Galera, eu tirei este "desabafo" do facebook BRIGADA ANIMAL e queria endossar as palavras muito bem colocadas pelo Marco Ferreira, autor do texto. Acho que ele quis se referir às pessoas se acham "protetoras" usando o chapeu alheio.
O protetor Marco, vive de tosa, banho e taxi-dog. Como começou a atender muitos casos e as pessoas que recorrem a ele acabam não bancando as despesas, as dividas se acumularam e ele
está vendendo seu carro para paga-las.
Quem tiver disponibilidade de ajudar, entre no facebook dele (ele não tem e-mail) e peça a conta para depósito, seu número de tel., ou, como enviar ajuda. Ele está "torrando" o seu carro para levantar 3 mil reais. Se for ajudá-lo, peça a comprovação das pespesas para ficar tudo sempre às claras. Tem muita gente desiludida por conta de gente patife que se aproveita destas situações se dizendo protetor, né mesmo?
Não conheço pessoalmente o Marco, mas, já falei com ele pelo tel. algumas vezes e assisti alguns vídeos de suas ações. Penso que temos sempre que arriscar, investigar, e investir no caráter de alguns protetores, né mesmo? Afinal, temos que tirar as maçãs podres do cesto e aproveitar as outras. Leiam o que ele escreveu:
Brigada Animal
Vou explicar o passo a passo de um resgate de animal para as pessoas que ficam "chateadas" comigo quando digo que não tenho condições de resgatar mais nenhum animal devido à quantidade de animais que já estão comigo no momento.
1. Resgate: Na maioria da vezes, é necessário mais de uma pessoa e material para socorrer o animal (raramente alguém oferece ajuda).
2. Transporte: É necessário um carro, pois nenhum motorista deixa ninguém entrar com animal de rua debilitado (principalmente se for grande) no ônibus. Quando não tem carro (meu caso), depende-se da boa vontade de quem quer ajudar (raridade).
3. Despesas veterinárias: Ao resgatar, leva-se ao veterinário para saber o estado real do animal. Aí vem despesas com consulta, exames e, às vezes, medicação e internação (já podem começar a calcular os valores).
4. Lar temporário: Essa é a parte mais difícil, porque todo mundo adora mandar resgatar, mas, ninguém oferece um cantinho em casa para abrigar aquele pobre animal que estava sofrendo tanto nas ruas. Aí vem a hospedagem, em último caso, na qual o bichinho fica enclausurado até ser adotado. Detalhe, a hospedagem é PAGA (acrescentem mais esse valor à conta).
5. Gastos com ração: Pra quem não sabe, uma boa ração, que mantém o animal com a saúde estável e sem que fique desnutrido, não é de graça e tem custo (somem mais esse valor, todo mês, à conta).
6. Gastos com vacinação, vermifugação e castração: Sendo filhote, é apenas necessária a vermifugação e vacinação (dependendo da idade). Agora, sendo adulto, juntem estes 3 tópicos e só aí se vão, pelo menos, 200 reais quando se consegue um "valor camarada" nestes quesitos.
7. Procura por adotantes responsáveis: Essa é a parte mais estressante e desgastante, pois é necessário conseguir um bom adotante e um lar seguro (que não trará problemas futuros para o animal). Por esta razão, uma adoção pode levar até meses.
8. Adoção.
Parece fácil resgatar um animal, não é? Mas, poucos sabem que um resgate só termina quando um animal é adotado e consegue um lar. E até isso acontecer, a pessoa que resgata fica responsável por estes 8 itens descritos acima, muitas vezes, sem receber ajuda alguma daqueles que mandam resgatar e falam que vão ajudar. Se manter 1 é difícil, imagina 25! De agora em diante só venham me pedir ajuda pra resgate se vocês se responsabilizarem por todos estes procedimentos. Do contrário, FAÇAM VOCÊS MESMOS!
Abraços.
Aliás, este protetor Marco Ferreira colocou um quadro muito intressante no seu face que, também, gostei muito. Não sei a autoria da arte. Quem souber fala p´ra mim colocar o crédito?
Eu acho até engraçado qdo. dizem : PESSOAS DE BOM CORAÇÃO.
