Gente, já confessei várias vezes aqui o quanto levo fé neste Papa Francisco..... Mais uma vez o faço em função desta matéria. Olha a polêmica criada, PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDO sobre o desprezo da Igreja Católica pela vida animal. O Papa joga tudo na chãon!!!!! Mandou o Papa Pio IX p´ros quintos!!!!!!!
Usei o Google para a tradução da matéria do Jornal The New York Times porque ela está bem completa. Mas, se quiser ler na Folha, clique AQUI. Aliás, queria lembrar a postagem que fiz aqui no blog em junho: Papa diz que é mais cômodo ter animais de estimação do que filhos.... Este Papa é bom demais!!!!!!!! Até agora: ESTOU AMANDO ESTA DERRUBADA GERAL DE PRECONCEITOS QUE ELE ESTÁ PROVOCANDO!!!!!!!
Observatore Romano |
Papa Francis deu esperança aos gays, casais não casados e defensores da teoria do Big Bang. Agora, ele se tornou querido pelos amantes do cão, ativistas dos direitos dos animais e vegans.
Tentando consolar um menino perturbado cujo cão havia morrido, Francis disse ele em uma
aparição pública recente sobre a Praça de São Pedro, "Paradise está aberto a todas as criaturas de Deus." Enquanto não está claro se as declarações do papa ajudou a acalmar a criança, eles foram recebidos por grupos como a Humane Society dos Estados Unidos e People for Ethical Treatment of Animals , que os viam como um repúdio da teologia romana católico conservador que diz que os animais não podem ir para o céu, porque eles não têm alma.
"Minha caixa de entrada ficou inundado", disse Christine Gutleben, diretor sênior de outreach fé na sociedade humana, o maior grupo de proteção animal nos Estados Unidos. "Quase imediatamente, todo mundo estava falando sobre isso."
Charles Camosy , um autor e professor de ética cristã na Universidade Fordham, disse que era difícil saber exatamente o que Francis queria dizer, uma vez que ele falou "em linguagem pastoral que não é realmente feito para ser dissecado por acadêmicos." Mas perguntado se tinha as observações provocou um novo debate sobre se os animais têm alma, sofrer e ir para o céu, o Sr. Camosy disse: "Em uma palavra: absolutamente."
Em seu relativamente curto mandato como líder de um bilhão de católicos romanos do mundo, desde que assumiu a partir de Bento XVI, Francis, 77, fez com que repetidamente uma celeuma entre os conservadores na igreja. Ele sugeriu posições mais branda do que seu antecessor em questões como a homossexualidade, mães solteiras e os casais não casados. Então, de certa forma, não foi uma surpresa que Francis, um jesuíta argentino que levou o seu nome papal de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais, gostaria de sugerir a uma criança triste que o seu animal de estimação perdido tinha um lugar na vida após a morte .
Citando passagens bíblicas que afirmam que os animais não só ir para o céu, mas se dão bem uns com os outros quando eles chegam lá, Francis foi citado pela imprensa italiana como tendo dito: "Um dia, vamos ver nossos animais novamente na eternidade de Cristo . Paraíso é aberto a todas as criaturas de Deus. "
Teólogos advertiu que Francis tinha falado casualmente, não fez uma declaração doutrinária.
O reverendo James Martin , um padre jesuíta e editor em geral da América, a revista católica, disse acreditar que Francisco foi, pelo menos, afirmando que "Deus ama e Cristo redime toda a criação", apesar de teólogos conservadores disseram que o paraíso não é para os animais.
"Ele disse que o paraíso está aberto a todas as criaturas," Pai Martin disse. "Isso soa muito claro para mim."
A questão de saber se os animais vão para o céu tem sido debatida por grande parte da história da igreja. O Papa Pio IX, que liderou a igreja 1846-1878, mais do que qualquer outro papa, apoiou fortemente a doutrina de que cães e outros animais não têm consciência. Ele ainda tentou impedir a fundação de um capítulo italiano da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais.
O Papa João Paulo II apareceu para reverter Pio em 1990, quando ele proclamou que os animais têm alma e são "tão perto de Deus como os homens são." Mas o Vaticano não divulgou amplamente sua afirmação, talvez por isso diretamente contradisse Pio, que foi o primeiro a declarar a doutrina da infalibilidade papal em 1854.
O sucessor de João Paulo II, Bento, parecia rejeitam enfaticamente seu ponto de vista em um sermão de 2008, no qual ele afirmou que quando um animal morre, ele "significa apenas o fim da existência na Terra."
Ms. Gutleben da Humane Society disse aparente reversão de Francisco de vista de Bento XVI pode ser enorme. "Se o papa quis dizer que todos os animais vão para o céu, então a implicação é que os animais têm alma", disse ela. "E se isso é verdade, então devemos considerar seriamente como nós os tratamos. Temos de admitir que estes são seres sencientes, e eles significam algo para Deus ".
