes que se tornavam uma refeição perigosa para os animais maiores.
"Muitos animais incluindo coiotes, águias e falcões se beneficiam dos restos de lixo das cidades. O efeito colateral é o alto nível de poluição." diz Kyle Elliot, da Universidade McGill, autor desse estudo. "Ficamos surpresos ao encontrar esses altos níveis de contaminantes no que pensávamos ser uma cidade 'verde'."
Curiosamente, os PBDEs não matou este falcão ou qualquer um dos outros testados. Todos morreram em consequência de ferimentos fatais como atropelamento por carro ou colisão com linhas elétricas. No entanto, os pesquisadores acreditam que o nível de contaminação no sistema deste falcão teria afetado sua tireóide, provavelmente ocasionando problemas com o crescimento, o comportamento e problemas metabólicos.
Outros tipos de aves na área afetada por contaminantes semelhantes estão se recuperando, de acordo com o estudo, portanto, pode haver uma razão para otimismo.
"Nós podemos apenas esperar que, como muitas formas de PBDEs foram agora proibidos os níveis destes contaminantes estão desaparecendo rapidamente de garças e biguás em Vancouver, o mesmo será verdade para outras espécies de aves", disse Kyle.
Às vezes esquecemos que muitas formas de poluição persistem no ambiente por anos. Produtos químicos que usamos sem preocupação hoje podem um dia se tornar uma nova ameaça para os ecossistemas e a vida selvagem.
Tenha isso em mente ao escolher os produtos que você usa. Sempre que possível, use produtos naturais que minimizem os insumos químicos e aditivos. Ajude a natureza a resistir ao mal que a humanidade lhe causa.
Fonte: Care2
Infelizmente, por uns poucos trocados, vendemos nossas almas - e vidas. Ao entrar em um supermercado e deixar de optar por um produto às vezes um pouquinho mais caro - não é sempre, há produtos melhores e mais em conta - estamos dando lucro para empresas que não apenas poluem nossa casa - o Planeta -, mas matam a curto, médio e longo prazo as outras espécies e, por extensão, nós mesmos. Como somos estúpidos.
ResponderExcluir