O bicho pegou aqui no Rio. O Prefeito do Rio, Eduardo Paes, bateu o pé e mandou remover os gatos do prédio da Prefeitura para o Gatil São Francisco de Assis que fica a alguns metros do local. Vejam as matérias que foram publicadas e o depoimento das protetoras envolvidas.
**************************
1 - NOTA DA PREFEITURA
Sob a supervisão da Secretaria Especial de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda), 52 gatos foram transferidos, hoje de manhã, do CASS (Centro Administrativo São Sebastião) para o Gatil São Francisco de Assis, que fica no Centro do Rio. Não houve registro de nenhum animal ferido ou morto. Todos os gatos foram identificados e levados para uma área separada, onde receberão tratamento veterinário, alimentação e água. Os protetores interessados em visitar os animais poderão se cadastrar e terão livre acesso ao gatil.
A medida foi tomada a partir de denúncia feita à Ouvidoria da Prefeitura do Rio por servidores que apontaram possíveis problemas de insalubridade nos locais habitados por gatos na área do CASS. A Subsecretaria de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, fez uma vistoria técnica, que atestou os riscos à saúde das pessoas que circulam no entorno do CASS. A exposição das crianças que frequentam a creche da prefeitura a fezes e urina dos animais foi outro problema constatado. Foi verificado ainda o perigo para os próprios gatos que, ao entrarem nas instalações prediais, acabavam feridos ou mortos no contato a rede elétrica. Vale ressaltar que área em torno do CASS acabou se tornando um lugar onde gatos abandonados eram deixados – muitos deles doentes –, o que dificultava o controle de zoonoses.
Nos próximos dias, Sepda continuará a transferência de outros gatos para o Gatil São Francisco de Assis para abrigar de forma correta e preservar a integridade e saúde dos animais.
**************************
2 - MATÉRIA DO G1
Prefeitura do Rio retira gatos de sua sede sob protesto de ONGs
Defensores de animais alegam que prefeitura está descumprindo lei.
Funcionários usaram rede e 'dobraram' gatos durante a captura.
A prefeitura iniciou a retirada de cerca de 52 gatos de sua sede, na Cidade Nova, no Centro do Rio, na manhã desta sexta-feira (4). Os animais viviam no Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova,A decisão de retirar os animais aconteceu após denúncia de possível insalubridade nos locais habitados pelos gatos. A operação aconteceu sob protestos de representantes de ONGs que defendem os animais.
Os gatos apareceram no local na década de 90 e passaram a ser tratados por voluntários e organizações, que dão tratamento veterinário e alimentação. Uma integrante da Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (Anida) alega que a prefeitura está descumprindo a lei de animais comunitários, de 2008, que garantiria a permanência dos felinos no local.
Durante a operação, funcionários da prefeitura utilizaram uma rede para capturar os animais. Após a captura, eles "dobravam" a rede com os gatos dentro, para que não tentassem fugir. Os integrantes das ONGs gritavam para os felinos fugirem.
Após o fim da retirada, os gatos devem ser levados para o gatil São Francisco de Assis, no Centro, e para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste. No entanto as ONGs alegam que os animais não recebem tratamento adequado nestes locais.
Segundo a Prefeitura, a medida foi tomada pois a Subsecretaria de Vigilância Sanitária constatou que a urina e as fezes deixadas pelos animais ofereciam riscos à saúde das pessoas que frequentam o prédio, principalmente as crianças da creche da Prefeitura.
Quando o local foi vistoriado, constatou-se ainda que os gatos também estavam sujeitos a perigo. Muitas vezes, ficavam feridos e até morriam no contato com a rede elétrica. Como esclareceu a Prefeitura, o CASS acabou se tornando lugar onde as pessoas costumavam abandonar gatos, inclusive doentes, o que dificultava o controle de doenças.
"Eles não são bem cuidados (nesses locais). Aqui as organizações compram rações de qualidade para eles. Nos abrigos eles dão Ração de baixa qualidade. Aí eles já acostumaram com a ração boa e não comem a outra", disse Andrea Lambert, representante da Anida.
O secretário de proteção e defesa dos animais, Rafael Aloísio Freitas, esteve no local e afirmou que só cumpriu ordens do prefeito. "Estou aqui para poder garantir a proteção dos animais e a determinação do prefeito", disse o secretário.
