No jornal O Globo sempre sai cartas dos leitores sobre situações que envolvem animais em apartamentos. Realmente, temos o direito constitucional de ter animais em nossas unidades condominiais. Porém, não podemos infringir o direito legal da vizinhança que é: saúde, segurança e sossego.
.
Clique para ampliar
Esses três Cs (carro, criança e cachorro) nos condomínios estão sempre em pauta.
ResponderExcluirConfesso que li ontem a carta na sessão do Caderno e fiquei com pena da proprietária e dos inquilinos.
O odor do cãozinho tem solução fácil, basta a cantora lírica amadora levá-lo ao banho e ao asseio diário. Ele deve estar se sentindo nada bem com o próprio odor.
Já o canto... isso sim é que deve ser de lascar! Viver com protetor auricular deve ser dose.
NAO ENTENDO ESSAS PESSOAS, VAO AO ROCK IN RIO, SAPUCAI TOMAR SUVACADA NA CARA, NAO RECLAMAM, MAS DO CHEIRO DO CAOZINHO RECLAMAM...SE O PROBLEMA FOR HORMONAL DO CAOZINHO E NAO TIVER SOLUCAO NAO VAI DAR EM NADA ESSA ACAO, PODE DAR ATÉ EM REVES POR QUESTAO DE CONSTRANGIMENTO. INDEPENDENTE DA LEI DE UM PREDIO O DIREITO A TER UM PET É UM DIREITO MAIOR! E OS VIZINHOS NAO PODEM REPRIMIR O BICHO EM NENHUM ELEVADOR POIS RESTRINGE O DIREITO DO MORADOR, TB NAO PODEM RECLAMAR DO LATIDO POIS O ANIMAL DEVE PODER MANIFESTAR SEUS SENTIMENTOS, LOGICO MAS TUDO DEPENDE DO JUIZ E ANTES DE TUDO DO BOM SENSO.
ResponderExcluirUGO WERNECK
Meninas voces são um espanto... eu também amo e tenho pets, mas tambem tenho os pés no chão. Primeiro, quem disse que é um "caozinho"? A tal vizinha pode até ter um dogue alemão dentro de um apartamento pequeno (que por si é uma maldade). E se ele late, vai incomodar mesmo!!! Não vejo porque os vizinhos tem de tolerar isso. A dona deve procurar controlar seu cão. Se é feliz e bem alimentado não precisa latir. Na defesa dos animais não podemos esquecer o bom senso!
ResponderExcluirLilian, a expressão caozinho não foi para relacionar tamanho ou raça e sim, para tratar dele com mais respeito na questão elencada no post e na carta (odor forte); um jeito carinhoso de me referir a um animal que, pela interpretação da carta, esta mesmo precisando de maiores atenções por parte da tutora.
ResponderExcluirMe fiz entender agora detalhando a expressão?
Nunca vi cachorro que fede ate com porta fechada,
ResponderExcluirMoro em condominio com varios cachorros e todos
latem, nao existe cao que nao faca barulho, tem cordas
vocais como todo ser humano.
Qta a mulher e claro que pode ser controlado.
Tambem criancas fazem barulho , portanto todo
mundo que e vivo , o faz , e necessario tambem
um pouco de tolerancia e bom senso de todas as
partes.
Existe um documentário ótimo sobre o assunto: Os Direitos dos Animais em Condomínios - Associação Brasileira Terra Verde Viva. Vale a pena ver, fala tudo sobre os direitos dos bichinhos.
ResponderExcluirTudo bem que cachorro pode latir e cantora pode cantar, mas nosso ouvido não é penico pra ter que ouvir barulho de latido ou de canto o dia inteiro.
ResponderExcluirAcho que o condomínio tem que tomar atitude sim.
No meu prédio tem vários cachorros e não tem essa barulheira, porque é multa na certa.
Como você bem disse Sheila, não podemos infringir o direito legal da vizinhança que é: saúde, segurança e sossego.
Esse tal de apartamento é um problemão.
ResponderExcluirGraças a Deus no condomínio onde moro não há convenção, embora haja regulamento, não é muito rígido. Reconheço que exagero um pouco, pois moram comigo 13 gatos e 6 cães (outros 9 cães estão em mais 2 outros endereços), mas tomam banho toda a semana, fazem higiene, etc. Fora a casa que limpo sempre, lavando cozinha todos os dias, a área, etc. Mas tem gente que reclama.
ResponderExcluirTem vizinhos com apenas 1 animal, deixa o animal fedendo, viajam e o deixam em urina e fezes, um horror.
Fora isso, sou obrigada a conviver com vizinhos que não fazem outra vida a não ser ter filhos e o choro dos bebês nã cessa! Por que ninguém reclama disso também?