Sarah Withrow King, diretor de evangelismo cristão e empenho aos PETA, um dos grupos anti-matadouros mais ativistas, disse que as declarações do papa vindicado a descrição bíblica do céu como pacífico e amoroso, e que podem influenciar os hábitos alimentares, os católicos se afastando da carne que consome - que ela afirmou que já vinha acontecendo de qualquer maneira. "É um mundo vegan, vida sobre a morte e da paz entre as espécies", disse ela. "Eu não sou um historiador católico, mas o lema da PETA é que os animais não são nossos, e os cristãos concordam. Os animais não são nossos, eles são de Deus. "
Se as declarações do papa irá revelar-se uma nova razão convincente para não comer carne, um desenvolvimento potencialmente preocupante para as indústrias de carne bovina de bilhões de dólares, de porco, aves e frutos do mar, ainda não está claro na melhor das hipóteses. Mas eles fizeram causa discussão.
"Como na bastantes outras coisas Papa Francis disse, seus recentes comentários sobre todos os animais que vão para o céu ter sido mal interpretado," Dave Warner, um porta-voz do Conselho Nacional de Produtores de Suínos , disse em um e-mail. "Eles certamente não quero dizer que abate e comer animais é um pecado." O Sr. Warner citou passagens de Gênesis que dizem que o homem é dado "dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja na terra. "
"Enquanto que" domínio "significa usar para o benefício humano, ele também requer mordomia - cuidado humano e alimentação - algo que todos os agricultores que criam animais praticar todos os dias de todos os anos", disse Warner.
Padre Martin disse que não acredita que as declarações do papa poderia ser interpretada como um comentário sobre o vegetarianismo. Mas, ele disse, "ele está lembrando-nos que toda a criação é santo e que, em sua mente, o paraíso está aberto a todas as criaturas, e, francamente, eu concordo com ele."
Laura Hobgood-Oster , professor de estudos de religião e ambientais na Universidade Southwestern, em Georgetown, Tex., e um especialista sobre a história da interação homem-cão, disse que acreditava que haveria uma reação dos conservadores religiosos, mas que seriam necessários tempo.
"A Igreja Católica nunca foi clara sobre esta questão; é em todo o lugar, porque ele levanta tantas outras questões ", disse ela. "Onde é que os mosquitos vão, pelo amor de Deus?"
Correção: 12 dez 2014
Uma versão anterior deste artigo refere de forma incompleta para o maior grupo de proteção animal nos Estados Unidos. É a Humane Society dos Estados Unidos, e não apenas a Humane Society.
Não sigo qualquer religião,acho a cat´´olica uma das mais hip´´ocritas,mas admiro este Papa.Ele me parece um ser humano diferenciado.
ResponderExcluirVIDA LONGA AO PAPA FRANCISCO !
Ele veio para quebrar os paradigmas
ResponderExcluirAntes de irem para o Céu, TODOS os animais precisam ser respeitados, protegidos e amados na Terra mesmo, a começar pelo cardápio gastronômico que geralmente não abre mão deles fatiados e mortos sob a mesa festiva de Natal para glorificar a Deus nas alturas.
ResponderExcluirMuito boa a declaração do Papa Francisco, MAS isso já não estava claro? Que alguns humanos manés que se acham superior a tudo e a todos pensem diferente é compreensível, é questão de mais ou menos evolução. Daí pensar generalizado que ANIMAIS humanos possuem mais direitos que os ANIMAIS não humanos perante Deus, é fora de lógica. A caridade é o que deve ser praticado, e não qualquer religião. Chico Xavier já nos ensinava isso (independente de religião).
ResponderExcluirGrande matéria! Grande Francisco!!!!!
ResponderExcluirLígia
Scheila, eu ADORO este Papa. Ele é muito especial mesmo.
ResponderExcluirObviamente que, para todo aquele que tem bom senso e amor (verdadeiro) no coração, todos os seres vivos têm o mesmos valor, para a maioria não é assim. Então, com essa declaração, talvez, apenas talvez, alguns comecem a pensar na possibilidade de terem cometido erros em sua maneira de pensar e agir.
ResponderExcluirO Papa Francisco veio pra revolucionar, muito bom !!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO importante nisso tudo é que milhares de seguidores católicos passarão a repensar seus conceitos diante de um cara bacana e suas novas e boas idéias, mas sempre tem aquela turminha asquerosa do clero que quando vem a luz logo jogam um pano em cima para escode-la .
ResponderExcluirEste era o papa que eu pedia a Deus, humilde como são Francisco,do povo.Deus te abençoe papa.
ResponderExcluir