A integrante integrante da ONG Oito Vidas Lilian Queiroz conseguiu recuperar um dos gatos da prefeitura, durante a retirada.
FONTE: G1
********************
3 - Publicação by Lilian Queiroz de Sousa.
******************
5 - MATÉRIA DO JORNAL EXTRA
Apesar de protestos, Prefeitura retira gatos do CASS durante a madrugada
Agentes da SEPDA recolhem os gatos Foto: Reprodução/Facebook |
Apesar dos protestos de organizações de proteção aos animais, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) da Prefeitura do Rio de Janeiro realizou, no fim da madrugada desta sexta-feira, uma operação para recolher os cerca de 150 gatos que viviam na área externa do Centro de Administração São Sebastião (CASS), na Cidade Nova.
A veterinária e ativista Andréa Lambert chegou ao local às 5 da manhã para acompanhar a retirada dos animais, mas alega ter sido impedida pelos agentes da (SEPDA) de acompanhar a ação.
- Foi uma operação de guerra. Uma coisa muito drástica. A gente queria acompanhar a captura para ver se eles estavam fazendo tudo de acordo, mas eles impediram. Um outro voluntário achou uma gata morta perto do portão. Acreditamos que ela foi morta na captura. Eles pegaram os gatos puxando com uma rede, quase enforcavam os animais - denunciou a médica.
Uma gata foi encontrada morta após a captura Foto: Reprodução/Facebook |
Mesmo sem entrar no local, Andréa e Maria Nogueira, presidente da Sociedade Zoófila Educativa (SOZED) conseguiram recolher três gatos. Elas não sabem quantos felinos foram capturados. Os animais seriam levados para o Gatil São Francisco de Assis, local que já está superlotado, segundo os protetores dos animais.
- Tem o gatil que foi criado para receber os gatos do Campo de Santana e o Gatil de São Francisco, da Fazenda Modelo, para gatos que vêm de outros locais. Mas eles estão lotados. Os gatos estão doentes, não tem medicamento. Os voluntários têm que levar medicamento. Há surto de doenças na Fazenda Modelo. Os voluntários é que levam os animais para clínicas particulares. Como acabam com uma colônia protegida por lei com animais saudáveis, se eles não cuidam dos animais que eles tem? - questionou Andréa.
Na última quinta-feira, um grupo de pessoas fez um protesto no CASS para tentar impedir a retirada dos animais do local. De acordo com Andréa, eles foram recebidos pelo secretário da SEPDA, Rafael Aloisio Freitas, que informou que a ação foi baseada em um laudo da Vigilância Sanitária de 2009. No documento, há o resultado de testes realizados nas fezes dos animais, nos quais foi constatada a presença de vermes e bactérias.
Caminhão da Comlurb recolhe os abrigos construídos para os gatos Foto: Reprodução/Facebook |
Para a veterinária, no entanto, os cuidados dispensados aos gatos pelos voluntários impedem que haja qualquer risco à saúde dos funcionários e pessoas que passam pelo local. Os felinos também recebem alimentação regularmente.
- Eles estão fazendo isso para eliminar o problema. Nós poderíamos pegar os gatos, mas nossos abrigos também já estão lotados. O mais importante é que esses animais são protegidos por lei. Quando questionamos por que estavam usando um laudo de 2009 para retirar os animais, o secretário nos disse que estava apenas seguindo ordens. Se mandarem matar os gatos, ele vai cumprir? - questionou Andréa.
De acordo com Maria, da SOZED, as ONG's entraram com uma Ação Civil Pública contra a remoção dos animais, mas o pedido ainda não foi julgado.
Uma petição online também foi criada no site "Panela de Pressão" para pedir a permanência dos bichanos no local. O texto alega que a colônia existe há mais de 15 anos no CASS e sua retirada seria contra a lei.
O decreto 23.989, de 2004, estabele como Animal Comunitário aquele que "apesar de não ter proprietário definido e único, estabelece com a população do local onde vive vínculos de dependência e manutenção".
Manifestantes protestam contra a retirada dos animais do CASS Foto: Reprodução/Facebook |
O texto determina ainda que o animal comunitário será “preferencialmente mantido no local onde se encontra, sob fiscalização da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais”.
