Lamento, profundamente, a morte do leão Juba cuja trajetória foi acompanhada por nosso blog. Participamos das campanhas da Mata Ciliar para que os recursos fossem arrecadados objetivando oferecer uma vida melhor à este ser tão sofrido.... Sinto tanto sua perda.....
TEM Notícias - Rede Globo - 16/02/14
Nossas postagens e em seguida uma matéria do Estadão citando o caso:
- Leão Juba se adaptando ao novo espaço - Mata Ciliar
- Leão abandonado ganha tratamento e novo lar
- Após viagem de oito horas, Leão Juba chega a Jundiaí, SP
- A história do leão Juba no Fantástico de amanhã
- Leão Juba viaja para a reserva ecológica de Jundiaí, em São Paulo
- Juba está chegando!! eba!!! Vejam a situação do zoo e centro de triagem de Fortaleza - CE
- INSTALAÇÕES DO LEÃO JUBA ESTÃO QUASE PRONTAS
- ONG FAZ CAMPANHA PARA TRAZER LEÃO DO CE
- CAMPANHA PARA AJUDAR O LEÃO JUBA
- CAMPANHA PARA O LEÃO JUBA QUE AINDA NÃO TEVE A VIDA QUE MERECE
Notícias UOL - Divulgação/Centro Mata Ciliar |
Juba morava havia 20 meses em santuário da Associação Mata Ciliar. Antes, animal esteve em parque no Rio e zoológico em Fortaleza, onde viveu em condições precárias
SOROCABA - Os maus-tratos sofridos ao longo de muitos anos em cativeiro encurtaram a vida do leão Juba, retirado há 20 meses de um zoológico de Fortaleza (CE). O felino morreu nesta terça-feira (25), em Jundiaí, três dias depois de ser
submetido a uma cirurgia para aliviar as dores de uma artrose.
submetido a uma cirurgia para aliviar as dores de uma artrose.
Juba tinha 20 anos, porém, em condições adequadas, poderia viver mais dez anos em cativeiro - na natureza o tempo de vida é mais curto. O corpo do leão foi levado para uma universidade e será usado em pesquisas.
Quando foi acolhido pela Associação Mata Ciliar, que mantém um santuário ecológico em Jundiaí, Juba já estava com a saúde bastante abalada. Por causa das dores no corpo, quase não conseguia se levantar para tomar água e comer. Uma equipe de 15 profissionais, entre veterinários e biólogos, tentou reduzir as sequelas dos maus-tratos com um procedimento cirúrgico. Mas o animal não se recuperou. Em nota, a associação informou que "tudo o que pode ser feito pelo Juba foi realizado".
Histórico. A história do leão Juba é repleta de omissões e descaso. O felino morava em um parque no Rio de Janeiro que foi interditado em 2001 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) depois que os fiscais encontraram 80 animais mortos. Na época, a suspeita recaiu sobre a falta de alimentação, pois a maioria estava abaixo do peso.
Juba foi transferido para outro zoológico particular, o Paraíso Perdido, em Fortaleza, mas sua situação não melhorou. Por falta de cobertura, os animais ficavam sob o sol escaldante. Em 2006, o zoo cearense também foi interditado e Juba foi para um centro de triagem, onde ficou três anos à espera de adoção. A Mata Ciliar construiu um recinto especial para ele, com dinheiro arrecadado em campanhas. Juba foi transportado de avião até a cidade paulista e morreu nesta terça-feira.
FONTE: Estadão
Que triste vê-lo dessa forma! Um leão, imagem tão imponente e atraente, reduzido a uma carcaça tão frágil devido a maus tratos humanos... Ser desgraçado esse ser humano! Que Juba tenha paz agora, livre de dores! Deus o abençoe, Juba!
ResponderExcluirTriste demais. FIM AOS ZOOLÓGICOS!!!
ResponderExcluirTenho horror aos zoológicos. Jamais levaria uma criança para ver os pobrezinhos presos,confinados e na maioria das vezes maltratados. Não consigo entender como as pessoas não ficam indignadas com essa situação e passeiam por lá como se fosse a coisa mais natural do mundo:estar preso para um bando de idiotas ficarem olhando e rindo. Nojo!
ResponderExcluirAssino embaixo Norma, as pessoas passeiam por ali como se tivessem passeando num parque de diversão..........nojento!!!
Excluireh muita pretensao um pais m*** como o nosso achar q consegue gerenciar um zoo
ResponderExcluirTodas as minhas lágrimas por você, Juba!
ResponderExcluirFiquei muito triste pela notícia, que finalmente ele descanse em paz.
ResponderExcluirUm beijo no focinho do Juba.
ResponderExcluirDescanse em paz, amigão.
Rita de Cássia - PR
Sinto tamanha tristeza em ver o descaso do homem com relação aos animais, tão inocentes,tão puros, tão á merce de uma raça desumana, sem amor á nada, sem respeito á nada... Como dói ver o corpo deles sem vida,sofrido.cheio de sequelas causadas pelo homem e sua ganância desmedida. Como odeio á todos que maltratam os animais.
ResponderExcluirÉ por isso q os zoológicos
ResponderExcluirdeveriam acabar
Ele só sofreu, os responsaveis pelo animal e pelas instituições nunca vi ninguém ser severamente punido, a lei não está nem aí para os animais, coitado do bicho.
ResponderExcluirE porque não trataram com a medicina alternativa. Fazer infiltração num animal com tanta idade, não sei não. Pelo menos o sofrimento acabou. Pena que não teve a sorte de ir pro Rancho do Gnomos, ainda estaria vivo.
ResponderExcluir