23/08/2012

O esquecimento dos animais que trabalharam nos bastidores das Olimpíadas

.
Nossa querida Áurea Abrantes, já de volta ao Brasil, nos fala sobre os animais de trabalho e em especial, aqueles que foram usados durante as Olimpíadas de Londres em que ela trabalhou. Ela questiona sobre a indiferença quanto aos animais que trabalham nos bastidores e no cotidiano.Vejam:
_________________________

Antes e durante as olimpíadas de Londres, muito se falou sobre o fato de utilizarem animais no cenário inicial da cerimônia de abertura, algo que , eu pessoalmente também discordo. Entretanto, como tive a oportunidade de estar presente em varias ocasiões e eventos nas Olimpíadas, recolhi informacões, de animais que também estavam lá, trabalhando por trás dos bastidores, com chuva ou sol, e como fazem parte da rotina do dia-a-dia pouco ou nada falou-se sobre eles.

Ao contrario dos animais utilizados no cenário de abertura, que logo apos a cerimonia voltaram para sua fazenda de origem, estes animais da cidade continuam a trabalhar, sendo explorados pelos humanos e para os humanos, com os propósitos mais diversos. Ainda que estes animais sejam bem tratados durante o período de trabalho, são animais que estão expostos a riscos e que são privados de expressarem seu comportamento natural, por imposição do dever que nos humanos, lhes impomos. Este e o meu tributo`a eles.

Cães
Um cão farejador e um cão treinado para trabalhar usando seus sentidos, e neste caso o olfato, para detectar explosivos, tracos de sangue e drogas ilegais. Há evidencia documentada dando conta de que já na Idade Media cães eram usados para rastrear bandidos e criminosos. Uma das primeiras tentativas reais para usar cães como auxilio policial na detecção de um crime foi em 1888, quando dois cães da raca bloodhound foram usados em um rastreamento-teste pelo então comissário da policia metropolitana de Londres, Sir Charles Warren, para rastrear o famoso assassino vitoriano " Jack, o Estripador" . Os resultados não foram satisfatórios já que os relatórios indicam que um dos cães teria mordido o comissário de policia, e que mais tarde, ambos cães teriam fugido, tendo sido necessário uma busca policial para resgatar os cães.
A atitude no Reino Unido foi muito idêntica a da Europa Continental no inicio do seculo 20, os cães eram considerados benéficos desde que não custassem dinheiro ou necessitassem de treinamento ou cuidado especial, uma atitude que parece ainda prevalecer em muitos departamentos de policia em todo o mundo, na atualidade.
Todos os cães da policia britânica, independente do grau de disciplina com que são treinados, devem ser licenciados para trabalhar na corporação. Para obter a licença, os cães devem passar por um teste na conclusão do seu treinamento, e depois a cada ano, ate serem aposentados, o que acontece geralmente por volta de oito anos de idade, quando então são adotados como animal de estimação, com sorte, na maioria das vezes, pelo próprio policial/treinador com o qual fazem patrulha.

foto Áurea Abrantes


Cavalos -Horse Guard Parade
Local onde foram realizadas as competições de vôlei de praia, durante as olimpíadas de Londres.
A Horse Guards foi assim nomeada por ter sido o local onde a tropa de guarda pessoal dos reis e rainhas da Inglaterra se estabeleceram desde o período do rei Charles II em 1660 e continua sendo a entrada oficial para o Palácio de Saint James e para o Palácio de Buckingham.
A cerimônia de troca da guarda acontece todos os dias da semana. A guarda pessoal da rainha e os estábulos reais também ficam ai alojados. Os cavalos e respectivo cavaleiro ficam de guarda neste posto todos os dias das 10 ate as 16 horas, e são trocados a cada hora.

foto Áurea Abrantes

http://en.wikipedia.org/wiki/Horse_Guards_%28building%29

6 comentários:

  1. Áurea, bom saber que esta de volta aqui e conosco =0)
    Como sou/fui avessa à questão os animais na abertura Olímpica, continuo com a mesmíssima opinião e perguntando:
    -Aquilo se prestou para quê? Acrescentou o que os animais ali inseridos?

    Espero que na Olimpíada brasuca façamos o trabalho de conscientização, alerta e esclarecimento, porque a questão de segurança trará as mesmas razões para usarem animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula RB eu tambem fui contra o cenario, ate assinei uma peticao da CARE2 mas como pudemos confirmar, de nada adiantou.. Apenas acho que foi feito muito barulho quando todos sabemos que animais sao utilizados em filmes ha decadas e ninguem faz nada para impedir, ate assistem os filmes, como o recente do Spielberg "cavalo de guerra" sera que alguem ja se perguntou como sao tratados as centenas de animais utilizadas por dias a fio no cenario do filme? sao centenas de cavalos, vacas, gansos e etc.. Por isso a comocao quanto aos animais da abertura pareceu-me um pouco de demagogia - preocupam-se com uns e com outros nao, do tipo, nao quero sair da minha zona de conforto, filmes com animais de verdade em cenarios do Spielberg me divertem entao nao falo nada contra...

      Excluir
    2. Bem, isto e minha opiniao claro, cada um tem a sua. Bjos

      Excluir
    3. Áurea querida, compreendi perfeitamente.

      E creio que sua postura na temática desses posts foi exemplo norteador meu nessa questão. Foi mesmo! Se eu grito por uns, devo gritar por todos. Se podem ter animais em filmes ou similares, por que não em grandes evento parecidos aos Estúdios?

      As minhas perguntas seriam apenas para questionar se levar animais ali, naquele contexto, serviram de algo tão importante na narrativa e/ou que se eles não estivessem ali ninguém entenderia o contexto?

      Eu não sei se é verídico, mas soube, certa vez, que há uma Entidade de Proteção Animal dentro de Hollywood que garantiria o bem-estar dos mesmos em cenas.

      beijo grande.

      Excluir
    4. Compreendi, pois entao concordo com voce.. Mas foram colocar um diretor de Hollywood para idealizar o evento.. Quanto ao Brasil estou bastante apreensiva para ser sincera.. Hoje mesmo no Blog foi postado que um cavalo cavalgava sem destino pela avenida Brasil e as pessoas sequer tinham conhecimento do numero a ser chamado para resgate.. Entao, a nossa realidade esta muito distante do desejado.. Espero que nao adotem nenhuma estrategia louca de ultima hora para "sumir" com os animais abandonados.. E isto vai depender muito de todos nos, ativistas e da pressao que fizermos no governo.. Beijao Paula

      Excluir
  2. mas a inglaterra é o berço da revolução industrial!!!! cavalos lá trabalham . . . esperar que brasileiros façam algo avesso a questão dos animais, acho impossivel....smos o frigorifico do planeta, como correm rios aqui de água, correm rios de sangye diariamente...e daí! a rede mac, a sadia vão continuar a fazer seus patrocinios milionários...assim como a brahma já exibe michel telo sentado para comer uma sopa de cachhorro na china...para quê !!! para agradar chibeses...será que não exportam carnes outras aquele país?
    animais de rodeios sofrem com o som alto, os chutes, tapas e dores..todos os dias no Brasil e morre um boi por segundo.
    Os animais nas olimpiadas devem estar sendo remanejados a seus lugares. Na Alemanha tem muta gente de olho aberto.
    vivian
    vivireiki@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário, porém, não publicaremos palavrões ou ofensas.
Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