De acordo com a Sepda, 52 gatos foram transferidos hoje para o Gatil São Francisco de Assis. O órgão afirmou ainda não ter registrado nenhum ferimento ou morte de animais na ação. A Secretaria informou ainda que todos os animais foram identificados e receberão tratamento veterinário. Os protetores poderão se cadastrar para ter acesso ao local.
Cerca de 200 animais vivem no local Foto: Reprodução/Facebook |
******************
6 - MATÉRIA DO SRZD
Mais de 150 gatos abandonados serão levados para colônias superlotadasRedação SRZD
A Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais do RJ (SEPDA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão desepejar, nesta sexta-feira, mais de 150 gatos que vivem nos arredores do prédio onde funciona o Centro de Administração São Sebastião (CASS), o centro administrativo da prefeitura.
Os animais serão levados para o Gatil São Francisco de Assis e, talvez, para a Fazenda Modelo, locais que já estão superlotados por conta da quantidade de animais abandonados pela cidade.
A Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais (ANIDA) mostrou preocupação pelo fato de que a retirada será feita em dia de jogo do Brasil na Copa, e os animais podem não receber a assistência necessária. Além disso, alegam que a remoção é inútil, já que, em pouco tempo, outros gatos estarão no local novamente.
A colônia do CASS foi criada há mais de 15 anos devido ao grande número de gatos abandonados. No local, os gatos são alimentados com ração premium, castrados e tratados em clínicas veterinárias, em casos de doença. As despesas são pagas por voluntários.
Secretaria dos Animais garante integridade e saúde dos gatos
Em nota ao SRZD, a Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) informou que a decisão de retirar os gatos saiu após denúncias de funcionários da Secretaria de Fazenda de que os locais onde os animais estavam eram insalúbres. O texto afirma que uma vistoria técnica foi feita no local.
"Coube a Sepda cumprir a determinação com o suporte veterinário e logístico juntamente com o CCZ, abrigar os animais no gatil São Francisco de Assis que fica no Centro do Rio, que terá uma área específica para esses animais e garantir que essa transferência seja feita preservando a integridade e saúde dos gatos".
---------------
7 - MATÉRIA DO JORNAL O DIA
Prefeitura remove 150 gatos do entorno de prédio administrativo na Cidade Nova
-------------------
8 - MATÉRIA DO JB
---------------
7 - MATÉRIA DO JORNAL O DIA
Prefeitura remove 150 gatos do entorno de prédio administrativo na Cidade Nova
-------------------
8 - MATÉRIA DO JB
Operação retira gatos da prefeitura do Rio
---------------------
9 - MATÉRIA CANAL ANIMAL - RÁDIO GLOBO
-----------------
10 - MATÉRIA JORNAL O GLOBO
Até que enfim retiraram esses gatos de lá. Trabalhei 12 anos no prédio da Prefeitura no Térreo e cansei de ver cadeiras, mesas e computadores cagados e mixados por esses gatos, fora os vômitos que tinha espalhados por todos os lados. A zoonose, quando eu trabalhava lá, fez uma vistoria no local e constatou o estado de insalubridade e ainda disse que se fosse uma firma particular ela interditaria o local.
ResponderExcluirVá pro inferno, seu desgraçado! Provavelmente você é um dos "cabides de emprego" que já trabalharam na Prefeitura, sugador de dinheiro público e coçador de saco! Vá pro diabo que o carregue e encontre no inferno o Prefeito, o SecreOtário da SEPDA e a equipe de matadores do CCZ!!!
ExcluirSeu péla saco!! Vá fazer um trabalho voluntário e ajudar animais e pessoas que vivem nas ruas, sem comida, sem água limpa para beber, e muitas vezes doente! Espero que você caia dentro de um bueiro e morra afogado no esgoto, e encotre por lá o Prefeito e sua cambada de assassinos de animais comunitários!!!!
ExcluirE você, já te retiraram da mordomia desse empreguinho de vagabundo? Seu parasita do poder público, seu cerébro deve ser de uma ameba,único emprego capaz de arrumar.Infeliz, se os gatos te incomodavam fizesse como muitos protetores VALENTES, CORAJOSOS, HONESTOS E INTELIGENTES fazem todos os dias, cuidasse desses anjinhos abandonados a própria sorte. Vai aprendendo aí seu egoísta. Cresça e apareça.
