Estas leiturinhas são muito gostosinhas... Adoro!!!!
---------
Quem convive com um gato em casa sabe que o animal tem várias restrições em relação a lugares do corpo em que gostam ou odeiam receber carinhos. Carícias nas patinhas e na barriga, por exemplo, nunca são bem recebidas, mas um afago na cabeça jamais é rejeitado. E existe um motivo muito fofo para explicar a preferência.
Em entrevista para o site Live Science, Nicholas Dodman, veterinário e pesquisador da Universidade Tufts, EUA, disse que os gatos gostam de receber carinhos na cabeça porque o ato faz com que eles se lembrem de suas mães, já que elas têm o hábito de lamber a mesma região de seus filhotes quando são bebês.
Além disso, a carícia é semelhante à rotina de limpeza que os felinos mantêm, lambendo as patinhas e esfregando na cabeça. A concentração de glândulas nesta parte do corpo ainda espalha um cheiro que agrada e relaxa o animal.
Quando o gato esfrega a cabeça nas paredes, móveis da casa e em seus donos está então espalhando seu próprio cheiro, marcando seu território e passando a mensagem de que aquele humano “pertence a ele”, o que promove efeito calmante e simboliza afeto.
Fonte: Vix
Nossa! Será que mereço tal privilégio? É uma honra eles deixarem seu cheiro em mim para que eu passe a pertencer a eles.
ResponderExcluirOs gatos são seres fantásticos. Eu não sabia que o carinho na cabeça deles lembrava-lhes da mãe. Foi bom saber disso. A partir de agora farei mais carinho em suias cabeças.
ResponderExcluirTenho uma que mama no meu pescoço e não sabia que o carinho na cabeça faz lembrar da mãe, mas faço carinho na cabeça dela enquanto ela mama, só não permito quando as unham estão compridas porque ela me arranha toda.
ResponderExcluir