17/01/2013

Jallikattu, a farra do boi da India, deve estar rolando adoidado


Este evento acontece todo ano como parte das comemorações de colheita em áreas rurais como Pongal, Tami Nadu e outras mais, na Índia. E o que mais me impressiona são suas características semelhantes à nossa Farra do Boi que ainda rola em Santa Catarina, como todos sabem, apesar de decisão do Supremo Tribunal Federal brasileiro.

Lá, devido a pressão dos ativistas da proteção animal, o Tribunal Superior estabeleceu regras e regulamentos para a realização do Festival nas diversas localidades. Mas, a coisa rola porque cada local os juízes interpretam ao seu gosto, apesar de reconhecer as regras/regulamentos (?). Todo ano as autoridades prometem ações para evitar os maus-tratos aos animais, mas, nada adianta.

A imprensa promove debates mostrando inúmeras cenas de tortura como podem ver neste link http://www.ndtv.com/video/player/india-decides-9/should-jallikattu-be-banned/221356 perguntando, inclusive, se isto é tradição ou crueldade. Em jan./2012, a Corte de Madras Altas (outra área rural indiana) permitiu que realizasse o evento apesar da proteção animal ter conseguido sua proibição.

Os juízes disseram aos organizadores que eles devem ter em mente que o evento em Pongal, que cai em 15 de janeiro, "não é um festival de comemorações para os seres humanos sozinho, mas, para criaturas de quatro pernas também".

O que se pode resumir é que o drama lá é grande e vocês podem avaliar, nas 3 modalidades, que os animais são abusados, torturados e explorados. Os organizadores alegam que isto não é mau-trato ao animal pois eles não morrem como nas touradas. Aliás, o evento é reconhecido como as touradas da Índia.

Estas modalidades são:
0 touro é solto em um campo aberto (ver abaixo)

vídeo de 2012

Para espanto de todos, leiam as argumentações dos promotores destes eventos. Usei tradutor do Google:



"Por favor, não compare com Jallikattu Tourada espanhol, como em uma Bull lutar contra um grupo de assassinos treinados usam lanças e espadas para matar um touro. Aqui homens e touro são desarmados, o touro tem toda a natureza a força deu-lhe o homem e sua inteligência e velocidade. O touro não é morto na Índia. No máximo, é como San Fermin no Vasco Pais ou o Rodeos norte-americana, mas mais velhos. A tradição vem da matança de Aristasura touro pelos Krishna, que é a mais antiga luta entre um touro e um ser humano na história humana.

No estado indiano de Tamil Nadu, as pessoas não precisam de capas vermelhas e espadas afiadas para domar touros, eles fazem isso com suas próprias mãos, em um esporte chamado Jallikkattu.

O antigo esporte das multidões Jallikattu poços de bravos homens jovens contra touros furiosos que ninguém vai rasgar distante, se ficar no caminho. O nome do esporte vem das palavras "Salli", que traduz como "moeda", e "kadu", que significa amarrar a moeda para os chifres do touro furioso. O objetivo dos jogadores é Jallikattu para domar o touro o tempo suficiente para reclamar o prémio.

Mas isso é muito mais difícil do que parece, especialmente porque os touros usados ​​para Jallikattu são extremamente agressivos, e os jogadores não estão autorizados a defender-se com qualquer outra coisa, mas as próprias mãos. O mais corajoso dos jovens vai tentar agarrar a projeção do dorso do touro, e pendurar, enquanto a besta na maioria das vezes agarrá-lo com seus chifres longos e atirá-lo no chão.

Nos tempos antigos, Jallikattu foi usado por reis, para testar o seu potencial filho-de-leis. Qualquer que seja o dos jogadores conseguiu domar o touro, iria ganhar a mão da princesa. Hoje em dia, prêmios consistem em dinheiro, correntes de ouro, relógios e motos. se nenhum dos candidatos a tamers bull conseguem montá-lo em sua apresentação, o prêmio vai para o proprietário do touro.

Dezenas de milhares de participantes e curiosos se reúnem sempre que um jogo está programado Jallikattu, e na maioria das vezes centenas deles acabam no hospital, com ferimentos graves, e algumas delas perdem a vida. Uma tradição secular , na região de Tamil Nadu, Jallikattu foi proibida em 2008, após acusações de que os touros são alimentados com álcool e chili é pulverizado em seu rosto, para torná-los mais agressivos. A proibição foi posteriormente removido, mas os animais são agora verificados por uma equipe de veterinários, antes Jallikattu".

-------------
video de 2011




Matéria da TV indiana sobre manifestação da PETA



7 comentários:

  1. ..maus tratos de qualquer espécie aos animais mostra o grau de imbecilidade de quem o pratica.

    ResponderExcluir
  2. Achava que lá a vaca era sagrada,que tristeza...

    ResponderExcluir
  3. Achava que lá se respeitava touros e vacas, não tem aquela estória da vaca ser sagrada? Uma tristeza isso...

    ResponderExcluir
  4. Esses imbecis, ignorantes, pré-históricos.... O sofrimento do animal, quanto ao medo... pavor... estresse, o animal fica confuso... e mesmo os ataques físicos que o animal sofre não difere de rodeio e etc... é uma prática cruel gratuita !

    ResponderExcluir
  5. Olá Sheila, eu realmente só resolvi assistir depois da "direta" que vc deu porque ninguém tava comentando.
    É que eu estou tão chocada com a série de estupros coletivos que anda ocorrendo nessa MERDA de pedaço do mundo que sinceramente já não queria ver mais nada referente a tal lugar.
    Pela forma e com o descaso que tratam as mulheres por lá, com tanta corrupção por parte de policiais, eu infelizmente não espero que respeitem qualquer vida animal. A conta deles é com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o povo já está cansado de todas as maluquices que vem da Índia, um país que vive um total caos político, social e religioso.
    Existem mais de 3000 “deuses” a serem venerados com inúmeros rituais que envolvem animais e sabe-se lá mais o que.
    Isso sem considerar a superstição arraigada profundamente na “cultura tradicional e folclórica” do país.
    Cada lei que se tenta implantar esbarra em alguma tradição popular ou ritual religioso e aí tudo para.
    A Índia até parece um país pacífico, mas na verdade é bem violento e qualquer tentativa de “controle” ou mudanças no modus vivendi deles é muito difícil e mal aceito.
    Acho que o melhor é começar com mudanças em países desenvolvidos que já tem uma população mais instruída e racional.
    Bom final de semana, bjs
    Franco

    ResponderExcluir
  7. Acho que o povo já está cansado de todas as maluquices que vem da Índia, um país que vive um total caos político, social e religioso.
    Existem mais de 3000 “deuses” a serem venerados com inúmeros rituais que envolvem animais e sabe-se lá mais o que.
    Isso sem considerar a superstição arraigada profundamente na “cultura tradicional e folclórica” do país.
    Cada lei que se tenta implantar esbarra em alguma tradição popular ou ritual religioso e aí tudo para.
    A Índia até parece um país pacífico, mas na verdade é bem violento e qualquer tentativa de “controle” ou mudanças no modus vivendi deles é muito difícil e mal aceito.
    Acho que o melhor é começar com mudanças em países desenvolvidos que já tem uma população mais instruída e racional.
    Bom final de semana, bjs
    Franco

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