Sei que isto tem até na proteção animal... tanto é que nos intitulamos gateiras ou cachorreiras, né mesmo? A vida sempre colocou mais cachorros na minha trajetória, mas, hoje em dia, pinta muito mais gato.... Gosto de todos e luto por todos..... Nosso leitor Franco foi nos enviou a questão.
---------------------------------
Cachorro ou gato? Essa é uma das perguntas que gera comentários mais fervorosos tanto aqui no site, quando é tema de algum artigo, quanto na nossa fanpage. Mas, afinal, quando se trata do mundo inteiro, qual é o bichinho de estimação preferido?
O mapa responde: o mundo prefere cachorro ou gato?
No geral, a maioria dos estados dos EUA têm uma relação de equilíbrio entre cachorro ou gato, por exemplo. Mas a história não segue esse padrão quando olhamos para o resto do mundo, onde a lealdade de alguns países favorece claramente um tipo de companheiro peludo sobre o outro.
Para esclarecer essa preferência de uma vez por todas, a empresa de marketing Euromonitor forneceu estimativas para o jornal estadunidense Washington Post, que leva em consideração a populações de cachorros e gatos de estimação em 54 países. O resultado, como dissemos, é que alguns países tem uma forte preferência por um ou outro.
Na Índia, por exemplo, os cachorros de estimação superam os gatos em uma proporção de 10 para 1. Cães também desfrutam de uma boa vantagem de 2,5 para 1 na China. Por outro lado, os gatos são mais numerosos que os cachorros em uma proporção de 3 para 1 na Suíça, na Áustria e na Turquia.
De uma maneira geral, os gatos são o animal de estimação preferido na maior parte da Europa Ocidental, com exceção da Espanha, de Portugal e da Irlanda. Na América do Sul, os cachorros ganham de lavada na maioria dos países, assim como em grande parte da Ásia.
“Algumas regiões, como o Oriente Médio e parte da África, tem um apreço especial de longa data por gatos”, disse Jared Koerten, analista da indústria animal de estimação na empresa Euromonitor, a responsável pelo levantamento e criação desse mapa. “Na América Latina, é o completamente o oposto. Cachorros são parte da vida familiar lá”. Você concorda?
As populações de animais ao redor do mundo também parecem seguir algumas tendências interessantes e igualmente inexplicáveis. Por um lado, os países altamente desenvolvidos, por razões ainda pouco claras, tendem a ter populações de cachorros e gatos mais equilibradas, de forma que, segundo Koerten, parece haver uma correlação entre as economias desenvolvidas e um equilíbrio entre a preferência por cachorro ou gato.
No Brasil, segundo ele, há uma estranha afinidade por cachorros pequenos – de forma que há mais cachorros pequenos per capita do que em qualquer outro país.
E você, o que prefere: cachorro ou gato?
FONTE: Hypescience
Gosto dos dois, porém com o passar do tempo fui estudando o comportamento felino e me apaixonei. Hoje sou gateira confessa! Hahaha... Acho que o que acontece muito é que as pessoas tendem a comparar o comportamento de ambas espécies, mas é óbvio que não são e nem serão iguais. Cabe a cada um definir o melhor companheiro, ou melhor, saber apreciar os dois!
ResponderExcluirEu também gosto dos dois, mas embora eu tenha mais gatos prefiro os cães. É que gatos são menores e ocupam menos espaço, por isso tenho mais gatos, kkkkkkkk.
ResponderExcluirSonho com o dia em que o mundo amará todos os seres vivos da mesma forma seja gato, cachorro, bezerro, pato, galinha, porco, carneiro, golfinho ou baleia, dedicando-lhes amor incondicional pois fazem parte do mesmo planeta em que habitamos e possuem o mesmo direito à vida. Por enquanto só algumas espécimes, poucas são privilegiadas com a atenção, respeito e consideração humanos, o que é uma pena.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Sandra. Por essa razão, fico tão brava às vezes. Aqui, neste País, as pessoas parecem importar-se somente com cães, mas se observarmos melhor, veremos que o que muitos pensam ser amor, em verdade têm muitas outras explicações bem menos, digamos, dignas.
ResponderExcluirO que importa o animal quando gostamos de todos?
ResponderExcluirSe a pessoa só se interessar por animais de raça, significa que ela não gosta de animal nenhum.