12/06/2014

Alguns cavalos são retirados de Paquetá por conta de maus-tratos

Como comentei no último dia 10/06, a Prefeitura, através da SEPDA e Secretaria do Meio Ambiente, iriam cumprir nesta semana a ordem judicial de fiscalizar e retirar só os cavalos que estivessem sofrendo maus-tratos. Esta é uma ação de 2010 promovida por um morador daquela Ilha. Confira aí e repare que a Juíza, REPITO, não mandou acabar com as charretes e sim só retirar aqueles cavalos que não estiverem em condições de trabalho:


Ontem, então, lá foram os Secretários das referidas pastas, técnicos e funcionários para a tal fiscalização.  Ao final da tarde, o próprio SEPDA nos informou: "Teve um momento em que os ânimos ficaram meio exaltados por parte dos charreteiros, mas foi contornado. Participaram da ação SEPDA, DPMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Estadual de Ambiente". Ao todo foram recolhidos 3 cavalos e levados para a Fazenda Modelo. Vejam as fotos  abaixo e quer saber? tô gostando muitcho do comportamento do atual SEPDA, Rafael Aloísio. 

Nunca antes nesta Prefeitura, houve um Secretário à frente dos casos apresentados.... A primeira Secretária, Maria Lucia, chegava ao trabalho às 16hs e quando protetores a procuravam, ela mandava para os assessores atender pedindo que desse "tratamento humanitário" aos casos daqueles acumuladores.... hehehe.... aliás, por falar nisto, vou apurar se ela continua lotada na Câmara do Município recebendo um salário em nome dos animais sem nunca ter ido nem assinar o ponto.... uma patifaria só que nem denunciando dá jeito:














18 comentários:

  1. É um absurdo!!!tinha q tem recolher todos, pois são tratados como lixo o q não deveria por serem eles ajudar no sustento da cidade.
    Estive lá e me recusei andar de charrete não sou a favor.
    Pq não cuidar com carinho e amor já q precisa dos cavalos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito em "cuidar com carinho" e "explorar" fazendo-os puxar carroças, que por si só, já são extremamente pesadas. Estes serviços foram românticos no século passado, para este século já temos outros tipos de transportes e que seriam ideais para aquela ilha. A exemplo para substituir os cavalos, poderiam colocar carrinhos elétricos com as mesmas capacidades de passageiros que têm as carroças.

      Excluir
    2. E que tal a SEPDA dar um passeio, como quem não quer nada, ao redor das favelas do Rio? Há um número elevado de carroças fazendo serviços de frete, e que em sua maioria, carregam entulhos e os despejam em vias públicas logo adiante de onde os recolheram. Já observei pelas ruas carroças com excessos de pesos, cavalos maltratados, cavalos cansados e também, carroças guiadas por crianças e que chicoteiam os animais pelo prazer da velocidade. Já me indispus muito com isso nas ruas e com vizinhos que contrataram esses serviços, mas como sabemos, "uma andorinha não faz verão", e então, sozinho ainda corro riscos...

      Excluir
    3. Norma Valle: Francileide,faço minhas as suas palavras. Os turistas têm muita culpa,se se recusassem como você e eu fizemos,as coisas mudariam .

      Excluir
  2. Pois é, os grandes culpados são os próprios "turistas" que usam e abusam dos animais, mesmo vendo em que estado estão!!! GENTALHA !!! E os carroceiros tem de matar todos. Paredão neles!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mês passado, minha esposa e filha estiveram no Ceará a passeio e uma das orientações foi a de que não contribuíssem com qualquer passeio ou evento que se utilizasse da exploração animal... e assim foi feito. Você Teresinha Winter, foi correta em sua observação, pois não havendo procura, não haverão ofertas.

      Excluir
    2. NORMA VALLE: Teresinha e Alexandre,vocês estão cobertos de razão.

      Excluir
  3. Onde fica a lei de maus tratos aos animais?? Só no papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, no papel, até que apareçam administradores públicos que não tenham o coração cofrinho, como tantos outros que estiveram por aqui e que só pensaram em retornos financeiros.

      Excluir
  4. E por que deixaram chegar a esse ponto? E não era por falta de denuncias, pois foram denunciados desde que aconteceram as intervenções dos cavalos doentes e maltratados de Petrópolis. A prefeitura do Rio fechou os olhos para os cavalos de Paquetá até agora. Se procurar direitinho, tem cabo eleitoral controlando a exploração destes serviços de lá.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, que sirva de exemplo para todos os charreteiros de lá. Ainda que gostaria muito que acabasse de vez.

    ResponderExcluir
  6. nunca uso transporte animal nesses 'passeios'. é por aí msm: se todos pararem de usar, vai acabar a procura e por conseguinte a oferta!

    ResponderExcluir
  7. Sugestão para os charreteiros que tiveram seus cavalos recolhidos não ficarem sem trabalho, vão catar papelão, latinhas, vidros e garrafas pet porque nesse ramo de reciclagem não há perigo para a matéria prima sofrer dor ou maus tratos.

    ResponderExcluir
  8. Moro no Paraná, e a exploração desses animais em carroças, charretes e trabalhos agrícolas é comum em todas as regiões e praticamente em todos os municípios, e o abuso, os maus tratos é geral. Morei no município de Marechal Cândido Rondon, e lá os exploradores são muito FDP, O proprietário usa o animal no trabalho agrícola durante o dia e aluga o mesmo animal para outro desgraçado para jornada noturna ! O animal cansado para "render o trabalho", pois o FDP "esta pagando" apanha e apanha muito, de ficar bem visível os sinais maus tratos.... Lá o número de cavalos é pequeno, pois preferem as vacas que além de comer menos, dão leite e fazem o mesmo trabalho do cavalo... Evelina

    ResponderExcluir
  9. Eu já disse aqui e repito: o MST nasceu no Paraná. O que esperar desse lixo de gente? Lá, o atual governador dá casas novas, de alvenaria, em substituição às antigas, de madeira. Mas, obviamente, não há nenhuma bondade nisso. É apenas uma variante do "Bolsa Família" - ou "Bolsa Voto", como queiram. Haja!

    ResponderExcluir
  10. Existe o projeto Cavalo de Lata porque não o implementam? Já era esse lance de usar animais para trabalho escravo, tira mesmo. Aliás a SEPDA anda trabalhando e muito!

    ResponderExcluir
  11. A irmã do Chico Buarque mora na ilha e é a favor das charretes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é a favor das charretes está contra os cavalos, não dá pra fazer mais barato, concorda?

      Excluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