Sinceramente, gente, o Japão é tão avançado, tão civilizado.... como é capaz desta caça maldita às baleias e massacrar golfinhos na baia de Fiji? Como entender, meu Deus?
----------------------
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse hoje ao Parlamento que irá aumentar os esforços para recomeçar a caça de baleias, apesar de um tribunal das Nações Unidas proibir a morte de cetáceos na Antártida.
Os comentários do governante colocam-no em rota de colisão com as associações contra a morte e comercialização de baleias, que esperavam que a decisão judicial terminasse de vez com esta prática nipónica.
"Quero recomeçar a comercialização de baleias, conduzindo pesquisa para obter dados científicos indispensáveis à gestão dos recursos das baleias", disse Shinzo Abe numa comissão parlamentar.
"Para isso, vou aumentar os esforços para obter a compreensão da comunidade internacional", acrescentou.
Abe argumentou que, ao contrário da perceção dos estrangeiros, segundo a qual as comunidades organizadas em torno desta prática matam os animais sem misericórdia, as cidades piscatórias apreciam a carne de baleia e mostram respeito para com estes mamíferos, organizando serviços religiosos no final de cada temporada de caça.
De acordo com o responsável, citado pela AFP, "é lamentável que esta parte da cultura japonesa não seja compreendida".
O ministro da Agricultura e Pescas japonês afirmou no final de abril estar disposto a manter a caça de baleias no Pacífico Norte, apesar da recente decisão do Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) de ordenar o cancelamento do programa de captura na Antártida.
De acordo com a agência noticiosa japonesa Kyodo, Yoshimasa Hayashi disse que o ministério vai defender o programa para "manter a cultura de consumo de baleia e garantir o fornecimento de carne baleia", sempre que seja sustentável para populações dos cetáceos.
O governo japonês declarou já que vai aceitar a decisão do TIJ, de 31 de março, a determinar o cancelamento do programa de pesca com fins científicos no oceano Antártico por considerar que o objetivo deste programa não se ajusta às exigências da legislação internacional.
Apesar da sentença só afetar as campanhas na Antártida, a decisão podia ameaçar o programa de caca de baleias, também para fins científicos, no Pacífico Norte.
Hayashi admitiu que o governo nipónico ainda não tomou uma decisão sobre se a frota do Pacífico Norte vai zarpar no final deste mês, como é hábito, para dar início à campanha anual.
Além deste segundo programa de pesca científica, o Japão continua a capturar, para fins comerciais, espécies mais pequenas de cetáceos, incluindo golfinhos, junto às suas costas.
FONTE: DN.PT
Fico indignada. Eles pretendem desrespeitar uma decisao de uma corte internacional. Um absurdo. Eles devem se achar melhores que o restante do mundo. Espero que sejam abordados por navios ligados a protecao das baleias, e nao consigam alcancar o objetivo deles.
ResponderExcluirJaponês ridículo! Se acha o melhor do mundo!!!! Arghhhh!
ResponderExcluirLígia
Cara de pau, dizendo que é pesca científica.
ResponderExcluirMenosprezando a inteligência alheia, pois todos sabem que é pra COMER.
NOJO.
Maria Vitória Magri
Outro dia me lembrei da música do Roberto Carlos (acho que ele se perdeu com a idade mesmo ....)
ResponderExcluirSeus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão
O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à furia louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão
Está na hora de outro Tsunami...
ResponderExcluirDe fato é uma contradição. Essa atitude escrota de caçar baleias e golfinhos, não combina com um povo que se prontifica espontaneamente a recolher o lixo de um estádio, após uma partida de futebol em plena copa do mundo.
ResponderExcluir