ExcluirQual seria o risco apontado no laudo?
ExcluirEspero que agora as mesmas cadeiras, computadores e mesas sejam contínua e diariamente mijados por ratos, de preferência infectados com leptospirose, e que todos os que tem essa sua mentalidade pequena adoeçam e morram.
Excluirminha esperança é q com essa mente doente sua, vc tb ensine seus filhos a te abandoranar qd mais precisar. Vai acabar mendigando nesse mesmo jardim.
Excluirè bom ter coração e ajudar ao invés de criticar e apoiar atos desse tipo. Gatos são seres sensíveis, dóceis ,e não atrapalham a vida de ninguém.
ExcluirVcs. é que são uma praga p/ a sociedade! Vai estudar e fazer um concurso publico e sai da teta do governo!!!
ExcluirENQUANTO.ISSO.VOCÊ.AINDA.PERMANECE.VIVO.,SEM.EDUCAÇÃO.E.COM.A.BOCA.SUJA,.O.QUE.PARA.MIM.É.MUITO.MAIS.INSALUBRE.DO.QUE.A.CONVIVÊNCIA.COM.DEJETOS.DE.QUAISQUER.ANIMAIS...ATÉ.DE.ELEFANTES...COM.TANTAS.QUALIDADES.VOCÊ.TEM.QUE.PERMANECER.ANÔNIMO.MESMO.,PORQUE.ASSIM.ESCONDIDO.ESCAPA.DE.SER.REMOVIDO.DE.QUALQUER.AMBIENTE.POR.DANOS.AO.PLANETA.PELA.SUA.EGOISTA.E.NADA.GIENEROSA.ATITUDE.PARA.COM.OS.MAIS.FRACOS.E.DESVALIDOS.,.
ResponderExcluiradorei sua resposta ao "anônimo".
ExcluirGatos não fazem Coco em cadeiras seu mentiroso!! Sr. ANÔNIMO>>Vai coloaca a "sua cara" Ai seu nome!!SE fossem assim nos humanos deveriamos ser retirados desse planeta Terra,,porque causamnos tantos danos,,,GAtos vômitar em cadeiras computadores..Mentiroso!!
Excluir- Realmente... uma mentira deslavada... gatos não se comportam assim.. são limpos e todos sabem... enterram suas fezes..
ExcluirEm contrapartida humanos cagam até nas ruas...
As pessoas se consideram donas do planeta. Se acham no direito de se sentirem incomodadas. Esta planeta nao é só nosso..depois terao que pagar pelo mal que fizeram a natureza. Mas a questao é os gatos eram castrados?? Pq a populaçao vai dimunuindo com o tempo. Eu cuidei sozinha de uma colonia de gatos tirei os mansos ficaram os ariscos...cuidei por 5 anos todos os dias e agora nao sobrou nenhum..infelizmente eles nao duram por muito tempo e como eram todos castrados a populaçao so diminuiu. Nojo deste prefeito!!
ResponderExcluirEles são castrados, mas o problema é que diariamente são abandonados mais gatos no local. As protetoras explicaram que se a prefeitura coibisse o abandono, em pouco tempo a colônia acabaria, mas não quiseram ouvir. Preferiram tomar uma medida violenta, que nada resolverá. Apenas fará mal a centenas de seres vivos, mas isso não é nada pera as pessoas que provocaram este desastre.
ExcluirVoces querem os gatos lá, mas e quem não quer? o mundo não é só de vcs. o secretário da Sepda agiu certo, tirando aquela gatarada de lá.
ResponderExcluirVocê até pode ser contra a permanência dos gatos lá, o problema é defender a forma como a retirada foi conduzida... Esse Rio está cheio de fascistóides mesmo!
ExcluirA questão não é tirar de lá os gatos, mas com planejamento, cuidando para que fossem transferidos para um gatil onde tivesse todo o amparo que nossos animais merecem, com alimentação, local limpo, veterinários. Não é tirar e jogar pra morrer lentamente nessa pocilga que dizem que é esse São Francisco.
ExcluirEsse prefeitinho de merda e seus cupinchas vagabundosque trabalham nessa prefeitura merecem ser linchados e serão com certeza nas próximas eleições.Gentalha do mais baixo nível, escrotos da humanidade, quem não respeita e cuida de um animal, nunca respeitará e cuidará do semelhante.
