02/09/2009

ABELHAS, BOMBEIROS E APICULTORES

Oi pessoal,

algumas pessoas sabem que fui eu que fiz o programa da candidata a prefeita do RJ, Jandira Feghali, com referência a implantação de uma política pública pelos direitos dos animais. Na ocasião, a nossa querida Tais Vegana, comentou comigo que não achava muito legal o fato de ter incluído, no programa de governo, a aproximação com grupos que exploram os animais, como por ex., os apicultores.

Respondi que eu não conseguia ignorar o que acontece com estes seres incriveis que, se desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Quando lhe contei que, na maioria das vezes, elas eram queimadas por não haver mais lugar para colocar colméias em áreas que cercam nosso município, Tais se mostrou surpresa.

É a mais pura verdade. No passado, o Corpo de Bombeiros, quando chamado, tocava jogo em colméias e morcegos, atirava em gaviões, e outras “cositas mas” . Em 1996, consegui doar caixas próprias para recolhimento de morcegos, mas, confesso que devido a exigências técnicas, não pude fazer nada pelas abelhas. Consegui um pouco de sucesso no convencimento de não matar gaviões, mas, não o suficiente.

Entretanto, ao sair a Lei de Crimes Ambientais em 1998, foi estabelecido em definitivo, que esta corporação não mataria mais nenhum animal. Mais ainda, na mesma ocasião, contamos com o entusiasmo do Cel. Marcos Silva para implantar uma política de resgate, recuperação (geralmente no Zoonit) e reintrodução de animais que tivessem sido vitimas de acidentes naturais ou crueldade. Prática mantida até hoje.

Mas aí, apareceram os grandes problemas com referência a remoção de enxames ou colmeias de abelhas pelo Corpo de Bombeiros. Sem equipamento adequado, pois, encarar "as meninas zangadas" exige uma proteção e apetrechos especiais, eles passaram a encaminhar os pedidos vindos da população para apicultores que cobram pelo serviço. E é justo, pois, combustível e produtos custam dinheiro para transferência das, até mesmo mortais, abelhas.

Esclarecida esta situação, queria falar do meu assombro ao me deparar com esta foto no Jornal O Globo de hoje. Cheguei a pensar: Céus, os bombeiros estão com a bola cheia... estão até com as roupas apropriadas para manejo das “meninas descontroladas!!!!! Shooowwww de bola!!!!!

Mas, desconfiada, lá fui eu conferir e não deu outra. Não é um bombeiro na foto e sim um dos apicultores preparados para realizar tal serviço. Falei com o Cabo Barbosa do Quartel da Gávea que confirmou a presença daquela corporação no local, apenas, como aparato técnico.

A escada da foto, acredito que era dos bombeiros que merecem maior atenção do poder publico!!!! Oficial lá ta bem, mas, os profissionais que saem em campo.... coitados!!!! Pior, é ver a dedicação e boa vontade em fazerem o melhor, sem duvida!!!! Os soldados e cabos deveriam SER MUITO BEM REMUNERADOS PELO EXCELENTE TRABALHO QUE FAZEM!!!!!

Minha gente, este papo todo foi para dizer que, na foto deve estar um apicultor (em apuração) e não um bombeiro. E que a tal reserva em Resende... está lotada.... sem espaço... portanto, acredito piamente que o pior tenha sido feito.

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