Estes bichos são muito bonitos e muita gente tem medo delas.... se bem que é p´ra ter mesmo sendo ela venenosa, né? mas, que são bichos bonitos são.... Nunca coloquei a mão numa delas....E agora mais uma vítima do óleo de palma...
-------------------
Uma python de 22 pés de comprimento , o protagonista - ou o vilão - na história muito verdadeira de um ataque recente
em Batang Gansal, Sumatra, não é um animal com quem alguém gostaria de atravessar aleatoriamente. Mas os ataques desta enorme pitão, infelizmente, não estão saindo do nada. Na verdade, não é justo culpar estes animais. De acordo com a mais nova teoria, elas podem ter um motivo que tem mais a ver com a atividade humana do que qualquer outra coisa. E essa razão é o óleo de palma.
De acordo com um relatório no Chicago Tribune, as regiões onde o óleo de palma é colhida na Indonésia também são um habitat privilegiado para essas cobras gigantes. Além disso, a demanda por este óleo barato, que pode ser encontrado em cerca de 50% dos bens de consumo, causou enormes quantidades de desmatamento em todo o país. Estima-se que cerca de 300 campos de futebol da floresta são limpas a cada hora para abrir espaço para mais plantações de óleo de palma.
A conversão deste habitat florestal vital em plantações planas de óleo de palma interrompeu o ciclo de vida de inúmeras espécies animais - principalmente o orangotango, bem como espécies de elefantes e tigres. A destruição do lugar onde as pythons gigantes caçam e vivem prejudica as espécies e forçam esses répteis a entrarem em contato com seres humanos. Isto está terminando muito mal para as pessoas ...
A existência de plantações aumenta as chances das pessoas na Indonésia encontrarem uma cobra . "Eles não estão vindo atrás de nós", disse Doug Boucher, um assessor científico da União de Cientistas Preocupados, ao The Washington Post . "De várias maneiras, diretamente ou por nossas ações com a mudança do uso da terra, estamos vindo depois delas".
As causas são mais multifacetadas do que as cobras perdendo seu habitat para o desmatamento, diz Boucher - as plantas de óleo de palma atraem roedores e outros animais pequenos alimentando frutas gordurosas. Esses animais, por sua vez, atraem cobras.
"Vocês têm esses encontros súbitos", explica Boucher. "Não é que as cobras estão atacando. Elas não esperam pessoas no seus habitats ".
Os resultados podem ser horríveis para as pessoas - e raramente pior para as cobras . O pitão que recentemente atacou Robert Nababan que se deparou com o gigante animal deitado na estrada e tentou movê-lo, não só não se afastou da cena, mas foi amarrado entre duas árvores, fotografou quando uma criança estava sentada nela como em um cavalo, depois cortou em pequenos pedaços e transformou-se em uma refeição.
Os encontros entre pessoas e cobras são muitas vezes assustadores e podem ter resultados muito diferentes, mas uma coisa é certa - seria melhor para todas as partes envolvidas se não estivessem acontecendo diariamente.
Isso nos deixa com um dilema se o óleo de palma realmente desempenha um papel importante no conflito de cobras e seres humanos com mais freqüência do que nunca - e com mais uma razão para repensar a indústria do petróleo de palma galopante sem nosso apoio.
Para saber mais sobre como você pode remover o óleo de palma da sua vida, clique aqui.
Fonte: OneGreenPlanet