Maria Vitória Magri
O mundo também não é só de vocês.
ExcluirO cara representa a SEPDA e tinha obrigaçao moral de proteger os gatos. Enqt vcs reclamam dos gatos e do transporte, tem quem faça a diferença!!! Eu moro no Leblon, nunca peguei trem na vida e tenho 4 gatos desse local. Adoraria poder pegar muitos outros. Mas entendo vc não gostarem de bichos, talvez tb odeiem as pessoas e a vida q vcs tem. Eu tb não quero metro no Leblon, mas nem por isso vou explodir a obra ou desejar q morram. Simplesmente votaremos na oposição. Simples assim.
ExcluirPessoas como vc e esse prefeitinho de merda terão seu castigo, não cabe a nós isso, Deus sabe de todas as coisas....
ResponderExcluirna minha opinião pessoas como vc são desnecessárias a esse mundo, que esta como esta por culpa de gente como vc, FATO!!!!!!!!!
e só mais uma coisinha, se esses anjinhos estavam aonde estavam, CONSTE que fo por CULPA de gente como VOCÊ, eles não estariam lá se pessoas maldosas não os abandonassem a mercê e qqer mal trato! eles não merecem perder a vida por conta do EGOÍSMO dos humanos ( se é que se pode chamar esse tipo de gente de humano).
Alugar insalubridade é uma falácia, pois não acredito que os funcionários comam as fezes e bebam a urina dos gatos. Quanto a eles entrarem nas salas, bastaria fecharem a porta que dá acesso às salas; parece mais simples e inteligente do que montar uma operação periódica de remoção dos gatos, como se fossem lixo - sem contar que terão de esperar a próxima copa para ter um dia tão propício, quando fica difícil alguma mobilização. Também seria mais inteligente se a guarda passasse a vigiar o prédio, e coibisse o abandono dos animais lá. E para os superdotados que acham que isso resolverá o problema: de onde eles acham que vêm os gatos? Acham que aqueles 150 que estavam lá agora fugiram do conforto de suas casas para ter o prazer de conviver com os funcionários da prefeitura, e que agora não aparecerá mais nenhum? Não sabem que eles são jogados lá diariamente, como se fossem coisas? Não sabem que existe uma favela ali ao lado, e que ela continuará a existir?
ResponderExcluir- Bom seria se pudéssemos fazer igual com esses políticos...bem prático..
Excluircara, q prefeito de bosta eh esse, q atitude autoritaria e violenta eh essa? galera do rio, nao elejam esse cara nem qq de seus asseclas!
ResponderExcluirÔ desgraceira do DIABO !!!! pagamos uma das maiores taxas de impostos do mundo e o retorno é um dos piores do mundo !!! tudo isso para sustentar um sistema público PODRE cheio de corruptos e parasitas incompetentes e mortos de preguiça,e, se isso não bastasse, são insensíveis, são vis e são covardes, Preferem resolver os problemas dos animais na base da violência, da tortura, e dos assassinatos. Com a nossa arrecadação, se não fossem os ladões do dinheiro público... os sangue-sugas até todos os animais teriam moradia e tratamento 5 estrelas !!!!
ResponderExcluirA PREFEITURA TINHA QUE SE PREOCUPAR EM FAZER CAMPANHA DE CASTRAÇÃO DE GATOS E CACHORROS DE RUA E PESSOAS QUE NÃO PODEM PAGAR. A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS PARA OS BICHOS, AJUDAR A SUIPA QUE ESTÁ SUPER LOTADA. NÃO É MAIS FÁCIL MATAR OS BICHOS, AGORA QUANDO ESTIVER INFESTADO DE RATOS E BARATAS, VAI SENTIR FALTA DOS GATOS.
ResponderExcluirpelo menos o prefeito não pode viver publicamente a vida q gostaria pq ele sabe ser pecado. Por isso ele faz tanta maldade com homens e bichos. Mas ele tem alguem a quem ama e Deus o utilizará para mostrar o q é dor!
ResponderExcluirDivertido vai ser a infestacao de ratos (animais mesmo) na prefeitura. KKkKkkk E xixi de rato fica lindo nos arquivos. Se juiz já pegou lepstopirose, imagina eme bslcao e administrativo... Espero q a UPA salve voces...
