Notícia do Jornal da Ciência de 31/07/12
"Está em análise na Câmara o Projeto de Lei 2905/11, do deputado Roberto De Lucena (PV-SP), que proíbe o uso de animais em pesquisas quando eles forem submetidos a algum tipo de sofrimento físico ou psicológico.
A proibição vale para estudos relacionados à produção de cosméticos, perfumes, produtos para higiene pessoal, limpeza doméstica, lavagem de roupas, de suprimentos de escritório, de protetores solares, além de vitaminas e suplementos.
Atualmente a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98), que define punições para quem praticar atividade lesiva ao meio ambiente, criminaliza apenas a realização de experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Pelo projeto, quem não cumprir a determinação ficará sujeito às penalidades previstas na lei de crimes ambientais. No caso de provocar o sofrimento de animais durante pesquisa, a pessoa poderá pegar de três meses a um ano de prisão, além de ser multada.
Declaração Universal - O autor do projeto lembra que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em 1978, prevê que experimentos que causem sofrimento físico ou psicológico violam os direitos dos animais e que métodos alternativos devem ser desenvolvidos e sistematicamente implementados.
"O ideal seria dispormos de técnicas alternativas ao uso de animais em toda atividade de ensino e pesquisa. A cura para muitas doenças depende de pesquisas médicas que utilizam animais e não podem ainda ser realizadas por métodos alternativos. Mas o que dizer, entretanto, de pesquisas relacionadas, por exemplo, à produção de cosméticos? Cosméticos não são produtos essenciais para a vida e a saúde humana. Não há, neste caso, nenhuma justificativa para tolerarmos o sofrimento de milhares de animais", disse o parlamentar.
Tramitação - A proposição tramita em conjunto com o PL 4548/98 e outras oito propostas, que estão prontas para serem votadas em Plenário.
(Agência Câmara)"
Muito bom este projeto, está mais do que na hora do Brasil dar um passo ao futuro, cuidando dos animais que estão a mercê de pesquisas.
ResponderExcluirDemos um passo com essa Lei, mas ainda é preciso muito caminhar nessa questão.
ResponderExcluirNa torcida de fé para que tal Projeto de Lei 2905/11, do deputado Roberto De Lucena (PV-SP), passe.
Acho que os defensores dos animais poderiam se organizar para encaminhar mensagens para os deputados manifestando apoio ao PL 2905/2011. O e-mail de cada um deles está facilmente disponível no site da Câmara.
ResponderExcluirAcho que os defensores dos animais poderiam se organizar para encaminhar mensagens para os deputados manifestando apoio ao PL 2905/2011. O e-mail de cada um deles está facilmente disponível no site da Câmara.
ResponderExcluirAcho que os defensores dos animais poderiam se organizar para mandarmos o máximo possível de mensagens de apoio ao PL 2902/2011 para todos os deputados nesse momento. Os endereços de e-mail dos deputados estão facilmente disponíveis no site da Câmara.
ResponderExcluirconcordo, vamos nos unir e apoiar? vamos fazer um abaixo assinado??
ExcluirEsperemos todos que seja aprovada.. já é alguma coisa!
ResponderExcluirEspero que seja aprovado esse projeto, já é alguma coisa!
ResponderExcluirParabéns ao Sr. Roberto De Lucena (PV-SP) É esse tipo de gente que precisamos na direção dom país!
ResponderExcluirtorcendo pra que seja aprovada,´
ResponderExcluirse bem que nao existe experimento sem sofrimento, du vi de o dóóóóóóó !!!!
Vamos ligar para a Câmara Federal e pressionar os deputados. 0800-619 619.
ResponderExcluirÉ grátis.
Parabéns ao Dep. Roberto de Lucena! Lembrarei de seu nome, quando tiver que decidir entre candidatos!
ResponderExcluirNão entendi. E como fica a Lei Arouca? Também achei estranho o parlamentar dizer que não alternativas para todos os experimentos. Pelo que já fui informada por ativistas de longa data há alternativas sim.
ResponderExcluir