23/07/2014

Javalis - Grupo quer provar que RS e SC estão livres de peste suína

O negócio é que eles ainda querem negociar as carcaças dos javalis abatidos..... Vejam a exploração até para o artezanato e a preocupação com a tal peste suína..... Ô gente maldita e horrorosa!!!!!!
----------------------------------------
Fonte: Bom Negócio
------------------------------

O Ministério da Agricultura, a Embrapa e veterinários de serviços estaduais desenvolveram um plano de contingência para conter a peste suína clássica em suínos asselvajados (cruzamento do javali europeu com o porco doméstico). Segundo comunicado do ministério, em janeiro de 2013 o Ibama liberou o abate para controle populacional
desses animais, e o grupo de técnicos trabalhou numa proposta para normatização para trânsito de carcaça de animais abatidos, que ainda será discutida com outros setores do ministério.

O resultado do trabalho foi apresentado sexta-feira na Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), e segundo a coordenadora geral de Combate às Doenças, Denise Euclydes, o estudo subsidiará o pleito a ser apresentado ainda este ano à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), buscando o reconhecimento internacional dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina como zona livre de peste suína clássica.
“Com este trabalho apresentado pelos colegas teremos condições de mostrar para OIE que nós conhecemos a dinâmica dessa população de javalis e que possuímos um sistema de vigilância eficaz, de modo que se houver um episódio da doença nessa população, não colocará em risco a população suína comercial, pois estaremos preparados para atuar rapidamente”, destaca em nota.

A veterinária e pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Virgínia Santiago Silva, comentou que o trabalho realizado pela equipe foi muito produtivo. “Foi um grande desafio, mas atuamos com um grupo comprometido e capacitado para garantir hoje que a situação sanitária do Brasil se torne mais consistente com os procedimentos adotados”, afirma.

O javali europeu é uma das mais conhecidas espécies de porcos selvagens e um animal exótico à fauna brasileira. Foi introduzido no país para exploração comercial, mas não se desenvolveu, resultando na soltura dos animais, que nos ambientes naturais tornaram-se asselvajados.

Estes animais ao cruzarem com o suíno doméstico se disseminam pelo território nacional e em vida livre são considerados nocivos às espécies silvestres nativas, ao meio ambiente, à agricultura e à pecuária. São animais de grandes dimensões, podendo o macho pesar entre 130 e 250 quilos e as fêmeas entre 80 e 130 quilos.

Fonte: Boa Informação

5 comentários:

  1. Ainda chamam isso de bom trabalho? Bom trabalho seria se não trouxessem animais de outros países para depois exterminá-los de forma covarde.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que, cada vez mais, Santa Catarina sofra com enchentes, tufões e outras catástrofes naturais, até afundar de vez e que o mesmo aconteça com o RS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo, sem dó e nem piedade.

      Excluir
    2. Marcia Tu não sabe o que fala!!! Desejar desgraça para os inocentes. Não são todos do RS e SC que são favoráveis á caça. Tua opinião radical parece com o mesmo dos caçadores. Acham que são donos da razão.

      Excluir
  3. O abate de javalis esta custando a vida de muitos animais nativos abatidos pelos mesmos caçadores. Caçador não respeita nada, que se atravessa em sua frente. Além de tudo ninguém fiscaliza nada no Brasil !!!! Além de javalis( exótica) os porcos queixadas e caititus também são vetores de peste suína. Será que "eles" também irão solicitar a caça desses animais?! Alguém dúvida disso!!???

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