10/08/2009

DIREITOS E DEVERES DA MILITÂNCIA

Pessoal,
tenho acompanhado há alguns anos, como estudiosa, o movimento que luta pelos direitos dos animais no Brasil e no exterior. Estou escrevendo um trabalho a respeito e espero concluí-lo ainda este ano. No Brasil, selecionei ONG´s e representantes dos segmentos para observar. Achei pertinente citar, no momento, dois deles onde percebo que existe consideração à questão ÉTICA nos relacionamentos: VEDDAS e Ativismo.com


Falo isto porque me impressiona muito a tentativa de usurpação de uma luta comum, iniciada há muito mais tempo do que muita gente "ativista/abolicionista" era nascida. Com uma inversão total de valores, grupos mal (in)formados tentam limitar campanhas de outros segmentos considerados “não veganos”. Por exemplo, para estes grupos, alguém que não se declara vegana não pode trabalhar contra o uso científico de animais. Segundo a psicologia, a necessidade de auto-afirmação explica este tipo de comportamento: eu quero ver em vc. aquilo que não há certeza em mim. Em outro post falarei, rapidamente, sobre Autoafirmação e uma receitinha básica para sua cura.

Estes grupos, tão mal informados, nem sabem que o principio fundamental da antivivissecção é o uso incorreto do modelo pesquisado. E sendo usado o modelo correto, aplicação total da ética evitando o sofrimento durante experimentos, bem como, a consideração do custo/benefício para aquele resultado experimental.

As questões ÉTICAS entre militantes nunca devem ser esquecidas e por isso cito o trabalho do VEDDAS e do Ativismo.com . Eles se destacam pelas iniciativas inteligentes, atuantes e éticas para com a causa dos direitos dos animais e seus integrantes. Todas as frentes de luta devem ser respeitadas, mesmo a de um pesquisador que trabalha em seu laboratório por uma técnica substitutiva.
Se apossar de resultados e caminhos duramente trilhados para que hoje se tenha conhecimento de tanta coisa, é no mínimo usurpação, prática considerada crime em nosso país.
O link dos dois grupos citados são:
http://veddas.blogspot.com/2007/11/sobre-o-veddas.html e http://www.ativismo.com/site/

EM DESTAQUE


RECEBA NOSSOS BOLETINS DIÁRIOS

Licença Creative Commons

"O GRITO DO BICHO"

é licenciado sob uma Licença

Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas

 

SAIBA MAIS


Copyright 2007 © Fala Bicho

▪ All rights reserved ▪