05/03/2015

Animais silvestres apreendidos sofrem com barulho de carros no RJ

Pois é.... será que é lá que os macacos do Franklin vão estar melhor? CLIQUE AQUI  para ver o vídeo.



03/03/2015 19h40 - Atualizado em 03/03/2015 19h40 
Animais silvestres apreendidos sofrem com barulho de carros no RJ Centro de Triagem tem quase dois mil animais silvestres apreendidos. Empresa para construção do novo Cetas chegou a ser contratada em 2010.  

Muitos animais silvestres que sofrem maus tratos e acabam apreendidos são levados para uma
unidade de tratamento em Seropédica, na Baixada Fluminense. O problema é que esse centro fica ao lado do Arco Metropolitano e o barulho dos carros tem alterado o comportamento dos bichos, como mostrou o RJTV.

Nos viveiros, os tucanos estão reaprendendo a voar. O Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) em Seropédica tem quase dois mil animais apreendidos em operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

O Cetas foi construído no coração da Floresa Nacional Mario Xavier, lugar ideal para a reabilitação dos bichos, que tem a chance de voltar pra natureza. Mas desde que o Arco Metropolitano foi construído, uma rodovia de duas pistas que corta o interior do estado dividiu a floresta, e agora o canto dos pássaros se mistura ao ruído dos motores.

Segundo Taciana Sherlock , veterinária do Ibama, os animais silvestres são animais que precisam passar por um processo de desumanização. "Quanto mais longe, e mais afastado, e mais sossegado é o local, melhor para eles, no sucesso de reabilitação deles em vida livre", disse a veterinária.

O Cetas passou por reforma para amenizar o problema. Paredes e portas foram reforçadas para garantir o isolamento acústico. Mesmo assim, o barulho centro do local é muito grande porque carros e caminhões passam a menos a menos de 50 metros. O licenciamento ambiental dessa estrada só foi concedido com a promessa de construir um novo centro numa região protegida, mas nunca saiu do papel.

A licença para a construção da rodovia, com o compromisso de construir um novo Cetas é de junho de 2008. Em nota, a Secretaria de Obras do Estado do Rio disse que, em 2010, chegou a contratar uma empresa para a construção do novo Cetas, mas a licitação foi anulada porque o Instituto Chico Mendes, responsável pela gestão da Floresta Nacional, discordou do local indicado.

Ainda de acordo com a secretaria, uma nova licitação está em andamento e as obras devem começar no segundo semestre. O Instituto Chico Mendes não comentou o caso.

Fonte: G1

4 comentários:

  1. É sempre a mesma história: os humanos primeiro, os pequeninos muiiiiiiiiiiito depois. Tenho nojo deste mundo podre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço coro com você Marcia Caetano - tenho nojo deste mundo mediocre e podre

      Excluir
  2. Por que não fazem a unidade de tratamento destes animais em área de preservação? Além de benéfico para animais e tratadores, evitaria que a região fosse desmatada e invadida pelos sem noção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cetas está localizado em área de preservação, uma Floresta Nacional, mas mesmo assim conseguiram fazer uma estrada cortando ao meio essa área.

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