ResponderExcluirPara as pessoas que com suas atitudes imaturas provocaram esse massacre: por que simplesmente não reivindicaram o fechamento da porta de acesso ao prédio, para impedir que os gatos recém abandonados, que chegam apavorados, entrassem no prédio para se esconder? Por que não reivindicaram que a guarda municipal passasse a vigiar o prédio, como é sua atribuição, e detivesse as pessoas que jogam animais lá diariamente? Será que elas são invisíveis? Por que, em vez disso, fizeram campanhas para incitar o ódio aos animais que não têm culpa nenhuma de estar naquela situação? Por que espalharam falsidades sobre insalubridade? Se as sugestões das protetoras tivessem sido ouvidas, nada disso teria acontecido, e ninguém teria sido machucado ou morto. O que fizeram foi uma covardia. Depois dizem que os defensores dos animais é que são emocionais! Onde está a racionalidade deste ato brutal contra animais indefesos? Onde está a racionalidade dessa alegação de insalubridade? Onde está o descontrole emocional nas sugestões que foram levadas ao secretário?
ResponderExcluir- Mentira deslavada essa coisa de insalubridade... ali tem espaço para os animais procederem com seus instintos como conhecemos ser o dos gatos...e mesmo que eles ão tivessem esse instinto, bastaria fazer o que fazemos nas nossas casas... higienizar sairia mais barato do que essa violência..e os bichinhos ficariam no seu habitat sem traumas..
ExcluirQue atitude autoritária, como que o povo do Rio aguenta isso? E ainda tem pau mandado que defende e inventa desculpas para tal atitude? Coitados dos gatos que não fazem mal a ninguém, e naõ sujam tanto assim como dizem. Por que não ajudam eles ao invés de apoiar a atitude do Prefeito?
ResponderExcluirPor isso que eu não acredito em finais felizes para animais comunitários. Vivemos num mundo de egoístas que só pensam em si mesmos; mil pessoas podem gostar do animal comunitário, mas basta uma não gostar que o animal está em risco.
ResponderExcluirBasta ver os mais de 200 gatos da Santa Casa de São Paulo, que em 2008 "sumiram". Na verdade foram entregues à Dalva, a assassina da Vila Mariana, mas ela nunca teve que prestar contas porque as enfermeiras responsáveis pelo extermínio recusaram-se a depor na época em que o caso veio à tona.
Engraçado é que tem uma porrada de gente defendendo e reclamando, mas na hora que convocam pra pressionar o prefeito de merda lá no CASS, vai só meia dúzia de corajosas....
ResponderExcluirO problema foi o horário - seis e meia da manhã. Seria melhor na parte da tarde, após o trabalho.
ExcluirPodiam ter ido junto com os professores pq isso tb é falta de educação ambiental!!!
ExcluirVamos dar a respostas nas urnas, esse desgraçado nunca mais será eleito, se depender de mim.
ResponderExcluirestou preparada para votar na oposicao desses caras. Em gente bandida assumida!!! Quero ver essa gangue atual perder com menos de 2 digitos. 2 minutos de tv da para dizer mt coisa. Vai dar bispo na zona sul!!!
ResponderExcluirÉ uma patifaria imensurável. Por que retirarem os gatos de um local que é público? Funcionários públicos - com rarrrrrríiiimas exceções - são uma corja de vagabundos, incompetentes, mentirosos, pouco asseados. O fato de serem funcionários públicos já depõe contra eles, fossem competentes e estariam trabalhando em empresas privadas e ou seriam autônomos. E anônimo: se o "bispo" ao qual você se refere for um evangélico, não vote nele. Pessoas como esses bispos evangélicos têm apenas uma amor: DINHEIRO!
ResponderExcluirE por esse motivo q eu ñ voto prefiro paga 3,50 de multa a votar em um mostro desses ,os gatinhos ñ fazem mau a ninguem ,EDUARDO PAES É UM ASSASSINO
ResponderExcluirLamentável!!!! Pessoas q/ não respeitam e nem valorizam a vida!!! Se pudesse votaria em gatos e cachorros!!! Eles valem mais do que esse bando de selvagens!!! Em outubro vou dar uma banana pra eles!!! Infelizes !!! Verdadeiros selvagens!!! Prefeito , secretários , e toda essa corja!!!
ResponderExcluir