-----------------
Animal foi procurado durante 72 horas por patrulheiros e guardas municipais
RIO - Robinho, nome dado ao jacaré-de-papo-amarelo que invadiu o lago da Quinta da Boa Vista na terça-feira passada, foi capturado no início da noite desta quinta-feira por um mergulhador da patrulha ambiental da Secretaria municipal de Meio Ambiente.
O animal foi procurado durante 72 horas por patrulheiros, por guardas municipais. Biólogos do Rio Zoo ajudaram na avaliação da saúde de Robinho, que tem 1,26m e pesa 4,26kg.
Segundo o coordenador de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Fernando Capela, é provável que o animal tenha vindo do Rio Joana por causa das obras de construção do piscinão para acolher a água das chuvas e evitar enchentes na Praça da Bandeira.
Nesta sexta-feira, o jacaré receberá um chip de localização e será solto no Parque Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, que é uma reserva natural deste tipo de jacaré. Biólogos retiraram quatro escamas do animal, o que sinaliza que ele já está sendo monitorado. Com a captura do animal, o pedalinho do lago da Quinta será reaberto nesta sexta-feira.
O nome Robinho foi escolhido por um menino aproveitando a proximidade da Copa do Mundo e os dribles do jacaré. Ele atraiu muitos curiosos ao ser visto na terça-feira.
A patrulha ambiental da Secretaria municipal de Saúde já havia instalado armadilhas no lago, mas Robinho conseguia escapar. O animal foi pego duas horas após os patrulheiros terem deixado o barco com o qual faziam a busca e entrarem na água para encurralar o jacaré.
Durante a captura, os agentes encontraram uma família de gambás próximo ao lago. A mãe estava com uma pata quebrada e os filhotes com fome. Os animais foram levados para a veterinária do Centro de Estudos da Universidade Estácio de Sá.
FONTE: O Globo
Os humanos decidem fazer uma obra e os animais não sabem onde se refugiar.
ResponderExcluir