ResponderExcluirQuem está em outro estado pode sim ajudar financeiramente, mas eu me pergunto :
SERÁ QUE NESTA CIDADE EM QUE A PESSOA MORA NÃO TEM ANIMAIS ABANDONADOS?
PQ NÃO TENTAR SOCORRER AQUELES DE SUA PRÓPRIA CIDADE?
EU SE NÃO POSSO AJUDAR FINANCEIRAMENTE, TBM NÃO VOU FICAR DANDO PALPITES EM POSTAGENS QUE SEI QUE NÃO POSSO AJUDAR POR ESTAR LONGE.
Passo por isso também. As pessoas querem que eu resgate, mas não auxiliam em absolutamente nada. Estou cansada de respostas do tipo: no meu carro não dá, meu marido vai implicar por causa dos pelos e das pulgas, eu não posso, tenho muito o que fazer; vou viajar; estou sem dinheiro; não tenho quintal; meu companheiro(a) não gosta de bicho; tenho criança pequena; minha parente está grávida... Ou daquelas pessoas que encontram o animal, tiram foto e postam na internet, mas não fazem nada e ainda ficam indignadas quando voltam ao local e descobrem que ninguém o resgatou.
ResponderExcluirNinguém quer saber da situação financeira, de saúde ou mental do protetor, só querem passar a bola. Essa semana, uma mulher que mora aqui na rua veio me falar de um cão abandonado e respondi a ela que não posso resgatar mais nenhum por falta de espaço e porque estou com cirurgia marcada para a próxima semana e sabem qual foi a resposta dela? -"Mas a senhora não pode deixar na sua casa e pagar pra alguém cuidar"? - Minha resposta foi: "A senhora encontrou o animal, está com pena dele, mas não faz nada porque acha que tenho essa obrigação, que tenho dinheiro sobrando e que não tenho vida própria?"
Passo por isso também, Victória. Na minha rua, quando não queriam que eu "consultasse" o animal, indicando medicamentos, como se eu fosse veterinária ("você que tem bicho há muito tempo..."), pegavam o pobrezinho e levavam em minha casa. Várias vezes, tarde da noite, quando atendia a campainha, crianças me entregavam um filhote de gato e iam embora. Como não sou fã de deixar animais com crianças, o bichinho ficava lá em casa. Resultado: cheguei a ter 46 gatos ocupando todos os cômodos da casa. Minha cama já perdi, tem um dentro do meu quarto (do segundo, pois fui despejada do meu primeiro quarto para abrigar gatos com estomatite). O de bagunça, eu divido com mais uma que come ração especial. E por aí vai. Minha sorte é que tenho desconto em todos os procedimentos e medicamentos, não pago consulta e o taxista faz preço camarada. Tenho amigos que não se incomodam em carregar minhas caixinhas de transporte no banco dos carros (porta-malas nem pensar, carrego nas costas, se for necessário). Já fiquei de bunda pra cima, no centro da cidade, tentando tirar um gato de dentro do capô de um carro, que acabou indo morar lá em casa. Lamento não possuir carro mas não dá pra bancar as despesas: só de ração são 60kg/mês. Mas aqui, já vi uma senhorinha que levava o cão em um carrinho de mão para a clínica veterinária e ela morava longe pra caramba! Mas não deixava de cuidar o peludo! O mundo ainda tem salvação, só precisamos banir dele os que maltratam os animais.
Excluirtudo que li aqui é o que to gritando na internet p/ a rede record que não me atende,e nem me devolve o que eu enviei.porque pedi ajuda( meu caso é pior do que este acima,perdi tudo que tinha ,minha casa foi a sociedade por pouco caso de prefeitura,politicos sujos,etc.além de tudo eu e o presidente do cons. deliberativo da época tivemos que construir as nossas custas a séde e o hospital da entidade,............
ExcluirCAIXA ECONOMICA FEDERAL:
ResponderExcluirCONTA POUPANÇA => 21 226 - 4
AGENCIA => 2538
OPERAÇÃO => 013
ITAU:
CONTA POUPANÇA => 18 833 - 1/500
AGENCIA=> 9285
ANDREIA DA SILVA AZEREDO (AMBAS AS CONTAS) ESPOSA do MARCO FERREIRA https://www.facebook.com/marcoresgate